Porto, quantos dias ficar?

3 mulheres sentadas na margem do rio Douro apreciando a cidade do Porto e os barcos rabelos

Se você está programando a sua viagem para a Europa, e pretende nos seus 15 dias de férias conhecer 20 cidades, saiba que este tipo de turismo está chegando ao fim.
Cada vez mais o turismo está virado  para as experiências que vivemos em determinados países/cidades.
Conhecer a fundo suas culturas, seus sabores, as pessoas e os segredos das cidades, este é o novo conceito do turismo. É o turismo de qualidade e não de quantidade.

Por isso, se você está programando a sua próxima viagem deste ano, pense em conhecer um país ou uma cidade que você quer muito conhecer, ou que tem a ver com as suas origens. E invista nesta viagem.
Cada vez mais, os brasileiros estão descobrindo Portugal, por isso venha conhecer Portugal e mais do que isso, venha sentir os seus encantos.


E se você vive em Portugal, e quer conhecer a cidade que mais se tem falado nos últimos tempos, também vale a pena vir ao Porto com mais tempo e saber porque esta cidade e suas gentes tem uma identidade tão própria.


várias pessoas dançando na rua das Flores do Porto


Muito bem, a pergunta é: Quanto dias ficar no Porto?
Quanto mais dias. melhor, mas sinceramente, no mínimo 5 dias.
E por que?

Porque o Porto é uma cidade para se sentir. É para andar a pé.
As fotos dizem por si. O Porto é uma cidade em cascata...

panorâmica do Centro Histórico do Porto e do rio Douro


consequentemente é uma cidade cheia de subidas e decidas, com escadas escondidas que vale a pena serem descobertas, os degraus são em granito, não vou menir: é duro.


escadaria de pera no Porto e muro de pedra


O Porto tem ruelas estreitas que nos chamam e em cada uma delas há detalhes e pormenores . Olhar para o alto e ver as varandas,   para as paredes e deixar se encantar pelos azulejos e por todos os detalhes,  tudo pede uma fotografia.

fachada com azulejos amarelos no Porto com varanda e duas janelas

pormenor de uma fachada de azulejos de alto relevo no Porto

pormenor de uma porta vermelha no Porto com grades e mãozinha para bater

esquina com vários pormenores de fachadas na cidade do Porto

pormenor de azulejos numa parede de granito no Porto


Isto pode ser cansativo para se fazer com pressa. Há que se fazer um pouco por dia. Ou então, alternar uma caminhada com uma parada num café, ou numa taberna para descansar.



Junta-se a tudo isso, os lugares que não se pode deixar de visitar no Porto, principalmente se é a sua primeira vez na cidade. Veja AQUI, quais são.

Outro detalhe: se você infelizmente apanhar uns dias de chuva no Porto também, vai limitar um pouco os seus passeios, apesar de ter muito o que fazer em dias de chuva, veja AQUI, se você ficar mais do que um ou dois dias na cidade tem muito mais chance de aproveitá-la sem chuva.

Outra dica interessante: ficar muitos dias na mesma cidade, e alugar um apartamento turístico, faz-nos sentir moradores da cidade. Sem as formalidades e horários dos hotéis, num apartamento turístico dá para fazer algumas refeições preparadas por nós mesmo. Isto implica ir aos mercados, mercearias e feirinhas  e comprar o que os locais compram. e ir para "sua casa"  no Porto.

presuntos e queijos expostos numa mercearia do Porto


Depois de um dia intenso de caminhadas e de locais a descobrir, abrir a sua própria garrafa de vinho, cortar o queijo, o presunto e aquele pão caseiro na "sua casa"... não tem preço.
Mas se você não dispensa a comodidade de um hotel, o Porto tem muitos. Para todos os gostos e bolsos.
Encontre a sua hospedagem no Porto: AQUI

Ao ficar mais dias no Porto você tem a oportunidade de descobrir restaurantes frequentados por locais, saber  onde eles fazem os pequenos almoços/cafés da manhã e onde comem os seus doces portugueses preferidos.

Ir para a Foz num elétrico/bondinho, conhecer a parte moderna da cidade na região da Boavista e do Museu de Arte Contemporânea na Fundação Serralves, e da Casa da Música é outra programação que ocupa um dia inteiro.



Homens, mulheres e crianças observando obras de arte moderna



A cidade do Porto não pára, há eventos culturais, festas e mercados na rua sempre! Por isso, ficando mais tempo por cá,  você vai ter tempo de desfrutar destes momentos. Falar com os locais, fazer um workshop, tudo isto vai fazer você interagir com a cultura da cidade....  e lembre-se a língua portuguesa é a nossa língua. Tudo fica mais fácil. Puxe conversa com um portuense e você vai se deliciar!

várias pessoas sentadas no Passeio das Virtudes do Porto assistindo a uma apresentação musical

duas mulheres conversando num feira de artesanato

Os jardins também são para aproveitar... e o Porto tem muitos! Lindos, excelentes para passeios, piqueniques e descansos também!

Pessoas sentadas num jardim ao sol, algumas a ler e outras a conversar

Quem gosta de futebol, vai adorar ir ao Estádio do Dragão, torcer pelo clube local. Tudo faz parte para sentir a identidade da  cidade.

Se ficar 5 ou mais dias no Porto, você vai ter tempo de ir e vir para cidades próximas, como Braga, Guimarães e Aveiro. Da estação de São Bento, os comboios/trens saem e chegam destas cidades com ótima frequencia, inclusive ara o vale do Douro onde são produzidos os vinhos do Douro e do Porto

trens parados nas plataformas da Estação de São Bento no Porto


Panorâmia o vale do Douro e algumas mesas e cadeiras num jardim
vale do Douro


E do Porto para... Portugal, você tem um país cheio de belezas, sabores, aromas e culturas.
Um país com 960 Kms de Norte a Sul e 832 Kms da costa atlântica, há muito que conhecer! O Minho, a Serra da Estrela, Coimbra, as Aldeias Portuguesas, Lisboa, o Alentejo e o Algarve. Turismo para todos os gostos.
Descubra o Porto. Descubra Portugal.
Dedique mais do que um ou dois dias no Porto. Desfrute e viva experiências inesquecíveis!

Os turistas que atendo, normalmente reservam o primeiro dia para fazermos um Passeio Guiado  pelo Centro Histórico para terem uma visão geral da cidade, conhecerem a sua história e entenderem que é fácil se deslocar pela cidade para então visitarem as atrações turísticas do seu interesse.

guia brasileira no Porto mostrando o mapa da cidade para um grupo de turistas


mulher a tirar uma foto do Porto com o celular


Faça da sua próxima viagem um encanto!

informações sobre os Passeios Guiados no Porto e região:
whats app: +351 964062130


Comentários

  1. Eu adorei o teu roteiro para ver o Porto.......a melhor cidade do mundo......mas eu sou tripeiro e, descontando a dormida que quero fazer na minha casa........O roteiro parece-me bem, muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Já estou super empolgada para ir ao Porto! Estamos planejando pelo menos uma semana! :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita.
    Eu e meu namorado vamos ficar 3 dias em Porto (10-11/2016 a 13/11). Por favor, veja se o roteiro abaixo, será necessário incluir ou tirar alguns passeios? Por favor, por favor.
    É que você tem muito conhecimento do assunto. Adoro seu blog.

    Avenida da liberdade e dos Aliados
    Livraria Lello & Irmão
    Torre dos Clérigos
    Palácio da Bolsa
    Praça da Ribeira
    Ponte Luis I
    Teleférico da Gaia
    Estação de Trem São Bento
    Caves do Vinho do Porto
    R. Santa Catarina
    Café Majestic
    Igreja de Santa Clara
    Muralhas Fernandinas

    (Não está na sequência). O último dia talvez, vamos para o Parque Nacional de Gerês.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rita é o Moacir do remo Martinelli lembra. Muito bom o seu blog com essas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Olá Moacir!!! Tudo bem?? Obrigada! :) Abraços para vocês todos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário