Uma pequena rua com uma grande história. A Rua de São Bento da Vitória.


fachadas e varandas típicas do Porto

No Porto típico

Localizada na Vitória, uma das zonas mais antigas e típicas da cidade,  esta é uma pequena rua que nos espera com uma grande surpresa no seu final.
A Rua de São Bento da Vitória começa bem próximo da Torre dos Clérigos. Ao lado do Centro Português de Fotografia, a antiga Cadeia da Relação.
A sua enentrada, que já foi uma das portas da antiga muralha medieval, a Porta do Olival, tem uma fonte que nos lembra os antigos tempos, quando as pessoas se abasteciam de água nas fontes para entrarem na cidade muralhada, e tem também arte urbana, para entendermos que o Porto é antigo mas se reinventou através dos tempos e foi sempre uma cidade de artistas.

Fonte da Porta do Olival no Porto

De artistas e de escritores. E ali na esquina da Rua de São Bento da Vitória ao olharmos para o alto conseguimos avistar as celas do último piso das antiga cadeia da relação, onde ficou preso o escritor Camilo Castelo Branco por quase um ano.
Olhar para o alto na nesta estreita ruela é ver os edifícios de cada lado quae se unirem.
Por isso, quem ali movaram em outros tempos, não tinha boas lembranças de ter como vizinho, um edifício com tantas histórias tristes como foi a antiga Cadeia da Relação

Fachadas do Porto

Fachada da antiga Cadeia da relação do Porto
A janela da cela de Camilo Castelo Branco e sua história já também foi um dos artigos deste blog


A antiga Judiaria

Logo ali ao lado encontramos a Igreja e o Mosteiro de São Bento da Vitória, que hoje é um espaço pertencente ao Teatro Nacional de São João que recebe eventos e apresentações.
Este Mosteiro está relacionado com o nome dado a esta zona da cidade.
Foi na região onde se encontra a Vitória,  que no século XIV o rei D. João I decidiu criar a chamada judiaria. Onde viviam os judeus que fugiam de repressões cristãs por toda a Europa, nomeadamente na Espanha. Eles andavam livremente pela cidade do Porto, mas eram obrigados a se recolher nesta zona para ficarem ali protegidos.
Mas.. como tudo na história dá a sua volta, no século XV, o rei D. Manuel I ordenou o fim da judiaria, exigindo inclusive que os judeus se convertessem ao cristianismo, caso contrário pagariam com suas vidas.
Alguns se converteram, ficaram conhecidos como os novos-cristãos, mas outros infelizmente perderam as suas vidas.
E hoje lá está na Rua de São Bento da Vitória uma placa em homenagem a eles...

memorial aos judeus na Rua de São Bento da Vitória no Porto


Foi então mandado construir um grandioso Mosteiro e uma Igreja com o nome de São Bento da Vitória, representando a vitória do cristianismo sobre o judaísmo e dando então o nome de Vitória à antiga Judiaria.
Os conflitos religiosos que infelizmente marcam a história, desde que o mundo é mundo.

Os detalhes

Mas, andar por esta rua, também é observar muitos pormenores preciosos dos diversos estilos arquitetonicos ao longo de tantos anos.
Após a placa de homenagem aos judeus se entrarmos a direita num pequeno portal, vamos pela Travessa das Taipas encontrar outros detalhes. A força do granito está em todos os lugares da Vitória.
este caminho leva-nos à Rua das Taipas e as suas fantásticas varandas e casas típicas, para logo entrar à esquerda na Rua de São Miguel. Uma pequena volta no quarteirão, um desvio que vale muito à pena.


detalhes das fachadas da Rua de São Bento da Vitória no Porto

Igreja N. Sra. da Vitória no Porto

Esta pequena Rua de São Miguel também recebeu muitos judeus. Teve inclusive uma Sinagoga.Vale lembrar que os judeus ensinaram muito à cidade do Porto, no sentido do comércio e do negócio. Basta observar por estas ruas a arquitetura das casas. Na rua ficavam as oficinas de trabalho e vendas, e nos pisos superiores viviam estes comerciantes e homens de negócios.

fachadas na região da Vitória no Porto

A surpresa

Como disse no início deste post, esta pequena rua, revela-nos uma grande surpresa no final.
Um grande portão de ferro que dá acesso a um terreno particular, mas que durante o dia está aberto par podermos apreciar uma das vistas mais bonitas da cidade.
Com a Sé Catedral, a ponte Luis, a Serra do Pilar, as caves do vinho do Porto, o rio Douro e todos os encantadores telhados do Centro Histórico à nossa frente!
Vale ficar por lá vons minutos a apreciar!

portão de entrada do Miradouro da Vitória no Porto

vista do rio Douro e das caves do vinho do Porto

Vista da Sé do Porto

vista da cidade do Porto


Uma pequena rua, muitas histórias!
Se vem ao Porto ou vive na cidade, não deixe de ir à Vitória.
Este é o Porto... que encanta!

Programando a sua viagem para o Porto?

guia brasileira no Porto




hotéis no Porto



Comentários

  1. otimas fotos e fantastica historia. o meu conhecimento ficou enriquecido e a vontade de visitar pessoalmente cresceu imenso. mto sucesso e parabens

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho sobre uma zona do Porto que, representa a Vitória da intolerância "catolica" e de D. Manuel I e dos negócios reais com Espanha sobre a comunidade judaica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Octavio, é realmente uma zona carregada de história.

      Excluir
  3. Que histórias se escondem em alguns lugares nao é mesmo?
    Por isso gosto de ir devagar conhecendo as ruas.
    Adorei saber um pouco mais sobre o Porto.
    Belas fotos.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ilma! e que bom que vou poder mostrar este meu Porto para você em breve! beijos!

      Excluir
  4. Fantástico! Mas esqueceu-se de mostrar a casa das Colunas que agora é um tasco mas cujas colunas à entrada são do século XVI.

    ResponderExcluir
  5. Não diga Sé Catedral. Se é Sé (sede de bispado) também é Catedral (Cátedra de Bispo). Assim é um pleonasmo!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelo seu esclarecimento. Realmente é um erro cometidos por muitos. Inclusive no site do Visit Portugal, está com o nome de Sé Catedral.

    ResponderExcluir
  7. Para além da já referida Casa das Colunas. que é um tasco/tasca com mais de 50 anos, temos do lado esquerdo de quem desce dois palacetes, no nº 12 funcionou durante muitos anos a Policia Judiciária e no nº 10 era o patronato da Victória com escola primária e que esteve ligado à Condessa de Lumbrales, mãe do falecido primeiro ministro Francisco de Sá Carneiro. O miradouro cuja nome correcto é da Bataria da Victória, pois era um dos locais onde estavam as batarias de canhões que defendiam a cidade dos invasores pelo rio, aliás ainda se pode ver incrustada na parede da Igreja de Nª Sra. da Victória, uma bala desses tempos. Morei nesse prédio, hoje quase em ruínas, 40 anos atrás e onde no rés do chão existiam uma tipografia, uma encadernação e uma cromagem. Este edifício foi também inicialmente o Liceu Rodrigues de Freitas, hoje localizado junto à Igreja Românica de Cedofeita.

    ResponderExcluir
  8. Sérgio!!! Quantas infomrações preciosas!! Muiiito muito obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário