quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Do Porto para... Quintandona! Uma Aldeia linda!

Sim... chama-se Quintandona  e é uma  Aldeia de Xisto típica e preservada. Linda!
Pertence a Penafiel, bem ao lado de Valongo que é ao lado do Porto.
Muito fácil de lá chegar. E parece incrível que a aproximadamente 20 minutos de carro, chegamos num mundo à parte. O mundo das aldeias preservadas que tanto nos rementem a tempos passados...




Um projeto de restauração que deu início em 2006/2007, trouxe nova vida a esta aldeia onde muitas das casas estavam abandonadas e hoje estão recuperadas e mantém as fachadas originais de outros tempos onde eram construídas com xisto/lousa (uma rocha metamórfica laminada que era retirada em blocos das grandes rochas para construções destas casas tão típicas de Portugal e também de outros países da Europa).


O efeito do xisto nas construções é fantástico. Parece que as casas se integram na paisagem...


O solo também é de xisto. Um passeio por aquelas ruelas nos encanta. Olhar os detalhes, conversar com as pessoas, ver como eram as casas de antigamente...






Marcas do tempo...



Como esta capela de 200 anos...


Coisas muito singulares...





Estou muito agradecida à amiga/leitora Emília Rodrigues que me apresentou à Quintandona.
Já que a maioria das Aldeias de Xisto, estão localizadas no centro de Portugal, é um privilégio ter este lugar fantástico aqui perto de nós... no Porto.


Com toda a natureza ao redor...



Uma aldeia que vive da agricultura...


Mas mantém a sua atividade cultural. Além de possuir um Centro Cultural, tem também ali sediado o grupo "Os ComoDEantes", que faz apresentações com uso de máscaras e textos baseados na vivência do povo...



Quintandona é uma Aldeia de Xisto  próxima do centro urbano do Porto que nos permite o contato com estas coisas tão tradicionais e preservadas, e o melhor, junto à natureza. Um sítio ideal para levar os mais pequenos e dar a conhecer um mundo muito diferente do que vivemos hoje na cidade.


Todos os anos, no 3º fim de semana de Setembro, acontece uma grande festa, é a Festa do Caldo de Quintandona, um evento a não perder porque é mais do que uma festa de aldeia, é um grande festival cultural e gastronomico.


Mas para quem quer  dias de sossego e tranquilidade junto a natureza, pode dar uma escapadinha de fim de semana ou de férias e se hospedar na belíssima casa de campo que lá existe. A Casa Valxisto (veja o post AQUI)






Ou ainda passar momentos especiais, a conviver com os amigos no lindo e elegante Wine Bar Casa da Viúva (ver o post AQUI, bem no centro da aldeia, junto à natureza e ao tradicional. Mesmo aqui perto de nós, no Porto...






Quintandona:

Na A4 sentido Vila Real, sair na saída: Campo/Baltar. Ir em direção a Recarei, Sobreira, depois a Lagares, seguir as indicações da  Rota do Românico e já encontra a placa...



Ou de comboio/trem de Porto São Bento para Penafiel, descer em Recarei/Sobreira e pode pegar um táxi. A  distância é 3,7km.



Exibir mapa ampliado


Faça aqui a sua reserva na Casa Valxisto:

10 comentários:

  1. MARAVILHOSO! Tá cada vez mais difícil ir pra Portugal e ter que vir embora...
    Beijos,
    Luciana Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luciana! Já acrescenta na lista para conhecer :) bjs!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rita! por divulgar a minha terra (Penafiel).

    ResponderExcluir
  4. Pedro Martins, para mim é uma honra ter conhecido lugar tão bonito!

    ResponderExcluir
  5. A minha Penafiel é linda, que orgulho ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi, me tira uma dúvida. Na estação de comboio Recarei tem táxis disponíveis para a Aldeia Quintandona? E para voltar, há táxis na aldeia? E quanto custa mais ou menos o trajeto? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi

      Sim, pode pegar um taxi em Recarei, o melhor é combnar a volta com o mesmo taxista.ou ele espera ou maraca um horário e vem lhe buscar depois. Sendo assim, melhor é negociar o preço com o taxista. Deve ser aproximadamente 10 euros o trajeto. Disponha.

      Excluir