Igreja de São João Baptista na Foz... mais uma descoberta.

Ao fazer um passeio no belíssimo Jardim do Passeio Alegre na Foz num dia desses aproveitei também para visitar ali próximo, a Igreja de São João da Faz do Douro.
Escondida na região conhecida por Foz Velha, e com fachada muito discreta, esta igreja não atrai a atenção dos turistas e certamente poucos habitantes do Porto com exceção das pessoas ali da Foz, conhecem este que é mais um belíssimo exemplar da arte da talha dourada na cidade.


Esta igreja foi contruída no séc. XVIII, para substituir a Igreja de São João da Foz que se encontrava onde hoje vemos o Forte de São João exatamente onde o rio Douro se encontra com o mar.
Forte este que servia de proteção na entrada da cidade através do mar.



Assim como aconteceu quando conheci a Igreja de Santa Clara, próximo da Sé Catedral (ver o post AQUI),  a Igreja de São João na Foz, foi uma agradável surpresa, pelo seu rico trabalho em talha dourada, tanto na capela-mor, como nas seis capelas laterais...



Aproveitei o vazio da igreja e a música tranquila que se fazia ouvir, para apreciar detalhe por detalhe daquele trabalho fantástico realizado sob o comando de dois mestres entalhadores do século XVIII, Manuel da Rocha e Manuel da Costa Andrade...





Trabalho incrível, acompanhado da presença de imagens de vários santos. Verdadeiros exemplares de arte sacra. Lindos...





Como disse a minha colega Maria Eugenia, a blogger do Milão nas Mãos, no seu mais recente e excelente post sobre as igrejas de Milão (ver AQUI ), as igrejas na Europa, não estão ligadas apenas ao tema religião, mas sim, estão completamente relacionadas com as histórias dos países, além de possuírem riquíssimos patrimonios artísticos nos seus interiores.




Vale a pena visitar. Se gosta deste tipo de arte, nas igrejas de Portugal vai encontrar trabalhos incríveis para admirar. E esta de São João Baptista da Foz do Douro é um daqueles exemplos de que sair às vezes dos roteiros turísticos mais comuns, faz-nos descobrir estes encantos!


Comentários

  1. Querida Rita!
    Uma pérola também esse exemplar de arte de vocês... Lindos os detalhes...
    E a lista do que ver no Porto, aumentando...Qtos dias vou ter que ficar?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma semana Mage!!!! :) Para ver e sentir o Porto!
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Que linda Igreja Rita!
    Realmente a arte nas igrejas nos conta um pouco da história do lugar aonde estao. Trabalho belíssimo de entalho, entre outros.
    Quanto for visitar o Porto quero conhece-la. "Me encanta"
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai adora Ilma! Esta e muitas outras no mesmo estilo!
      Obrigada!

      Excluir
  3. A igreja que faz parte da minha história de vida

    ResponderExcluir

Postar um comentário