A Loja das Tábuas.



eu com uma tábua na mão e com a outra mão a mexer no bigode de um boneco

Porque somos todos chefs

|Atualizado em Outubro de 2021|
As tábuas  voltaram para as cozinhas e para as mesas. Tanto nos restaurantes como nas nossas casas.
E há uma loja  que acreditou na volta deste conceito e foi a pioneira no Porto.
Chama-se  Loja das Tábuas e fica num dos pontos mais atraentes do Centro Histórico do Porto, no Largo de São Domingos junto à Rua das Flores.
É uma das portas do  edifício do Palácio das Artes, que já foi o Mosteiro de São Domingos, fundado no séc. XIII e em 1832 abrigou o Banco de Portugal.
Trata-se de um dos edifícios mais antigos do Porto, mas que hoje recebe além da Fundação da Juventude, vários estabelecimentos de marcas que já fazem parte da história moderna da cidade e a Loja das Tábuas é uma delas.

Vista do alto da Loja das Tábuas com clientes

Clientes e vendedor no interior da Loja das Tábuas


prateleira com tábuas de madeira


A Loja das Tábuas nasceu bem ali ao lado.
Ideia de dois empresários do Porto que eu admiro imenso, por adorarem a cidade  desde quando ela nem era assim tão amada pelo mundo todo. O Alfredo Costa e a Raquel Gomes proprietários também da Busílis sempre acreditaram no potencial do Porto. Nos conhecemos desde que o Porto encanta existe. Temos algumas coisas em comum. Adoramos a tradição, o valor do trabalho e as pessoas que gostam de empreender.

 Adoramos histórias

E quando a Raquel e o Alfredo descobriram a história do Sr. Raúl Violante, fabricante de tábuas de madeira lá de Pernes na região de Santarém, se encantaram e trouxeram as tábuas para o Porto.

É claro que quando eu ouvi a história também encantei-me e contei-a aqui no blog em Junho de 2014.
Para quem ainda não conhece vale a pena saber:

O Sr. Raúl Violante, um tradicional fabricante de tábuas e outros objetos de madeira, em Pernes, região conhecida pela indústria da madeira, viu por vários anos o seu negócio decair, em virtude do aparecimento das tábuas de plástico e materiais menos resistentes e mais baratos.
Mas em 2013, um importador britânico responsável pelas compras do mediático chef Jamie Oliver, na procura de tábuas para serem utilizadas pelo mesmo foi de encontro à fábrica do Sr. Violante.
Jamie Oliver, não só se encantou por estas tábuas, como encomendou vários modelos exclusivos e uma imensa quantidade para serem vendidas no seu site on line.
A fábrica do Sr. Raúl Violante renasceu, ele voltou a contratar vários trabalhadores da região, que já tinham experiência no trabalho em madeira e além da Inglaterra, já vende para outros países e obviamente para Portugal.

Desde 2014 que o Alfredo e a Raquel fazem as tábuas irem  para as cozinhas e para as mesas cheias de charme.
Nas casas e nos restaurantes.
Porque  começaram a vendê-las personalizadas.
Uma ideia original e de muito bom gosto...

uma tábua gravada com a frase a tua tábuca com o teu nome ou a tua marca

Mão segurando ma tábua de madeira com muitas gravações

Uma tábua com muitas gravações



Na  Loja das Tábuas é possível acompanhar a personalização da sua tábua.

Impressão à laser em tábua de madeira

Há tábuas de todos os tamanhos e todos os formatos.

várias tábuas de madeira empilhadas
O bonito desenho da natureza

"Estas tábuas são fabricadas em madeira maciça de pinheiro bravo, proveniente essencialmente de pinhais da região centro, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas. Para tal, são feitas novas plantações em substituição das árvores abatidas para a indústria."

Dando continuidade a proposta de produtos naturais e de produção sustentável, a Loja das Tábuas também passou a comercializar outros produtos vindo de outras árvores. 
Assumindo o conceito: Uma expressão da Natureza.

enfeites de árvore de oliveiras

E por isso por lá podem ser encontrados objetos lindos feitos a partir da oliveira, que produz as azeitonas e do sobreiro, a árvore que produz a cortiça e outras árvores e outros materias que sempre nos remetem à natureza.

prateleiras com produtos de madeira expostos

Muitos produtos gourmets e quase tudo com a possibilidade de personalizar.
Uma loja com charme e onde podemos dar asas a imaginação. E imaginação é uma coisa inesgotável para o Alfredo e a Raquel pois estão sempre a trazer novidades para a Loja das Tábuas.
Tudo com muito bom gosto, sem nunca perder o conceito original da loja e que nos remete a momentos   volta da mesa. Os apreciadores do convívio gourmet ficam encantados com o que lá encontram.

vários produtos expostos entre tábuas, potes e facas

porta copos em madeira de oliveira


caixas de vinhos personalizadas
Grandes ideias para  presentear e para fazer a sua mesa ter a sua cara e o seu nome.

A Loja das Tábuas procura sempre  apresentar novidades que faz dos nossos momentos em casa e em convívio ficarem ainda mais bonitos.

produtos de artesanato expostos em prateleiras e no chão de loja

Uma das novidades da Lojas das Tábuas é o forno português que conquistou os americanos no período da pandemia, quando as pessoas passaram a conviver mais em suas próprias casas.
Criado pelo português Carlos Varela Gomes, é um forno feito em aço inoxidável e pedra, num design contemporâneo, de fácil transporte e que traz para a nossa realidade o sonho de ter um forno a lenha em casa.

Forno a lenha em aço inoxidável
A Loja das Tábuas é a representante dos fornos Cru Ovens em Portugal e Espanha

Forno a lenha e pizza feita no forno

Chef preparando comidas e dois fornos em aço inoxidável

Para quem está do outro lado do rio em Vila Nova de Gaia, também vai encontrar a Loja das Tábuas com os mesmos produtos e o mesmo bom gosto no WOW World of Wine, um complexo com vários museus, restaurantes, lojas e uma bela vista para o Porto. 

Interior de loja com expositores e vários produtos em madeira

Vários produtos em madeira expostos em prateleiras de loja


Porto
Largo de São Domingos, 20 

V. Nova de Gaia
Rua do Choupelo, 39

Faceebook e Instagram: @lojadastabuas


#parceria

Comentários

  1. Adorei Rita !!
    Com certeza uma ótima oportunidade para conhecer , prestigiar e adquirir um trabalho tão carinhoso com a história dos trabalhadores de Pernes . Parabéns aos empreendedores 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Sim Cristina!! São produtos com história! Obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário