quinta-feira, 23 de maio de 2019

O Circuito Turístico da Igreja do Carmo. Uma história com mais de 250 anos.



Conheça o Circuito Turístico da Igreja do Carmo:

A pouco mais de um ano, a cidade do Porto foi contemplada com a abertura da Casa Escondida, a casa mais estreita da cidade, que depois de 250 anos fechada, agora é possível ser visitada.
A casa que separa as igrejas dos Carmelitas e do Carmo e que sempre passou despercebida por moradores e turistas, pertence à Ordem Terceira do Carmo, foi ali construída por questões de alinhamento arquitetonico do vão que separava as duas igrejas e ainda serviu de residência para capelães, médicos que trabalhavam no Hospital da Ordem do Carmo, além de  artistas que ali executavam os seus trabalhos. Serviu de local de muitas reuniões secretas durante as Invasões Francesas e a seguir no Cerco do Porto e ultimamente era habitada pelo sacristão e o zelador da Igreja.


Depois de uma ano, o Circuito Turístico da Ordem Terceira do Carmo foi alargado e podemos visitar por completo este espaço que faz parte da história da cidade do Porto.

O que podemos visitar para além da Casa Escondida:

Tribuna do Senhor dos Passos


Em tempos em que o Senhor dos Passos era a imagem de eleição de muitos fieis, este espaço dava acesso às traseiras do altar do Senhor dos Passos, onde por muito tempo era possível beijar os pés da imagem que se encontra num dos altares da Igreja.


Auditório


Neste espaço é possível visualizar um documentário sobre a história da Ordem Terceira do Carmo.

Igreja


A belíssima Igreja do Carmo que tanto nos encanta com o seu belíssimo painel exterior de azulejos evocando a Imposição do Escapulário no Monte Carmelo e com a sua fachada barroca com influência de Nicolau Nasoni, também convida-nos a dedicarmos longos minutos a apreciar o seu interior repleto de obras artísticas, com pinturas e altares em talha dourada no melhor estilo barroco-rococó.
A sinalização é excelente. Cada altar possui a sua e assim conseguimos melhor entendê-los.

www.instagram.com/ordemdocarmoporto

Catacumbas


Num piso abaixo da Igreja, ficavam as sepulturas dos que desempenhavam cargos de relevo na instituição e também quem as comprasse. 383 pessoas chegaram a ser enterradas ali. Num período quem que se pensava estar assim, mais perto do céu.



Salão Nobre - Antiga Sala do Despacho


Nesta sala, onde reunia-se a Mesa que dirigia a instituição, encontramos uma decoração belíssima, com destaque para os azulejos e o estuque trabalhado no teto, ambos estilo neoclássico.



Sala dos Paramentos 


Além dos paramentos utilizados pelos sacerdotes das instituições, nesta sala encontramos curiosidades incríveis pertencentes ao Hospital do Carmo, como antigas cadeiras de parto e de transporte de doentes.



publicações históricas!

Sala dos Hábitos


Neste espaço encontram-se  varas e hábitos utilizados em cerimonias públicas.



Sacristia


E para terminar o circuito, a sacristia do final do séc. XVIII, também recebe uma decoração especial, incluindo um belíssimo retábulo dedicado à nossa senhora do Carmo, e onde podem-se encontrar as lembranças da Ordem Terceira do Carmo para levar de recordação.

Um percurso pela história e por espaços desta que foi uma das Ordens Terceiras do país, instituições criadas para estender aos leigos os benefícios espirituais das regras monásticas. 
Entender as ordens religiosas, é entender as suas influências e os seus trabalhos de dedicação, procurando o bem-estar do próximo e de si mesmo em períodos tão conturbados da história.
Tudo muito bem sinalizado além das importantes informações dos folhetos que nos são entregues assim que iniciamos a visita. 



Espaços que contam mais de 250 anos de história que se confundem 
com a história do Porto... que encanta!

Ordem do Carmo
Praça de Gomes Teixeira, 10
Segunda-Feira das 12h às 18h
Terça-Feira à Domingo
das 10h às 18h
Bilhete: 3,50 euros

Vem para o Porto e região?





























Nenhum comentário:

Postar um comentário