Festa do Caldo. A festa de aldeia que é um festival multicultural... aqui ao lado do Porto.
Em Quintandona. A aldeia de xisto, mesmo próximo do Porto
Para completar a minha série de posts sobre Quintandona, a belíssima aldeia de xisto que eu descobri, aqui muito próximo do Porto, nada melhor do que escrever sobre a grande Festa do Caldo.Esta festa acontece todos os anos desde 2007 quando a aldeia passou a ser recuperada e preservada, sempre no terceiro fim de semana de Setembro.
É certo que nos meses do Verão há festas por toda parte no país, viver em Portugal me faz mesmo acreditar que nós brasileiros temos uma herança portuguesa que se chama: festa!
É fantástico como o povo português gosta de celebrar tudo. E tudo em grande!
Descobrir a Festa do Caldo foi para mim uma surpresa quase que indescritível. Não se trata apenas de uma festa de aldeia. É um festival! De cultura, arte, tradição gastronomia e muita harmonia entre as pessoas...
A Festa do Caldo:
São três dias intensos. Mágicos.Não pense que esta é uma festa de aldeia frequentada só pela gente da terra. As pessoas vem de toda parte. Da região do Porto, de Braga, Barcelos e muitas cidades do Norte de Portugal e Espanha.
Um festival multicultural com pessoas de todas as idades....
Gente bem disposta, que ama este lugar, esta festa e as tradições...
Todos abrem os quintais das suas casas para receber as pessoas em "pequenas tasquinhas".
Todos são bem-vindos!
Há música de todos os estilos em vários palcos e também animação de rua e apresentações teatrais.
Na aldeia de Quintandona, existe um centro cultural chamado Casa do Xiné que além de fazer eventos culturais durante todo o ano na aldeia, também trata de animar a Festa do Caldo.
A gastronomia também é o ponto alto da festa. Ir à Festa do Caldo é saborear tradição. Numa das outras edições escrevi sobre as delícias que encontramos por lá.
o quintal de uma casa que abre as portas para quem vem comer! |
arte e música por toda a aldeia |
Quando Quintandona começou com o seu processo de recuperação e passou a ser considerada aldeia preservada, os poucos habitantes e empresários que acreditavam na aldeia, passaram a organizar a Festa do Caldo com o objetivo de divulgar a belíssima aldeia de xisto que está a 30 kms do Porto e também angariar fundos para cada vez tornar a aldeia um lugar especial.
Chama-se Festa do Caldo, numa espécie de homenagem e para nunca se esquecer que em tempos muitos difíceis, a população rural daquela região não tinha mais do que apenas um caldo para comer.
Por isso, o Caldo é a atração principal da festa.
o caldo que era sempre preparado em fogo à lenha nestas antigas panelas de ferro com três pernas |
sem hora para acabar |
Quando e como chegar:
A Festa do Caldo em Quintandona, acontece todos os terceiros finais de semana de Setembro. Da tarde de Sexta-Feira até a noite de Domingo.
A partir do Porto, se vai de carro, pela auto estrada A4 sair em Campo e seguir para Lagares.
Pode ir também de comboio/trem, pela Linha de Marco de Canaveses e descer na estação Recarei-Sobreira, lá o ideal é ir de táxi até Quintandona ou então utilizar o transfer disponível pela organização do evento.
Todas as informações detalhadas, podem ser encontradas na página do Facebook da Festa do Caldo.
Vale a pena também, a experiência de ficar hospedado na região de Quintandona e assim aproveitar os 3 dias de festas na totalidade.
Se vive no Porto e região ou vem visitar o Norte de Portugal no mês de Setembro, já sabe que no 3º fim de semana do mês, há uma festa a poucos quilômetros do Porto, que é muito mais que uma festa tradicional de aldeia é um festival de arte, cultura, gastronomia e muita animação!
Porque o Porto encanta.... e Quintandona também!
Vem para o Porto e região?
Comentários
Postar um comentário