Do Porto para... o Vale do Douro. Na Quinta do Tedo.

fachad da Quinta do Tedo


Do Porto para... o Vale do Douro. Na Quinta do Tedo

O Vale do Douro Vinhateiro é um mundo! Quanto mais vou até lá, mais descubro locais a visitar. Não é por acaso. São mais de 250.000 hectares (segundo o IVDP) de plantações, vales, estradas, quintas, monumentos, aldeias e histórias!
Numa das minhas últimas idas ao Vale do Douro, descobri a Quinta do Tedo através de um passeio  com a empresa Oporto and Douro Moments, que é parceira do blog neste tipo de passeio pela região.
A Quinta do Tedo tem 15 hectares de vinhas com 18 variedades de uvas tintas e só produz os seus vinhos do Porto e vinhos tintos através de suas próprias vinhas.
Está localizada entre Peso da Régua e Pinhão, e além da belíssima vista para o rio Douro também está às margens do rio Têdo. Um rio que está relacionado com a história de D. Tedo, morto por um rei mouro no séc. XI que dominava a região, e se viu traído por uma de suas filhas que se apaixounou pelo cristão D. Tedo. Seu sangue foi levado para um pequeno córrego, que acabou sendo chamado de rio Tedo.
Os proprietários da Quinta do Tedo, estão desde sempre ligados ao mundo dos vinhos em outras terras. Vicent Bouchard é francês e vem de uma família produtora de vinhos na Borgonha e está também ligado à produção de cascos de carvalho para a tanoaria francesa.
Na década de 1980 foi estudar marketing na Califórnia e conheceu sua mulher Kay Steffey Bouchard que era especialista em marketing de vinhos italianos.
Numa visita à região do Douro em 1989, o casal se encantou pela região e decidiu comprar uma Quinta. E em 1992 adquiriram a Quinta do Tedo com o objetivo de produzir vinhos do Porto e vinho tinto de excelência.
Atualmente também  recebem turistas para conhecerem a sua produção e desfrutarem de um lugar muito charmoso!




Visitas Guiadas e Provas

A visita guiada na Quinta do Tedo é feita em pequenos grupos onde podemos conhecer os lagares originais em granito rodeados de belíssimos painéis de azulejos. Um local que em épocas de vidimas (colheitas) as uvas estão a ser pisadas em plena produção.
Passeamos por entre os barris onde os vinhos estão envelhecendo e vamos conhecendo cada etapa, até o seu engarrefamento e seus rótulos feitos quase que de maneira totalmente artesanal.
Tudo sem perder o rio Douro de vista!







Sempre com o gran finale... as provas dos vinhos que só são vendidos na própria Quinta...


Tapas no Bistro Terrace

Para quem quiser ficar para uma experiência gastronomica, a Quinta do Tedo possui um terraço com uma vista fantástica para o rio Tedo,  e serve tapas gourmets acompanhadas dos seus vinhos.
Sabores especiais, baseados nos produtos regionais, servidos com um toque contemporâneo...



Alojamento Agroturismo

Se quer desfrutar da região e da paz que a Quinta do Tedo proporciona, pode ficar hospedados num dos 5 quartos do seu alojamento de agroturismo, no estilo "bed and breakfast".
Sempre vale a pena ficar hospedado na região do Douro para conseguir aproveitar bem tudo o que ela tem para nos oferecer: natureza, vinhos, gastronomia, patrimonio e momentos de muito convívio...



a paz e a tranquilidade dos adoráveis Circo, Jaime e Jeremias contagiam

Desfrute de bons momentos na região do Vale do Douro, a mais bonita de Portugal e que é Patrimonio  da Humanidade pela Unesco desde 2011.
Estrada Nacional 222, Folgosa
reservas enoturismo: + 351 254 789 165
info@quintadotedo.com

Se pretende fazer um passeio completo de um dia pela região do Douro incluindo a visita na Quinta do Tedo informe-se através de: oportoencanta@gmail.com

Se pretende ficar hospedado no Douro, a Quinta do Tedo é uma das opções.


Vem para o Porto e região?








Comentários