Os edifícios históricos e emblemáticos do Porto e suas programações culturais.


Portas de entrada  da Casa de Serralves


Arquitetura e Cultura


Quando visitamos uma cidade sempre queremos conhecer os edifícios históricos e os monumentos mais emblemáticos, mas se fizermos isto com uma programação cultural, fica ainda mais interessante.
Escrevo este post para chamar a atenção dos turistas que ao visitarem o Porto principalmente no Outono e Inverno, nos dias mais frios ou chuvosos, tem uma boa opção para aproveitar uma exposição de algum artista internacional ou um concerto e até mesmo uma peça de teatro. Vale lembrar que falamos a mesma língua  com algumas diferenças é certo, mas é sempre possível aproveitar uma boa peça de teatro ou um concerto.

Teatro Nacional São João

Classificado como Monumento Nacional é membro da União dos Teatros da Europa e um dos edifícios mais bonitos da cidade do Porto. Tem uma programação regular o ano todo e por isso vale tanto a visita guiada que acontece todos os dias às 12 h, como assistir a uma boa apresentação teatral.
A sala de espetáculos é lindíssima.

tecto e camarotes do Teatro Nacional São João
Veja aqui um post sobre a arquitetura do: Teatro Nacional São João

cadeiras na sala de espectáculos do Teatro Nacional São João
Acompanhe a programação e compre o seu bilhete on-line através do site: www.tnsj.pt

Centro Português de Fotografia - Antiga Cadeia da Relação:


Este é um edifício que impressiona. Porque já foi a antiga cadeia da cidade e mantém as suas características bastante originais, mas que nos envolve com a arte das fotografias que lá são expostas durante o ano todo.
Depois de ter a cadeia desativada,  o edifício ficou fechado por um longo período. Mas foi totalmente restaurado e hoje abriga o Centro Português de Fotografia, onde são expostos trabalhos de fotógrafos nacionais e internacionais, tem uma coleção permanente de máquinas fotográficas de todos os tempos e formatos e ainda é possível visitar a cela do escritor português Camilo Castelo Branco que lá ficou preso durante um ano.

Porta de cela da antiga cadeira da relação do Porto
Saiba mais no post sobre o Centro Português de Fotografia

Casa da Música

É o edifício emblemático mais moderno e a melhor casa de concertos da cidade. Construída para receber os melhores concertos e para ser literalmente uma casa da música.
A obra é do arquiteto holandês Rem Koolhaas, e por isso, além de assistir a um ótimo concerto a minha sugestão é  que faça uma visita guiada pelo edifício e vai poder conhecer todas as salas, suas atividades e os detalhes da arquitetura. Pode ver mais no post sobre a Casa da Música neste blog.
Além dos concertos da Orquestra Sinfónica do Norte, residente da Casa da Música, é possível assistir a espetáculos de excelentes músicos do cenário nacional e internacional.
Um concerto na sala Suggia, a principal sala da Casa da Música é inesquecível.


Vista da Sala de concertos da Casa da Música
Acompanhe o calendário de concertos e compre os bilhetes no site: Casa da Música


Fundação de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea:

Uma casa de estilo art d'eco, seus belíssimos jardins e um museu projetado pelo famoso arquiteto português Álvaro Siza Vieira compõem a Fundação de Serralves, um espaço para as mais diversas atividades culturais durante o ano todo.
Pelo Museu de Arte Contemporânea passam renomados artistas de todas as áreas.
Nos Jardins também decorrem temporariamente exposições de esculturas em grande formato.
E a Casa também recebe exposições e apresentações culturais temporárias.
Sem contar os eventos de grande dimensão que reúnem várias animações culturais e artísticas como por exemplo o Serralves em Festa.
Como pode ver, este é um espaço multi-cultural, onde a Casa de Serralves tem uma arquitetura belíssima do início do séc. XX e o Museu de Arte Moderna nos recebem ao melhor estilo do arquiteto Siza Vieira.
Reserve boa parte de um dia para se dedicar à arte e ao patrimonio em meio à natureza dos seus jardins em Serralves.


instalaçao numa das salas de exposição do Museu de Serralves
Veja mais sobre a:  Casa de Serralves e os seus Jardins


escultura no relvado ao lado do Museu de Arte Contemporânea do Porto
Acompanhe a agenda das exposições e atividades no site: Serralves

Coliseu do Porto

Também no melhor estilo art d'eco, o belíssimo Coliseu do Porto fundado em 1941 possui uma das maiores salas de espetáculos com capacidade para 3.000 pessoas sentadas.
Recebe espetáculos o ano todos das mais diversas áreas. Desde concertos de música clássica, cantores nacionais e internacionais, teatro, apresentações de circo e teatro infantil.
Localizado bem no centro da cidade, próximo à rua de Santa Catarina, assim como o Teatro Nacional São João é de fácil acesso. Vale muito a pena ir ao Coliseu do Porto para prestigiar uma das apresentações e admirar a sua imponente arquitetura, com a sala de espetáculos a lembrar o formato dos antigos teatros romanos.

Entrada do Teatro Coliseu do Porto

Vista da sala de espetáculos do Teatro Coliseu do Porto
Acompanhe aqui a agenda do: Coliseu do Porto

Emblemáticos edifícios com história, arquitetura e muita arte para ver!

Vem para o Porto e região?

mapa, planer de turismo e máquina fotográfica

quarto de hotel no Porto













Comentários