O Natal e os presépios. Numa exposição muito criativa!

É certo que a época de Natal vem cheia de luzes, prendas, animações pelas ruas, músicas natalinas, bacalhau e muitas compras. Mas o Natal também é a tradição... dos presépios.


No ano passado eu visitei uma exposição de presépios muito tradicional na Igreja dos Carmelitas, ver o post AQUI.

Este ano, fui conhecer uma exposição bastante diferente e especial na 3 + Arte, uma Cooperativa Artística e Cultural, que funciona como Galeria e CoWorking, do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, onde estão os armazéns do vinho do Porto.

À conversa com as responsáveis daquele espaço, a Ana Dias e a Maria João Alves, fui descobrindo o fantástico mundo dos criadores e colecionadores de presépios.
Há muita gente que coleciona presépios, muitos presépios! E há muitos artistas que também adoram se dedicar a estes personagens tão emblemáticos do Natal.
Através das redes sociais eles se comunicam entre si e foi assim, que elas conseguiram levar para a 3 + Arte, peças de artistas e também de colecionadores nomeadamente do Norte, mas também de outras partes do país e algumas vindas de fora.

Nos mais variados tipos e tamanhos, e em diversos materiais.
Alguns parecidos com os tradicionais e mais clássicos...





Mas a maioria deles, muito irreverentes!





Este vindo de Moçambique...



E este, com a Senhora do Ó, grávida, mas que pode a seguir ter o menino Jesus...



Muitas cores e muitos materiais...





alguns são autenticas miniaturas. Trabalho de muita dedicação...



Uma variedade de presépios em cortiça estão lá expostos e vieram do Museu da Cortiça ou Museu de Santa Maria de Lamas, que eu já visitei e fiz este post: AQUI




O Museu da Cortiça vai estar  realizaando algumas atividades relacionadas com os presépios para os mais miúdos. Vale a pena acompanhar a programação na página da 3+ Arte.

Os presépios ali expostos estão na sua maioria à venda. Mas alguns são peças de coleção. Raridades que seus colecionadores fazem questão de não se desfazer.
Para quem gosta de presépios, coleciona e quer apreciar peças de artistas renomados ou anonimos com muita inspiração, vale a pena passar por lá.

Quem vem visitar a cidade nos próximos dias e  vai passear pelas caves do vinho do Porto,  pode apreciar esta exposição que vai até 11 de Janeiro de 2015.


Vale a pena conhecer... a arte de fazer presépios!

De Terça a Quinta-Feira das 10 às 19 horas
Sexta e Sábado das 10 às 23 horas
Domingo das 10 às 19 horas

Comentários

  1. Fiquei encantado com esse trabalho, especialmente porque valoriza a nossa cultura... Mas não se pode perder de vista que JESUS CRISTO deve ser engrandecido acima de tudo, até da própria arte de fazer presépio. rev.valdopires@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantado com esse trabalho, especialmente porque valoriza a nossa cultura... Mas não se pode perder de vista que JESUS CRISTO deve ser engrandecido acima de tudo, até da própria arte de fazer presépio. rev.valdopires@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário