A arquitetura moderna e bela do Porto no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Desde 2011, o Porto de Leixões, que é o porto do Porto, e que na verdade fica em Matosinhos, tem capacidade para receber cruzeiros vindos de toda a parte do mundo.
Daqueles que impressionam pelo tamanho...




Em Julho de 2015 foi  inaugurado um edifício arrojado para receber os passageiros que desembarcam destes cruzeiros e que tem como destino a cidade do Porto.

Confesso que quando aquela construção começou a surgir, eu olhava para ela  um pouco desconfiada. Ao longe, o formato não me chamava a atenção. Eu sabia que se tratava do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, mas tudo mudou quando eu efetivamente fiz uma visita guiada ao edifício.

foto: amigos da Vela Blog / Sigarra.up.pt

Visitei o Terminal no fim  da  press trip #oDoutroChama, organizada pela AETUR
E que grata surpresa!
Adoro quando isto acontece. E claro aconteceu da melhor maneira quando me deparei com uma arquitetura moderna, arrojada e com a utilização da nada mais nada menos do que 1 milhão de azulejos hexagonais brancos!!









Para uma apaixonada por azulejos como eu, não é preciso dizer que o Terminal de Cruzeiros me conquistou por aí. Mas o edifício é muito mais do que isso.

Este projeto do arquiteto Luís Pedro Silva, impressiona pela modernidade, pelas curvas e  pela grandiosidade. Não é por acaso que mal foi inaufgurado e  já foi premiado na categoria  "Edifícios Comerciais ou Institucionais com mais de 1.000 m2" pela Revista AZ Awards.

Um espaço fantástico para receber passageiros do mundo inteiro, com conforto e segurança.




Com vistas para o que Matosinhos tem de melhor, o mar e a chegada diária dos peixes frescos.




Além do terminal de passageiros, o edifício abriga o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto - é o Polo do Mar da Universidade do Porto, e podemos ver por lá muita gente a trabalhar em investigações científicas.
E ainda muitos gabinetes do próprio Porto de Leixões(APDL).
Tudo distribuído em 3 pisos em aproximadamente 1500 metros quadrados de área útil.
Com espaços de uma beleza única.



No Terminal de Cruzeiros também acontece uma série de eventos ao longo do ano e no seu exterior, no topo do edifício, encontramos a "cereja no topo do bolo" que é um anfiteatro ao ar livre, seguindo as formas curvilíneas e a utilização dos azulejos brancos.


próximo do meio-dia, no Verão, é certo que o branco até pode parecer um exagero, mas dá para imaginar que tudo muda durante cada horário do dia em cada estação do ano

Com o mar e as cidades de Matosinhos e do Porto à volta.





Porque a arquitetura do Porto encanta.
Um trabalho incrível de um arquiteto portuense.
Do Porto para o mundo!
Veja aqui todas as informações para as visitas guiadas que só acontecem aos Domingos:

Comentários

Postar um comentário