Os passeios mais "turísticos" no Porto, mas que valem a pena.

vista do Porto a partir do helicóptero

E algumas dicas para os fazer.


Quem vem pela primeria vez à cidade do Porto, tem que conhecer alguns locais e fazer alguns passeios que estão em todos os roteiros turísticos. Já fiz uma seleção de alguns lugares ou passeios que você tem que fazer caso não conheça a cidade. Alguns deles são demasiadamente turísticos. Todos querem fazer e por isso em algumas épocas do ano é quase impossível.  Julho e Agosto, os meses de altíssima temporada por aqui dificultam um pouco esta missão. Mas como sei que a maioria dos turistas brasileiros podem programar as suas férias em qualquer altura do ano e é muito comum vê-los por aqui nos outros meses, quando a cidade também tem muitos turistas, mas nada que se compare aos dois meses mais "críticos" do ano. Muitos me perguntam sobre alguns passeios mais "turisticos" e se realmente vale a pena fazer. E eu sempre digo que vale sim! São eles:

1. Cruzeiro das 6 pontes

Eu sempre achava um paseio muito turístico até ter feito pela primeira vez, e ter me encantado. 
Nele, temos uma vista fantástica das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
E ver as pontes que unem estas duas cidades, numa outra perpectiva é muito interessante. Neste cruzeiro chegamos muito perto de onde o rio Douro encontra-se com o oceano Atlântico e por isso, navega-lo nos seus últimos metros andes de desembocar no mar é fantástico!
Nos meses de Julho e Agosto, é preciso ter paciência por que as filas são longas, por isso, a minha dica é que você chegue à Ribeira, de onde saem estes passeios, um pouco antes das 10 h, quando partem os primeiros barcos. Certamente você vai ter muito mais facilidade para comprar os bilhetes e o barco não vai estar tão cheio. 
Nos meses mais frios e chuvosos, você pode fazer o passeio na parte do barco que é protegida por vidros. É certo que o passeio perde um pouco o seu encanto, mas viajar no Outono e Inverno na Europa é mesmo assim. Temos que encarar e não perder a boa disposição.

Cruzeiros das seis Pontes no Porto
este passeio relembra os tempos em que o vinho do Porto era transportado nestes barcos, cerca de 130 Kms, desde o vale do Douro até o Porto.


Para quem quer fazer este passeio em exclusivo com os seus amigos e/ou familiares, pode fazê-lo num barco menor, com guia e ainda com provas de vinhos e degustação de petiscos portuguêses. 
Fiz também esta experiência e adorei. Numa barco estilo vintage, com capaciada para no máximo 10 pessoas, este paseio fica inda mais agradável. Principalmente porque temos um guia a nos explicar tudo o que estamos vendo nas margens e a contar histórias muito genuínas sobre o Porto.

Passeio de barco no rio Douro


2. "Hop On Hop Off"  os autocarros/ônibus turísticos do Porto

Este é o tipo de passeio que eu recomendo para quem fica pouquíssimo tempo na cidade, no caso de uma conexão, ou tem algum problema grave de mobilidade. Em aproximadamente 4 horas, é possível fazer um passeio panoramico pela cidade, o suficient para ver que vai precisar rapidamente voltar ao Porto com calma para conhecer tudo com mais tempo.
Mas é sempre uma boa saída para estes dois casos. Possibilita a decida e subida em vários pontos da cidade o que permite a visita em alguma atração turística de muito interesse. Através dos fones de ouvido, é possível saber um pouco mais sobre os lugares que se está passando.
O incoveniente nos meses de muita concetração turística é o trânsito. Infelizmente muitas ruas do Centro Histórico do Porto sofrem com o trânsito excessivo nos meses de alta temporada, e corre-se o risco de ficar muito tempo neste veículo... parado.
Eles saem sempre da Praça da Liberdade, na Avenida dos Aliandos, bem próximo da Estação de São Bento. Mas você pode comprar o bilhete em vários locais da cidade e iniciar o seu passeio, de qualquer paragem que tenha a identificação deste passeio.
Nos mese de mais frio e chuvosos, também oferece a vantagem de ter espaços protegidos do mau tempo.

ônibus de dois andares de turismo

ônibus de dois andares de turismo


3. Bondinho / Eléctrico

Fazer uma viagem nos eléctricos do Porto, os conhecidos bondinhos no Brasil, é uma autentica viagem no tempo. Foram os primeiros transportes públicos da cidade e durante muitos anos várias linhas, serviam toda a população. Atualmente, são apenas 3 as linhas que circulam e são utilizadas essencialmente pelos turistas. Por isso, nos meses que eles estão por cá, as filas são imensas.
Principalmente a linha 1 que vai da Ribeira até a Foz, pela margem do rio Douro.
As crianças adoram, mas é um passeio que agrada também aos adultos.
O preço é mais alto do que os outros transportes públicos, por isso é considerado um passeio bem turístico.  Mas vale a pena pelo menos uma viagem para se sentir no Porto do final do séc. XVIII, início do séc. XX.
A visita ao Museu do Carro Eléctrico também vale a pena, para conhecer a história do início deste transporte no Porto, quando os carros eram puxados a cavalos. Ou seja, as viagens eram bem mais demoradas.

bondinho electrico no Porto


4. Caves do vinho do Porto

Uma visita à uma cave de vinho do Porto é quase que obrigatória. O vinho que leva o nome da cidade para o mundo está armazenado do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia e lá fica envelhecendo em barris de carvalho para depois ser engarrafado.  Engana-se quem pensa por exemplo, que visitou uma cave, visitou todas. Cada uma tem uma história diferente para contar. Cada visita é diferente, e aprendemos muito em cada uma delas. Já visitei quase todas, várias vezes e estou sempre aprendendo algo. As provas também são diferentes e por isso em cada visita vamos aprendendo mais sobre este vinho tão especial. 
Para fugir do excesso de turistas que as visitam e para usufruir da melhor vista da cidade do Porto enquanto degusta os seus vinhos em prova, sugiro várias caves que ficam um pouco mais afastado do rio. Talvez você tenha que andar um pouco mais, mas vai ver que vale a pena. 

5. Tuk Tuk
Chegaram para ficar e são ótimos para conhecer o Porto, já que a cidade é cheia de subidas.
Estes carrinhos inspirados no transporte mais utilizado na Índia, são modernos, eléctricos e muito confortáveis. Também é uma excelente opção para quem tem problemas para se locomover. 
Os tuk tuks, são meus parceiros num dos Passeios Temáticos que faço aqui no Porto, onde os turistas conseguem ter uma visão geral de todo o Centro Histórico do Porto para depois fazermos a outra parte a caminhar por recantos muito especiais.
Também são excelentes para os dias de chuva.

tuk tuk no Porto



6. Passeio de Helicóptero

Não é para todos os gostos e podemos dizer bolsos também,  mas quem se atreve a ver o Porto a partir do helicóptero vai se encantar ainda mais com  a cidade. 
A vista do alto é incrível e temos uma outra pespectiva da cidade. Impossível não se encantar.
Os passeios feitos pela HeliTours podem ser de 10 a 20 minutos para no máximo 3 pessoas.


vista do Porto a partir do helicóptero

passeio de helicóptero no Porto


Portanto, se tiver oportunidade de aproveitar, escolha os passeios que mais lhe atraem. Podem ser conhecidos como paseios mais "turísticos", mas são ótimas sugestões para conhecer o Porto de maneira diferente.
Deixe-se encantar!

Se vem para o Porto e região:









Comentários