Horário de Verão no Porto, Portugal. Como enfrentar o efeito do novo fuso horário na sua viagem.

Relógio da Estação de São Bento e placar informativo

Fim de Março e entra em vigor mais  um Horário de Verão em Portugal e em vários países da Europa.
Portugal e o Reino Unido ficam com uma diferença de 4 horas em relação à maioria dos estados brasileiros.
Eu adoro o Horário de Verão. Principalmente porque os dias ficam mais longos e podemos aproveitar ainda mais a cidade.
Mas isto tem um efeito  para os turistas brasileiros que chegam por aqui nos próximos meses.
Vale a pena falar  a respeito deste efeito porque o fuso horário pode interferir no aproveitamento da sua viagem, em especial no dia da chegada ao seu destino.
É certo que cada pessoa reage de maneira diferente à este efeito no seu relógio biológico, mas é inevitável que em algum momento da viagem você vai senti-lo.
Eu mesma já senti este efeito porque ao retornar de uma viagem ao Brasil, cheguei com a diferença de 4 horas e é inegável que fui atingida por este cansaço, quase que difícil de explicar.

relógio de parede de cortiça com imagens dos barcos rabelos
Quando o relógio marcar 4 horas em Portugal, ainda será meio-dia (ou meia-noite) em Brasília, São Paulo e na maior parte dos estados brasileiros 

Nos passeios que faço com os turistas brasileiros, alguns insistem em fazer os passeios logo no dia que chegam do Brasil pensando que assim vão aproveitar ao máximo o tempo. O que é um engano, porque basta uma ou duas horas de caminhada na cidade para que eles mesmo admitam que não foi uma boa decisão. 

Por isso é preciso levar em consideração algumas dicas para não deixar o fuso horário atrapalhar os primeiros dias da sua viagem. Existem alguns conselhos dos especialistas, como ir mudando os hábitos da rotina antes mesmo de viajar, mas sabemos que com a correria do dia-a-dia e da própria organização da viagem é difícil colocarmos em prática.

Portanto, quando chegar no seu destino evite assumir atividades desgastantes. 

Nunca marque compromissos com horários no dia da sua chegada. Podem acontecer atrasos de voos, perdas de conexões e falta de sono durante a viagem, enfim, várias coisas que poderão lhe deixar mais cansado e ansioso se ainda tiver que lidar com a preocupação de cumprir algum horário no dia da sua chegada.

A não ser que esteja mesmo muito cansado, evite dormir ao chegar para tentar acertar o fuso horário logo no primeiro dia.

Faça pequenos passeios nos arredores do seu local de hospedagem para fazer uma espécie de reconhecimento de área. Assim, vai aproveitar para encontrar restaurantes, locais de transportes públicos ou locais para compras úteis durante a sua estadia. 

Beba muita água e faça refeições leves. Se comer muito ou ingerir muito álcool vai sentir-se ainda mais cansado.

Evite locais com muitas pessoas a circular à volta, para evitar a sensação de confusão.

Deixe-se sentar em algum jardim, ou à beira do rio Douro, e aproveite ao máximo a envolvência da cidade, para então, estar preparado para se encantar pelo Porto, nos próximos dias!

mulher sentanda em um dos bancos do jardim do Morro e várias pessoas a contemplar o rio Douro

Como venho insistido nos meus últimos posts do blog e das demais redes sociais, não vale a pena querer aproveitar tudo em poucos dias de viagem. Este tipo de turismo já está chegando ao fim.
Organizar a sua viagem para que ela seja uma viagem de qualidade vai fazer toda a diferença.
Não basta passar pelos lugares. É preciso senti-los.
E o Porto é sem sombra de dúvidas um desses lugares para entender e sentir.
E nada melhor do que fazê-lo com calma e principalmente, sem o efeito do fuso horário.
Vai certamente se encantar!

Leia também:

Comentários