Uma Cadeira Portuguesa. E com história, com certeza.




esplanada com pessoas sentadas na cadeira portuguesa Adico

Chama-se ADICO, esta cadeira que é um símbolo português porque está na maioria das esplanadas portuguesas e confesso só olhei para elas com outros olhos  quando fui a esta exposição que se chamava Cadeira Portuguesa na Casa Museu Guerra Junqueiro, um museu dedicado às artes decorativas que se encontra na região da Catedral do Porto
Tanto tempo a viver em Portugal e nunca tinha reparado nestas cadeiras tão portuguesas que estão por toda à parte.
 

Pessoas sentadas na cadeira portuguesa Adico numa esplanada


Precisei ir à esta exposição para olhar com outros olhos para o que podemos chamar de um clássico no mobiliário português. Uma cadeira com história!

mão segurando os folders da exposição da Cadeira Portuguesa da Adico

A história da ADICO começa com a história do seu fundador , o sr. António DIas COsta, um empreendedor, daqueles portugueses que eu adoraria ter conhecido. Porque nunca desistiu dos seus sonhos!
Nascido no final do séc. XIX em Avanca,  entre Ovar e Aveiro, uma zona mais dedicada à agricultura, começou desde cedo a ajudar o seu pai na sua pequena serralharia e ali começou a ganhar gosto por este ofício.
Numa época em que muitos portugueses viam no Brasil uma perspectiva de trabalho e negócios, partiu para além-mar, mas uma doença  tropical obrigou-o a voltar para Portugal. .
Quando foi chamado a cumprir o serviço militar, mudou-se para Lisboa e conseguiu trabalhar em duas fábricas ligadas ao setor do  mobiliário metálico.
Foi então recrutado para a I Guerra Mundial e distinguido por bons trabalhos, tinha tudo para seguir a carreira militar, mas o sonho de ser empreendedor falou mais alto. Montou uma pequena oficina em Lisboa, veio para o Porto estudar mais sobre como se trabalhava o fabrico de móveis metálicos no Norte do país e em 1920 voltou para  Avanca e abriu a sua própria fábrica, a ADICO.
Construiu a primeira máquina portuguesa para fabricar tubos e passou a entrar no mercado do mobiliário hospitalar e a partir daí Portugal passou a produzir  um produto de qualidade que antigamente importava  e é então reconhecido como um dos melhores do setor.

Nasceram nesta época as cadeiras portuguesas, um ícone nas esplanadas de todo o país até hoje...

foto das cadeiras Adigo numa esplanada em Lisboa em 1945

foto antiga das cadeiras portuguesas ADICO numa  esplanada em Viseu



Na década de 40 já tinha mais de 60 funcionários e em 1960 já tinha 350 colaboradores. Mas na década de 70, o seu fundador faleceu e as circunstâncias politicas e económicas do país fizeram com que a empresa fosse totalmente reestruturada. E dos anos 90 até hoje, com nova administração, a ADICO vem se posicionado  com novas linhas de mobiliário, inclusive para hotelaria e apostando no design e na tecnologia. Além disso a ADICO está presente em outros países como França, Bélgica, Itália, Japão, Estados Unidos e não só.

Nesta  exposição na Casa Museu Guerra Junqueiro, que  aconteceu entre Outubro e Novembro de 2016, esta cadeira portuguesa ganhou uma roupagem toda especial. Foram  30 criativos nacionais, nas mais diversas áreas, desde os mais conhecidos como Álvaro Siza Vieira e Paulo Lobo e também estudantes de design de várias escolas, que fizeram uma belíssima homenagem à este produto tão icónico das esplanadas de norte a sul de Portugal.

cadeiras Adico feitas por criativos em exposição

Cadeiras ADICO feita por criativos em exposição


Utilizando vários materiais, os criativos reinventaram e customizaram as cadeiras abordando os mais variados temas.

Ilustração da cidade do Porto feita numa cadeira portuguesa da ADICO

cadeira portuguesa da Adico envolvida num xale do MInho

Uma cadeira portuguesa da Adico com inscrições de alunos universitários junto com uma capa do traje

Cadeiras da Adico com ilustrações de Fernando Pessoa, Andorinhas e o Galo de Barcelos


A cadeira portuguesa com certeza

uma cadeira ADICO com a inscrição: um produto de qualidade

Uma cadeira que tem as marcas do tempo

Uma cadeira portuguesa da Adico toda enferrujada

Se está em Portugal ou já esteve ou vai estar, pode ter a certeza que já sentou ou um dia vai sentar numa cadeira ADICO, uma cadeira portuguesa, que acaba de completar 100 anos de existência!



Todas as cadeiras em www.adico.pt 

|atualizado em Abrili/2021|


Comentários

  1. Adorei essa cadeira das andorinhas. Me deu muita vontade de sentar numa cadeira dessa à beira do Douro. Saudades ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário