quinta-feira, 5 de março de 2015

Porto, quantos dias ficar?

Se você está programando a sua viagem para a Europa, e pretende nos seus 20 dias de férias conhecer 37 cidades, saiba que este tipo de turismo está chegando ao fim.
Cada vez mais o turismo está virado  para as experiências que vivemos em determinados países/cidades.
Conhecer a fundo suas culturas, seus sabores, as pessoas e os segredos das cidades, este é o novo conceito do turismo. É o turismo de qualidade e não de quantidade.

E qualidade não quer dizer necessariamente caro. O Viaje na Viagem, um dos maiores sites de viagem do Brasil, publicou um excelente artigo sobre como não deixar de viajar para o exterior quando há subidas do dólar e consequentemente do euro em relação ao real.
Vale a pena ler: AQUI.

Por isso, se você está programando a sua viagem deste ano, pense em conhecer um país ou uma cidade que você quer muito conhecer, ou que tem a ver com as suas origens. E invista nesta viagem.
Eu particularmente, acho que todo o brasileiro que vem para a Europa, é obrigado a conhecer Portugal, o país de onde saíram os nossos descobridores e de onde herdamos tantas coisas.



Mas se você vive em Portugal, e quer conhecer a cidade que mais se tem falado nos últimos tempos, também vale a pena vir ao Porto com mais tempo e saber porque esta cidade e suas gentes tem uma identidade tão própria.




Muito bem, a pergunta é: Quanto dias ficar no Porto?
Quanto mais dias... melhor, mas sinceramente... no mínimo... 5 dias.
E por que?

Porque o Porto é uma cidade para se sentir. É para andar a pé.
As fotos dizem por si. O Porto é uma cidade em cascata...



consequentemente é uma cidade cheia de subidas e decidas, com escadas escondidas que vale a pena serem descobertas, Os degraus são em granito...




o Porto tem ruelas estreitas que nos chamam, e em cada uma delas há detalhes e pormenores . Olhar para o alto e ver as varandas,   para as paredes e deixar se encantar pelos azulejos e por todos os detalhes...  tudo pede uma fotografia...







Isto pode ser cansativo para se fazer com pressa. Há que se fazer um pouco por dia. Ou então, alternar uma caminhada com uma parada num café, ou numa taberna para descansar...



Junta-se a tudo isso, os lugares que não se pode deixar de visitar no Porto. Veja AQUI, quais são.

Outra dica interessante: ficar muitos dias na mesma cidade, e alugar um apartamento turístico, faz-nos sentir moradores da cidade. Sem as formalidades e horários dos hotéis, num apartamento turístico dá fazer algumas refeições preparadas por nós mesmo. Isto implica ir aos mercados, mercearias e feirinhas  e comprar o que os locais compram. e ir para "sua casa"  no Porto.



Depois de um dia intenso de caminhadas e de locais a descobrir, abrir a sua própria garrafa de vinho, cortar o queijo, o presunto e aquele pão caseiro na "sua casa"... não tem preço...
Ao ficar mais dias no Porto, tem a oportunidade de descobrir restaurantes frequentados por locais, saber  onde eles fazem os pequenos almoços/cafés da manhã e onde comem os seus doces portugueses preferidos.

Ir para a Foz num elétrico/bondinho, conhecer a parte moderna da cidade na região da Boavista e do Museu de Arte Contemporânea na Fundação Serralves, e da Casa da Música é outra programação que ocupa um dia inteiro...






A cidade do Porto não pára, há eventos culturais, festas e mercados na rua sempre! Por isso, ficando mais tempo por cá,  você vai ter tempo de desfrutar destes momentos. Falar com os locais, fazer um workshop, tudo isto vai fazer você interagir com a cultura da cidade....  e lembre-se a língua portuguesa é a nossa língua. Tudo fica mais fácil. Puxe conversa com um portuense e você vai se deliciar!



Os jardins também são para aproveitar... e o Porto tem muitos! Lindos, excelentes para passeios, piqueniques e descansos também!


Quem gosta de futebol, vai adorar ir ao Estádio do Dragão, torcer pelo clube local. Tudo faz parte para se sentir como um morador da cidade.

Se ficar 5 ou mais dias no Porto, você vai ter tempo de ir e vir para cidades próximas, como Braga, Guimarães e Aveiro. Da estação de São Bento, os comboios/trens saem e chegam destas cidades com ótima frequencia.



Do Porto para o Douro  Vinhateiro também é um passeio inesquecível. E para quem quer aproveitar este Vale que eu costumo chamar de Santuário do Vinho, deve ficar por lá pelo menos 2 dias. É o ideal para conhecer a região, visitar quintas produtoras e fazer provas de vinhos...



E do Porto para... Portugal, você tem um país cheio de belezas, sabores, aromas e culturas.
Um país com 960 Kms de Norte a Sul e 832 Kms da costa atlântica até a fronteira com a Espanha, há muito que conhecer! O Minho, a Serra da Estrela, Coimbra, as Aldeias Portuguesas, Lisboa, o Alentejo e o Algarve. Turismo para todos os gostos.
Descubra o Porto. Descubra Portugal.
Dedique mais do que um ou dois dias por aqui. Desfrute e viva experiências inesquecíveis!




Faça da sua próxima viagem... um encanto!






7 comentários:

  1. Eu adorei o teu roteiro para ver o Porto.......a melhor cidade do mundo......mas eu sou tripeiro e, descontando a dormida que quero fazer na minha casa........O roteiro parece-me bem, muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Já estou super empolgada para ir ao Porto! Estamos planejando pelo menos uma semana! :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita.
    Eu e meu namorado vamos ficar 3 dias em Porto (10-11/2016 a 13/11). Por favor, veja se o roteiro abaixo, será necessário incluir ou tirar alguns passeios? Por favor, por favor.
    É que você tem muito conhecimento do assunto. Adoro seu blog.

    Avenida da liberdade e dos Aliados
    Livraria Lello & Irmão
    Torre dos Clérigos
    Palácio da Bolsa
    Praça da Ribeira
    Ponte Luis I
    Teleférico da Gaia
    Estação de Trem São Bento
    Caves do Vinho do Porto
    R. Santa Catarina
    Café Majestic
    Igreja de Santa Clara
    Muralhas Fernandinas

    (Não está na sequência). O último dia talvez, vamos para o Parque Nacional de Gerês.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir