Do Porto para a Festa do Caldo. Para se divertir e... comer tradição!!

Existe perto do Porto uma aldeia preservada, bem ao estilo de como eram as aldeias nas zonas rurais, entre o Porto e o Douro, em Penafiel, com casas de pedras e charme muito charme. Há 30 minutos do centro do Porto.
Estou falando da aldeia de Quintandona que desde o primeiro dia que conheci em 2013, me encantei. Daqueles amores à primeira vista. E sempre que posso vou até lá.
Veja o meu post que conta a história desta aldeia: AQUI.
E desde que conheci Quintandona vou sempre à sua incrível Festa do Caldo. Uma festa que passou a acontecer, quando  a aldeia foi recuperada e para relembrar os tempos em que os trabalhadores rurais daquele zona em tempos difíceis, só tinham praticamente o caldo como principal refeição.


E o caldo é a estrela principal da festa...



mas não só!!

Esta é a melhor festa de aldeia que vou em Portugal... todos os anos. É uma espécie de encerramento do Verão, uma vez que ela acontece sempre no terceiro fim de semana de Setembro.
Deslocam-se para Quintandona pessoas de toda a região Norte e de Espanha. A música, as artes performativas, o artesanato, agradam a toda gente de todas as idades. Todos são iguais na Festa do Caldo e estão todos lá com ótima disposição.








 As casas dos moradores transformam-se em tasquninhas, cheias de... delícias tradicionais!
E a decoração é pensada ao pormenor.







E por isso a Festa do Caldo faz questão de dizer que consegue aliar a diversão  com boa gastronomia e daquelas bem tradicionais.
Famílias e grupos de amigos juntam-se para comer na Festa do Caldo, os melhores petiscos da tradição portuguesa, enquanto música e animação vão passando pela aldeia...







A Festa do Caldo é super fotogénica e quando damos conta, estamos a fotografar... tudo!!!





Anote no seu calendário. Todos os anos, em Setembro  no 3º fim de semana, uma forma genuína e fantástica de despedir-se do Verão.
Se a sua viagem ao Porto acontece  neste período. Não pode perder. E se vive na cidade, também vale a pena acompanhar. a programação:


Porque Quintandona e a Festa do Caldo... Encantam!







Comentários