V Jornadas Gastronómicas do Boi de Trás-os-Montes. No Vinum Restaurant

O Vinum Restaurant e Wine Bar, é um restaurante de excelência não só pela ótima comida, mas também pelas vistas fantásticas sob o rio Douro e a cidade do Porto...


Está junto às Caves Graham's e por isso é uma das programações que eu sempre indico para quem quer fazer uma visita às caves do vinho do Porto, e emendar com um ótimo almoço ou o jantar.
Visitando as caves ou não, a ida ao Vinum sempre vale a pena...

Veja o post sobre as caves Graham's com vistas para o Vinum, neste post: AQUI
O restaurante Vinum é um dos 30 restaurantes do Grupo Sagardi, sob o comando do cozinheiro basco Iñaki Lopes de Viñaspre, que sob o lema "gastronomia das origens", leva para o mundo a tradição da cozinha basca, mas sempre aliada às tradições locais onde se encontram os seus restaurantes.

Para os amantes da boa carne, desde o último dia 24 de Outubro e durante aproximadamente 3 semanas, as V Jornadas Gastronomicas do Boi de Trás-os-Montes, estarão acontecendo no Vinum Restaurant, o que já passou a ser um evento gastronomico do Porto.

Este ano, o evento trás uma novidade, onde a carne de excelente qualidade, do boi velho de Trás-os-Montes, será confrontada com a carne de vaca velha de raça Rubia Gallega, considerada a melhor carne do mundo.


O consultor do Grupo Sagardi e um dos maiores especialistas em carne bovina da Europa, Imanol Jaca, é quem faz as comparações e a escolha criteriosa dos bois velhos e vacas velhas para este evento.
O boi velho, é encontrado em pequenas localidades do Norte de Portugal, em zonas rurais onde são utilizados por muitos anos por pequenos produtores nos trabalhos dos campos ou para consumo próprio. E é daí o segredo da qualidade da carne: o cuidado na sua alimentação e o respeito pelo ciclo da natureza.
A vaca velha Rubia Gallega, vem de uma aldeia montanhosa no interior da Galiza, chegam a pesar de 450 a 500 kilos.

Alia-se a este cuidado com a escolha da carne, um criterioso processo de maturação, e preparação...



Além desta carne de excelência, o menu das V Jornadas Gastronómicas do Boi de Trás-os-Montes, destaca o feijão branco, e os queijos artesanais que acompanham as sobremesas.

Por isso, quem for ao  Vinum Restaurant nas próximas semanas vai poder se deliciar com um Menu preparado com muita critério e qualidade...

Alheira de Mirandela com Maçã

Guisado de Bacalhau com ameijôas e feijão branco

Costeletão de boi velho ou vaca velha com pimentos de piquillo assados


O Queijo Stilton, um queijo artesanal, produzido pelo "Rei do Queijo", Billy Kevan em Nottinghamshire, servido com marmelada de citrinos e doce de maçã, e harmonizando perfeitamente com o Porto Vintage Graham's 1970



E com o charme do local e as vistas fantásticas... que encantam!





Mais informações e reservas:




Comentários