quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Festa do Caldo. A festa de aldeia que é um festival multicultural... aqui ao lado do Porto.

Para completar a minha série de posts sobre Quintandona, a belíssima aldeia de xisto que eu descobri, aqui muito próximo do Porto (se ainda não viu o post, veja: AQUI), nada melhor do que escrever sobre a grande Festa do Caldo.
Esta festa  acontece todos os anos desde que a aldeia passou a ser recuperada e preservada, sempre no terceiro fim de semana de Setembro.
É certo que nos meses do Verão há festas por toda parte no país. Viver em Portugal me faz mesmo acreditar que nós brasileiros temos uma herança portuguesa que se chama: festa!
É fantástico como o povo português gosta de celebrar tudo. E são imensas festas.
Descobrir a Festa do Caldo foi para mim uma surpresa quase que indescritível. Não se trata apenas de uma festa de aldeia. É um festival! De cultura, arte, tradição gastronomia e muita harmonia entre as pessoas...





São três dias intensos. Mágicos.
Não pense que esta é uma festa de aldeia frequentada só pela gente da terra. As pessoas vem de toda parte. Da região do Porto, de Braga, Barcelos e muitas cidades do Norte de Portugal e Espanha.
Um festival multicultural com pessoas de todas as idades....


Gente bonita...







E muito bem disposta...



A Festa do Caldo tem como objetivo, levar-nos a uma viagem ao tempo em que o caldo era por muitas vezes a refeição mais importante da população rural portuguesa...


A recriação de alguns ambientes e  vestimentas nos remetem a outros tempos..



 Os produtos regionais são o destaque da gastronomia...



Pelas ruelas da aldeia o vai e vem das pessoas, mistura-se com as apresentações teatrais e animações de rua...






Os moradores da aldeia, transformam as suas casas em tasquinhas e tendas de artesanato e quase que entramos em suas casas durante a festa...



Um ambiente incrível, com muitas coisas distantes do mundo urbano...





As crianças adoram..




E todos se entendem muito bem...



Muita música e muita dança. Estes são alguns dos segredos da Festa do Caldo que une tanto as pessoas...





E nas poucas horas que estive em Quintandona, na Festa do Caldo, só me ficou uma certeza: a de voltar no próximo ano e aproveitar ainda mais este festival cultural, gastronômico e tão tradicional bem aqui... ao lado do Porto.


Ver mais fotos aqui: Facebook/OPortoencanta

Na página do Facebook da Festa do Caldo (AQUI)  também é possível ver fotos incríveis dos 3 dias da Festa.

O Verão acabou, deixou saudades e por isso, fica a dica para o próximo ano.
Se vive no Porto e região ou vem visitar o Norte de Portugal no mês de Setembro, já sabe que no 3º fim de semana do mês, há uma festa a poucos quilômetros do Porto, que é muito mais que uma festa tradicional de aldeia é um festival de arte, cultura, gastronomia e muita animação!




Nenhum comentário:

Postar um comentário