O primeiro Master Port em Portugal.

 

Três homens de terno posando para fotografia e o do meio está segurando uma premiação

Chama-se Vasile Grebencea, nasceu na Moldávia mas já está há muitos anos em Portugal. Tem uma vida profissional dedicada ao mundo dos vinhos, passou por vários restaurantes, bares e outros setores da enologia. Hoje é um dos proprietários e escanção do Dogma Bar no Porto. E a partir de Outubro de 2025 é o embaixador do vinho do Porto junto de consumidores e profissionais de vinhos em todos os mercados.

Ele é o vencedor do primeiro Master Port  realizado em Portugal. Um concurso internacional e  único dedicado à um vinho de denominação protegida. É  organizado pelo IVDP, Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro em parceria com a AEP, Associação dos Escanções de Portugal. 

São várias provas teóricas e práticas que envolvem temas relacionados ao vinho do Porto como produção, história, marcas, colheitas, harmonizações e serviço.

Acompanhei a final deste primeiro concurso realizado em Portugal e confesso que é bastante rigoroso e só ao assistir já nos coloca um bocado nervosos, só imagino para os finalistas.

salão laranja com cortinas brancas um lustre com várias lâmpadas e 5 pessoas em pé, uma televisão atrás deles

O júri composto pelos presidentes do IVDP e da AEP, e outros enólogos especialistas em vinho do Porto.

2 homens e uma mulher abrindo garrafas de vinho com vários copos e a mulher está com os copos na bandeja
Os três finalistas em prova prática

 
Pessoas sentadas em duas mesas numa sala laranja cm cortinados e lustre brancos, olhando para o ecrã de uma televisão
e prova teórica

O vinho do Porto é um vinho de excelência produzido na região do Vale do Douro um lugar que para além de beleza única é uma região demarcada e por isso só ali pode ser produzido.
É um vinho rodeado de momentos de avaliação rigorosa, como este concurso que elegeu o Master Port Portugal. Mas também de análise, fiscalização e certificação realizadas pelo Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro com sede no Centro Histórico do Porto. 
Um edifício belíssimo que pode ser visitado de Segunda a Sexta-Feira com entrada gratuíta.

Sala de provas do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto com mesa oficial de provas, banco brancos, máqui de servir vinhos e roupa da confraria do vinho do Porto
Veja mais sobre o edifício do IVDP: AQUI


E no mesmo edifício pode visitar o Centro Interpretativo do vinho do Porto e saber muito mais sobre este vinho tão emblemático de Portugal:

Várias fotos e painéis interpretativos sobre a região do Vale do Douro e os vinhos do Porto
Ver mais: AQUI


Não é por acaso que que eu digo nos meus Passeios que o vinho do Porto é uma história dentro de uma garrafa. 
Quando for provar ou desfrutar de um copo de vinho do Porto, vai com certeza lembrar que o rigor faz dele o vinho tão admirado por todo o mundo.

Comentários