Burel: das ovelhas da Serra da Estrela ao rótulo do vinho Defio.
Já havia passado pela sua cabeça ver um rótulo de uma garrafa de vinho feito de lã Burel?
Talvez para quem está lendo este artigo a partir do Brasil nem se quer imagina o que é o Burel.
Falar do Burel é falar da Serra da Estrela que para além de produzir o famoso queijo amanteigado e ser a região de Portugal ideal para quem quer ver neve no Inverno, é também onde surge este tecido artesanal feito a partir da lã das ovelhas das raças Bordaleira, Churra e Merina.
Já estive na Serra da Estrela no Outono, o que eu recomendo muito, porque a paisagem é belíssima e fiquei encantada com o trabalho incansável dos pastores e suas ovelhas produtoras de leite e de lã.
Com as baixas temperaturas que se fazem sentir na Serra da Estrela, as mantas feitas de Burel são as suas companheiras inseparáveis.
Estamos a falar de um tecido altamente resistente ao frio, chuva e à neve pela sua propriedade impermeável.
Dos capotes e mantas usados pelos pastores, este tecido atravessou gerações e uma das antigas fábricas do século XIX a Lanifícios Império foi adquirida, recuperada e transformada na Burel Factory, uma marca portuguesa que produz peças de vestuários e objetos de decoração de muito bom gosto e qualidade.
E da fábrica em Manteigas na Serra da Estrela, o Burel chega ao Porto numa loja lindíssima no coração da Baixa, na Rua Mouzinho da Silveira, 79.
E foi nesta loja da Burel Factory no Porto o lançamento do vinho Defio Branco Vinhas Velhas by Carlos Raposo, um pequeno produtor de vinhos da região do Dão que em parceria com as empresárias Sara Rodrigues Matos e Ana Sofia Oliveira proprietárias da marca Defio.
Um nome com encanto: " Defio significa "desafio" em Esperanto, uma língua criada no séc. XIX com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas de diferentes línguas e culturas, facilitando o entendimento internacional ".
O vinho fala por si:
O rótulo produzido obviamente pela Burel Factory, que aceitou este desafio inovador, é o resultado de um processo criativo onde se pensou cuidadosamente no formato em flor, na cor natural e na aplicação do mesmo à garrafa.
E assim como as mantas dos pastores, o rótulo é impermeável e por isso resiste ao gelo e às baixas temperaturas dos frigoríficos, tendo inclusive esta indicação na garrafa.
Conheça o mundo Defio da Ana Sofia e Sara Rodrigues : AQUI
E saiba mais sobre o longo processo da lã das ovelhas da Serra da Estrela ao Burel: AQUI
Comentários
Postar um comentário