Ruas que encantam. Um passeio pela Rua de Dom Hugo - o Bispo.

As ruas e ruelas do Porto, são encantadoras. Caminhar por ruas tão históricas e apreciar os seus detalhes é uma das coisas que eu mais gosto de fazer na cidade.
É a minha principal sugestão para quem vem visitar o Porto.
Mas quem vive na cidade muitas vezes por estar cá, vai deixando um passeio destes prá depois.
Mas nada melhor do que os fantásticos dias que se fazem a partir da Primavera, para descobrir os encantos destas ruas do Porto.
Foi o que eu fiz, num fim de tarde de Sol, ainda de Inverno, mas espetacular, para um passeio pela Rua de Dom Hugo.
Uma rua  que esta mesmo na parte de trás da  Sé Catedral, e por isso, anteriormente recebeu os nomes Rua de Traz da Sé e Rua da Catedral.
O nome Dom Hugo vem homenagear um importantíssimo Bispo do Porto entre os anos de 1113 e 1136, francês de nascimento, mas que muito fez pela Igreja da cidade, inclusive iniciando a construção da Catedral em substituição da ermida que ali existia. (fonte: Câmara Municipal do Porto).

Naquele local passava uma das muralhas medievais da cidade. Este é um dos trechos da muralha que ainda existe...



No início da Rua de Dom Hugo, quando estamos ainda no Terreiro da Sé, temos uma vista fantástica de uma parte da cidade do Porto. Vale apena perder ali alguns minutos admirando as diversas torres e cúpulas dos edifícios...




Antes de seguirmos para a  Rua de Dom Hugo, uma parada para também apreciar o Chafariz do Anjo, uma obra datada do século XVIII, projeto do arquiteto Nicolau Nasoni.


Logo no início da rua, bem próximo onde ficava a muralha, encontramos a Casa da Rua D. Hugo nº 5.
Um edifício construído originalmente no estilo gótico, que foi demolido, para ser novamente reconstruído mas que manteve uma das suas primeiras fachadas originais...



Já em 1980, foram feitas escavações no seu interior e  foram descobertos vestígios de uma ocupação muito antiga, chegando a época romana-anti-medieval. Por isso está ali instalado um arqueossítio que pode ser visitado todos os dias. 


Ao seguir pela estreita Rua de Dom Hugo, vamos encontrar a Casa-Museu Guerra Junqueiro, uma excelente visita para quem gosta de artes decorativas e para conhecer um pouco mais sobre Guerra Junqueira, uma  importante personalidade da cidade do Porto.
Pode ver mais sobre esta Casa-Museu neste post do blog AQUI.







Já existem vários edifícios reabilitados na Rua de Dom Hugo, mas algumas casas ainda apresentam detalhes com histórias...




O passeio segue até o princípio das Escadas das Verdades, onde encontrava-se uma das portas das muralhas medievais, e por onde espreitamos o rio Douro e os seus barcos rabelos...


vale a pena também descer e desvendar mais segredos de um Porto medieval, pelas Escadas das Verdades...


mas como o passeio é pela Rua de Dom Hugo, seguimos...


e nos deparamos com a bela visão do edifício de fachada estilo barroco, do Paço Episcopal do Porto...



e a envolvência do Terreiro da Sé...





E assim como no princípio da rua, no fim também encontramos um chafariz, este chamado Chafariz da Rua Escura, construído no Século XVII...


e é também onde começam uma série de outras ruelas muito típicas do centro histórico da cidade, e que também merecem ser exploradas.




E o melhor do passeio da Rua de D. Hugo, é chegar ao fim e ter uma vista fantástica sobre a cidade e o rio...



É impossível não gastar alguns minutos ali para simplesmente contemplar a cidade e ouvir o som das gaivotas a sobrevoar...



Turistas e locais, deixem-se encantar pela Rua de Dom Hugo!





Vem para o Porto e região?



Exibir mapa ampliado

Comentários

  1. Portuense de alma e coração, só no outro dia descobri estes encantos. Tirei fotos, quase que às mesmas coisas, mas não tão boas.

    ResponderExcluir
  2. São muitos encantos que os portuense não conhecem. É incrível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário