Igreja de Santa Clara... uma obra de arte!

Igreja de Santa Clara do Porto coberta de talha dourada nas paredes , teto e altares

A pura expressão do barroco.

|Atualizado em Novembro de 2021|
Oito anos separam estas duas fotografias. A primeira foi feita a poucos dias, em Outubro de 2021, quando a Igreja de Santa Clara do Porto foi reaberta ao público depois de cinco anos de um longo trabalho de restauro.
Mas foi em 2013 que escrevi este post do blog e já naquela altura fiquei totalmente envolvida com tanta beleza desta igreja quase que escondida pelo seu portal no Largo 1º de Dezembro, próximo da Catedral.
Esta foto abaixo expressava a necessidade urgente de uma intervenção antes que tudo fosse perdido.


interior da Igreja de Santa Clara do Porto antes de ser restaurada

Mesmo sabendo que era preciso restaurar, a frase que me veio a cabeça quando entrei pela primeira vez na Igreja de Santa Clara foi: isto é uma obra de arte!
E foi por acaso que eu a descobri. Ao passar por ali, nas proximidades da Sé, à caminho da cabeceira da Ponte  Luiz I, bem próximo das Muralhas Fernandinas, é que reparei naquele bonito portal estilo barroco, bem ao lado do que seria o antigo Mosteiro de Santa Clara e onde hoje funciona um Centro de Saúde e outras instituições dedicadas à crianças e idosos.

fachada do antigo convento de Santa Clara no Porto por entre árvores
edifício do antigo convento construído inicialmente no séc. XV

Vale lembrar que as clarissas, estavam instaladas desde o séc. XIII em um outro convento em Entre-os-Rios, região afastada do Porto e por um desejo da rainha Filipa de Lencastre que faleceu no princípio do séc. XV, o seu marido D. João I mada construir o convento e a igreja dentro das muralhas do Porto,  como assim prometera à esposa.

Convento e Igreja de Santa Clara junto às muralhas do Porto


portal estilo barroco da Igreja de Santa Clara do Porto
Portal Barroco de 1697 reformado no séc. XVIII

 
Ao atravessar o Portal Barroco,  a igreja apresentava uma estrutura arquitetónica gótica com apontamentos no estilo barroco, tudo em granito, que depois do restauro recebeu uma pintura branca nas paredes exteriores.

Fachada antiga da Igreja de Santa Clara do Port

fachada antiga da Igreja de Santa Clara do Porto e portal barroco

                                
fachada restaurada da Igreja de Santa Clara do Porto
A fachada atual

A porta  principal da igreja, a exemplo de vários mosteiros femininos encontra-se na parede lateral.
Na minha primeira visita à igreja de Santa Clara, pude observar pelos detalhes de arquitetura manuelina, que estava diante de um monumento muito antigo da cidade. Aproveitando a porta entre-aberta, não perdi a oportunidade de  entrar e penso que nunca vou esquecer a sensação que senti quando me deparei com tamanha beleza. 
Todo o interior da igreja é preenchido por talha dourada intercalada com pinturas e imagens policromadas. É certo que tudo aquilo estava a precisar de um grande restauro mas mesmo assi,  aquele trabalho extraordinário naquelas paredes e no tecto tiraram-me o ar.


teto e paredes em talha dourada da igreja de Santa Clara do Porto antes de ser restaurada

imgem de São Francisco e de um anjo em talha dourada

pormenor do tecto da Igreja de Santa Clara


Nessa altura, conheci a D. Palmira, uma das  voluntárias  que  recebiam os visitantes e davam informações sobre a igreja. Ela disse-me que a maioria das pessoas que vivem no Porto não conhecem a Igreja de Santa Clara, este belíssimo exemplar de talha dourada do Barroco Joanino.
Disse também que a igreja iria fechar porque devido a problemas de infiltrações, todo aquele trabalho precioso estaria sendo prejudicado e que a igreja que é classificada como Monumento Nacional, vai sofrer uma imensa intervenção de recuperação interna e externamente.
Por isso, permitiu-me fazer várias fotografias para que num futuro ainda indefinido eu pudesse regressar para ver a renovada Igreja de Santa Clara. 


janela e tecto da Igreja de Santa Clara do Porto

janelas e teto da igreja de Santa Clara do Porto

imagens de santos em altar de talha dourada da Igreja de Santa Clara do Porto antes de ser restaurada

Este futuro chegou em Outubro de 2021, e a emoção de vê-la renovada depois de cinco anos de um trabalho de muita dedicação e que não parou, mesmo durante o período mais grave da pandemia, foi muito forte.
As fotos atuais mostram porque a igreja também é conhecida como a "caixa dourada". Uma caixa de madeira talhada que cobriu as suas antigas paredes que originalmente só tinham pinturas no próprio granito e que também receberam azulejos no séc. XVI.

altares e paredes revestidos em talha dourada da igreja de Santa Clara do Porto depois de ser restaurada

pormenores da talha dourada da igreja de Santa Clara do Porto depois de ser restaurada


com olhar atento conseguimos encontrar algumas paredes
com vestígios de pinturas do período gótico


parede de azulejos À volta de porta na Igreja de Santa Clara do Porto

Os azulejos também foram restaurados, lembro-me que em 2019 passei por lá e vi um pouco do trabalho minucioso de um dos restauradores:





Agora a Igreja tem um circuito de visitação que passa pelo coro alto, um espaço museológico e ainda a visualização de um vídeo onde podemos acompanhar um pouco dos trabalhos de restauro.

mulher restaurando o tecto da Igreja de Santa Clara do Porto


peças de arte sacra no museu da Igreja de Santa Clara do Porto

detalhes do órgão da igreja de Santa Clara do Porto
o órgão está em pleno funcionamento

cadeirões, retábulos, azulejos do coro alto da Igreja de Santa Clara do Porto
o coro alto

É incrível pensar que aquelas clarissas dedicavam a sua vida à clausura e livre dos valores materiais, mas fizeram da sua igreja uma representação esplendorosa do barroco, com doações de seus próprios bens e de patronos, como a família dos Ferrazes cujo brasão encontra-se à esquerda no altar-mor da igreja.

vista da igreja de Santa Clara do Porto através das grades do coro alto


Na época da sua inauguração em 1426,  contou com a presença solene do Rei D. João I e seus filhos D. Fernando e D. Afonso. Daquele período ainda encontramos intacta a pia batismal em granito.

pia batismal em granito junto aos bandos da igreja de Santa Clara do Porto

A sua estrutura arquitetónica gótica dos séculos XV e XVI deu lugar ao barroco, durante  o séc. XVIII, quando a maioria das igrejas passam por fortes transformações e os seus interiores começam a receber este tipo de arquitetura que trouxe movimento cenográfico aos cultos religiosos.

Aqui fica um pequeno vídeo sobre este processo de restauro, onde nos minutos iniciais o atual Bispo do Porto fala com orgulho desta igreja, o que não aconteceu no período em que ela foi construída no séc. XV, quando o bispo não era a favor do deslocamento do Convento de Santa Clara para dentro das muralhas da cidade, o que traria uma certa "concorrência" à Sé do Porto. 
Os tempos mudaram e hoje todos tem orgulho desta "caixa dourada".


 


É uma das visitas obrigatórias!


Igreja de Santa Clara
Largo Primeiro de Dezembro
todos os dias das 10 às 18h
Bilhete: 4 euros

Estação de metro e de comboios/trens: São Bento



Comentários

  1. É linda esta igreja, rica em todo o seu espólio.

    Por acaso à cerca de 30 anos tive o privilégio de ter a igreja fachada só para mim e tenho uma colecção de slides que nessa altura tirei.

    Não esquecer que pelos jardins do Convento temos acesso à muralha fernandina, um dos muito e excelentes miradouros que o Porto possui.

    Paulo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Sim Paulo, é uma das igrejas mais lindas que já visitei. E bem lembrado sobre a possibilidade ao acesso às muralhas.
    Obrigada pelo comentário!
    Rita Branco

    ResponderExcluir
  3. Adorei fazer essa visita com você. Se me encantou sem restauro, imagino quando essa obra prima estiver toda restaurada! Além da beleza e do patrimônio inquestionáveis, ainda tem a paz que se sente ali dentro. Bom ter esses belos postais. Lindas recordações com esse post.

    ResponderExcluir
  4. Sim Isabella e ainda tivemos o priviégio de conhecer outros recantos graças aos senhores voluntários que nos receberam :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário