quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Os edifícios históricos e emblemáticos do Porto e suas programações culturais.

Quando visitamos uma cidade sempre queremos conhecer os edifícios históricos e os monumentos mais emblemáticos, mas se fizermos isto aliados a uma programação cultural, fica ainda mais interessante.
Escrevo este post para chamar a atenção dos turistas que ao visitarem o Porto principalmente no Outono e Inverno, nos dias mais frios ou chuvosos, tem uma boa opção para aproveitar uma exposição de algum artista internacional, ou um concerto e até mesmo uma peça de teatro. Vale lembrar que falamos a mesma língua  com algumas diferenças é certo, mas é sempre possível aproveitar uma boa apresentação de teatro como por exemplo a peça Otelo (que estará em cartaz em Janeiro/2019) no Teatro Nacional São João.

Teatro Nacional São João

Classificado como Monumento Nacional, é membro da União dos Teatros da Europa e um dos edifícios mais bonitos da cidade do Porto. Tem uma programação regular o ano todo e por isso vale tanto a visita guiada que acontece todos os dias às 12 h, como assistir a uma boa apresentação teatral.
A sala de espetáculos é lindíssima.

Veja aqui um post sobre a arquitetura do: Teatro Nacional São João

Acompanhe a programação e compre o seu bilhete on-line através do site: www.tnsj.pt

Centro Português de Fotografia - Antiga Cadeia da Relação:

Este é um edifício que impressiona. Porque já foi a antiga cadeia da cidade e mantém as suas características bastante originais, mas que nos envolve com a arte das fotografias que lá são expostas durante o ano todo.
Depois de ter a cadeia desativada,  o edifício ficou fechado por um longo período. Mas foi totalmente restaurado e hoje abriga o Centro Português de Fotografia, onde são expostos trabalhos de fotógrafos nacionais e internacionais, tem uma coleção permanente de máquinas fotográficas de todos os tempos e formatos e ainda é possível visitar a cela do escritor português Camilo Castelo Branco que lá ficou preso por adultério.

Saiba mais sobre este edifício e veja o link para acompanhar a programação de exposições neste post: AQUI

Casa da Música

É o edifício emblemático mais moderno e a melhor casa de concertos da cidade. Construída para receber os melhores concertos e para ser literalmente uma casa da música.
A obra é do arquiteto holandês Rem Koolhaas, e por isso, além de assistir a um ótimo concerto a minha sugestão é  que faça uma visita guiada pelo edifício e vai poder conhecer todas as salas, suas atividades e os detalhes da arquitetura. Veja mais neste post: AQUI
Além dos concertos da Orquestra Sinfónica do Norte, residente da Casa da Música, é possível assistir a espetáculos de excelentes músicos do cenário nacional e internacional.
Um concerto na sala Suggia, a principal sala da Casa da Música é inesquecível.

Acompanhe o calendário de concertos e compre os bilhetes no site: Casa da Música

Fundação de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea:

Uma casa de estilo art d'eco, seus belíssimos jardins e um museu projetado pelo famoso arquiteto português Álvaro Siza Vieira compõem a Fundação de Serralves, um espaço para as mais diversas atividades culturais durante o ano todo.
Pelo Museu de Arte Contemporânea passam renomados artistas de todas as áreas.
Nos Jardins também decorrem temporariamente exposições de esculturas em grande formato.
E a Casa também recebe exposições e apresentações culturais temporárias.
Sem contar os eventos de grande dimensão que reúnem várias animações culturais e artísticas como por exemplo o Serralves em Festa.
Como pode ver, este é um espaço multi-cultural, onde a Casa de Serralves tem uma arquitetura belíssima do início do séc. XX e o Museu de Arte Moderna nos recebem ao melhor estilo do arquiteto Siza Vieira.
Reserve boa parte de um dia para se dedicar à arte e ao patrimonio em meio à natureza dos seus jardins em Serralves.

Veja mais sobre a:  Casa de Serralves e os seus Jardins


Acompanhe a agenda das exposições e atividades no site: Serralves

Coliseu do Porto

Também no melhor estilo art d'eco, o belíssimo Coliseu do Porto fundado em 1941 possui uma das maiores salas de espetáculos com capacidade para 3.000 pessoas sentadas.
Recebe espetáculos o ano todos das mais diversas áreas. Desde concertos de música clássica, cantores nacionais e internacionais, teatro, apresentações de circo e teatro infantil.
Localizado bem no centro da cidade, próximo à rua de Santa Catarina, assim como o Teatro Nacional São João é de fácil acesso. Vale muito a pena ir ao Coliseu do Porto para prestigiar uma das apresentações e admirar a sua imponente arquitetura, com a sala de espetáculos a lembrar o formato dos antigos teatros romanos.


Acompanhe aqui a agenda do: Coliseu do Porto

Emblemáticos edifícios com história, arquitetura e muita arte para ver!

Vem para o Porto e região?




Nenhum comentário:

Postar um comentário