A fantástica gastronomia portuguesa. Do Porto... para o mundo! No #IIEEBB.

Eles já foram embora há 3 semanas mas ainda não esqueceram os dias fantásticos que passaram no Porto. Os mais de 40 bloggers brasileiros que estiveram na cidade para participar do II Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros, ainda sonham com as maravilhas da gastronomia portuguesa muito bem representada por vários restaurantes que os receberam.
A programação oficial sugerida pela Associação de Turismo do Porto, não deixou dúvidas, o Porto é um destino perfeito para quem quer conhecer a cozinha portuguesa.
E assim foi. Mostramos do Porto para o mundo que o melhor destino gastronomico é aqui. Basta conferir nas redes sociais, a hastag #IIEEBB foi invadida por fotos maravilhosas de comidas deliciosas!

E a história gastronomica daqueles dias no Porto foi assim:

Tudo começou na noite do dia 13 de Novembro quando o restaurante Os Lusíadas, mostrou porque Matosinhos é o destino ideal para quem quer comer peixes e mariscos com qualidade na região do Porto.


Além do excelente atendimento, também fez parte do cenário, um verdadeiro espectáculo do robalo ao sal..





Resultado final ... um sabor prá lá de  especial!


E a sobremesa? O melhor pão de ló de sempre!



No dia seguinte, depois de uma manhã intensa de trabalho e palestras na Casa da Música, um dia lindo de sol e a esplanada bem à beira do rio Douro no restaurante Fish Fixe, estavam à espera...



O Joaquim Granja, dono do restaurante e uma equipa incansável preparou um verdadeiro festival de petiscos, onde foi possível provar um bocadinho de todo Portugal à mesa...


Um total de 20 preciosidades gastronomicas, acompanhadas de excelentes vinhos, simpatia, animação e boa disposição!




Sardinhas!!!

fantástico arroz de mariscos!


Foi mesmo uma tarde inesquecível à beira do rio! Eu já falei sobre o Fish Fixe neste post do blog: AQUI

Mas... a noite não ficou por menos. Os bloggers foram recebidos para um  perfeito jantar de gala  na Casa da Fundação de Serralves, um local lindo para eventos e que deve ser visitado porque é um exemplar belíssimo de arquitetura Art Déco. (veja neste post AQUI )


Uma maravilhosa posta de alcatra e uma seleção de doces bem portugueses, foram as estrelas principais do jantar



A manhã de Domingo, dia 15/11 - foi dedicada a conhecer o Porto no seu melhor, através de um passeio de bicicleta, eléctrico e barco pelo Douro, mas uma surpresa esperava pelos bloggers na Foz... uma casa de chá ambulante, no mais puro conceito "food truck" da Rota do Chá, é o The Bird, com chá fresquísimo e pastel de nata com vinho do Porto. Para atender a qualquer evento! Uma delícia!



estes pasteis de nata com vinho do porto são imperdíveis!!

E por falar em vinho do Porto, é claro que os bloggers brasileiros não poderiam ir embora sem antes conhecer uma cave do vinho do Porto. E a Taylor's abriu as portas para mostrar os segredos do armazenamento do vinho mais conhecido do mundo!

conheça as caves da Taylor's neste post: AQUI

Ali mesmo nas caves, encontra-se o restaurante Barão Fladgate, e através da organização de eventos Três Séculos, o almoço veio de encontro à tradição...



o  bacalhau com batatas ao murro não poderia faltar!

 Para encerrar a programação oficial, o restaurante do novíssimo hotel NH Collection Porto Batalha, abriu as suas portas, para mostrar imensas variedades de petiscos e pratos muito típicos que por cá apreciamos.



Tudo confeccionado pelas mãos do amável chef Álvaro Costa e sua equipa, que por lá circulou para contar um pouco sobre as suas criações...


todas baseadas na cozinha tradicional portuguesa...

as emblemáticas francesinhas não faltaram!






o especial pudim de abade de priscos... imperdível!


Pode-se chamar de encerramento com chave de ouro. Imagens que estão a circular nos blogs, nas redes sociais destes mais de 40 bloggers brasileiros, que juntos atingem mais de 700.000 mil seguidores no Facebook, mais de 200.000 no Instagram, mais de 100.000 no Twitter e mais de 600.000 no G+

Para além da programação oficial, vários bloggers aproveitaram para ficar mais alguns dias  na cidade e assim conhecerem ainda mais o que o Porto tem para oferecer.
E claro,  que isto incluiu mais programas gastronomicos...

O tour gastronomico da  Taste Porto Food Tours, com o "gran finale" na Taberna do Largo

Pode conhecer mais o Taste Porto Food Tours, neste post do blog: AQUI
A tradição dos produtos regionais vindos de Baião na loja Porto de Baião...


conheça a loja Porto de Baião neste post: AQUI
As maravilhas do azeite português na Oliva & Co...

conheça os eventos à volta dos azeitas da Oliva & Co: AQUI

E os petiscos portugueses na sua versão tradicional no charmoso Tascö



veja o post do blog sobre o Tascö: AQUI

Do Porto para o... mundo!



Porque o melhor da cozinha portuguesa...  encanta!

Pode ver aqui alguns dos posts que já estão rodando o mundo, como resultado desta história gastronomica pela cidade do Porto na ocasião do #IIEEBB:

Almost Locals:
http://www.almostlocals.com/almost-tourist-opo-5-restaurantes-incriveis-no-porto-parte-1/

Brasileiros mundo Afora:
http://www.brasileiros-mundo-afora.com/2015/11/rota-do-cha-no-porto-uma-casa-de-cha.html 

Viajar pela Europa:

No Mundo da Paula:

Cultuga:

Creativelena:

Carta sem Portador:

Obrigada a todos os parceiros que receberam no seu melhor!

Comentários

  1. Que bom que não tenho que escolher o melhor dia, melhor comida ou restuarante. Foi tudo tão perfeito que chega a ser inacreditável. Se pudesse ter um desejo realizado eu pediria para viver tudo isso novamente, sem uma vírgula ou ponto a mais ou a menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Monica! Se desse prá voltar no tempo... era tudo! Obrigada! beijos!

      Excluir

Postar um comentário