Do Porto para... Quintandona! Uma Aldeia linda!




A poucos Kms do Porto.


Sim... chama-se Quintandona  e é uma  Aldeia de Xisto típica e preservada. Linda!
Pertence a Penafiel, muito próximo do Porto.
De fácil acesso e parece incrível, que a aproximadamente 20 minutos de carro, chegamos num mundo à parte. O mundo das aldeias preservadas que tanto nos rementem a tempos passados.

Um projeto de restauração que deu início em 2006/2007 e que  trouxe nova vida a esta aldeia onde muitas das casas estavam abandonadas, que hoje estão recuperadas e mantém as fachadas originais de outros tempos onde eram construídas com xisto/lousa (uma rocha metamórfica laminada que era retirada em blocos das grandes rochas para construções destas casas tão típicas de Portugal e também de outros países da Europa).





O efeito do xisto nas construções é fantástico. Parece que as casas se integram na paisagem. O solo também é de xisto. Um passeio por aquelas ruelas encanta-nos. Olhar os detalhes, conversar com as pessoas, ver como eram as casas de antigamente...





Marcas do tempo. Como esta capela de mais de  200 anos...


Há também por lá. muitas atividades culturais.um Centro Cultural com exposições, peças teatrais e concertos o ano todo. E é ali que está sediado o grupo "Os ComoDEantes", que faz apresentações com uso de máscaras e textos baseados na vivência do povo. Para manter as tradições.


                              

É quase inacreditável, mas é em Quintandona que encontramos um dos melhores winebar do país.
A Casa da Viúva é um lugar muito especial. Com uma decoração única, vinhos escolhidos a dedo pelo Paulo Sousa que privilegia pequenos produtores e vinhos diferentes do circuito comercial.
Os petiscos, as sangrias e as sobremesas são divinos!





Para quem quer  dias de sossego e tranquilidade junto a natureza perto do Porto, pode dar uma escapadinha de fim de semana ou de férias e se hospedar na belíssima casa de campo que lá existe. É a Casa Valxisto , com quartos confortáveis, ambiente familiar, piscina com vista para as plantações da região.



Sou eternamente grata à amiga/leitora Emília Rodrigues que me apresentou à Quintandona.
Uma vez  que a maioria das Aldeias de Xisto estão localizadas no centro de Portugal, é um privilégio ter este lugar fantástico aqui perto de nós... no Porto.Com toda a natureza ao redor.




Quintandona é uma Aldeia de Xisto  próxima do centro urbano do Porto que nos permite o contato com estas coisas tão tradicionais e preservadas, e o melhor, junto à natureza. Ideal para levar os mais pequenos e dar a conhecer um mundo muito diferente do que vivemos hoje na cidade.



E o melhor!! Todos os anos, no 3º fim de semana de Setembro acontece uma grande festa. É a Festa do Caldo de Quintandona, um evento a não perder porque é mais do que uma festa de aldeia, é um grande festival cultural e gastronômico.
Não deixe de visitar! Quintandona e a Festa do Caldo!

Saiba mais neste post do blog tudo sobre a: Festa do Caldo de Quintandona


Quintandona:

Na A4 sentido Vila Real, sair na saída: Campo/Baltar. Ir em direção a Recarei, Sobreira, depois a Lagares, seguir as indicações da  Rota do Românico e já encontra a placa...



Ou de comboio/trem de Porto São Bento para Penafiel, descer em Recarei/Sobreira e pode pegar um táxi. A  distância é 3,7km.



Exibir mapa ampliado


Faça  a sua reserva na Casa Valxisto: AQUI

Comentários

  1. MARAVILHOSO! Tá cada vez mais difícil ir pra Portugal e ter que vir embora...
    Beijos,
    Luciana Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luciana! Já acrescenta na lista para conhecer :) bjs!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rita! por divulgar a minha terra (Penafiel).

    ResponderExcluir
  4. Pedro Martins, para mim é uma honra ter conhecido lugar tão bonito!

    ResponderExcluir
  5. A minha Penafiel é linda, que orgulho ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi, me tira uma dúvida. Na estação de comboio Recarei tem táxis disponíveis para a Aldeia Quintandona? E para voltar, há táxis na aldeia? E quanto custa mais ou menos o trajeto? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi

      Sim, pode pegar um taxi em Recarei, o melhor é combnar a volta com o mesmo taxista.ou ele espera ou maraca um horário e vem lhe buscar depois. Sendo assim, melhor é negociar o preço com o taxista. Deve ser aproximadamente 10 euros o trajeto. Disponha.

      Excluir

Postar um comentário