VineVinu - os novos vinhos verdes que já chegaram com muita experiência.
VineVinu é um projeto que já nasceu bonito. Um projeto de cumplicidade entre pai e filho que une a larga experiência do Luís Cerdeira com a inovação e a criatividade do filho, Manuel Cerdeira.
Ambos enólogos nasceram no berço da famosa marca Soalheiro.
O Luís depois de 22 anos a serviço do laboratório da Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes, passou a dedicar-se com exclusividade ao projeto da família nos últimos 8 anos.
Com a sensação de dever cumprido em 2024 junto com o filho recém-formado em enologia no Reino Unido resolveu abraçar este novo projeto que pretende explorar a versatilidade do Alvarinho: desde a montanha até ao mar.
Fazer vinhos com a casta Alvarinho, a uva rainha dos vinhos verdes, é a especialidade de Luís Cerdeira e por isso pai e filho resolveram explorar ainda mais o seu potencial, alargando horizontes.
Em Melgaço, terra natal de Manuel e Luís Cerdeira e de onde saem os melhores vinhos Alvarinho, eles criaram o vinho Genese, o vinho da montanha.
Mas... inovação é a palavra de ordem do projeto VineVinu e resolveram então sair da zona de conforto.
Vieram para perto do mar e perto do Porto. E em Famalicão, terra granítica e argilosa, afinal o mar está logo ali a 20 kms, a magia fez-se com o nome Almanua, um vinho que permite um blend de várias castas, mas o Alvarinho está sempre em maior quantidade.
Vocês sabem que eu não sou especialista em vinhos. Gosto do mundo dos vinhos, das histórias que os vinhos tem para nos contar e das pessoas que fazem parte destas histórias.
E por isso estou sempre a procura de coisas deste gênero para mostrar aos meus clientes que querem sair da "caixa" e assim como eu, são curiosos, querem lugares diferentes e nem sempre ir aonde todos vão.
Conheci o Manuel Cerdeira num evento de vinhos em Fevereiro deste ano no Porto e logo me encantei com o projeto: vinho feito pelos melhores, próximo do Porto, com fácil acesso de comboio/trem e de braços abertos para receber.
Esperei pela Primavera, quando tudo está verde, chamei minha amiga Paula Calheiros do blog Viver o Porto e fomos as duas apaixonadas que somos pelos comboios/trens de Portugal, com destino a Famalicão, pois o Manuel Cerdeira e a Carolina Osório - responsável pela comunicação da marca, estavam prontos para nos receber.
E já começamos com a simpatia da Carolina a nos conduzir pelas vinhas, a contar suas histórias ligadas ao mundo dos vinhos e a sua paixão por este novo projeto dos Cerdeiras.
Nas vinhas brindamos e conhecemos de perto o que há de especial por ali e todo o potencial do terroir para ir mais além e inovar.
![]() |
Para mim, uma experiência de vinhos é completa quando podemos estar em contato direto com as plantações |
Na adega a magia continua. É lá que o vinho vai estagiar e os enólogos vão decidir o seu tempo e local certo para chegar ao resultado pretendido.
A partir dali tudo é uma surpresa para o visitante. A informalidade e o bom gosto estão sempre presentes.
Isto é um ambiente de trabalho e como tal, na minha modesta opinião, é assim que deve ser apresentado. Nada de muitas produções, o mundo dos vinhos é rico, mas é rico em histórias de pessoas que sabem fazer, rico em paixões e em expectativas. Não precisa de um ambiente luxuoso porque a simplicidade no mundo dos vinhos é sempre o luxo.
Para mim estar naqueles armazéns com praticamente cem anos fez parte da experiência, a Carolina nos explica inclusive detalhes da arquitetura do lugar. Vale lembrar que antigamente ali já se produziam vinhos de outro produtor.
As visitas na VineVinu são feitas em apenas alguns dias chamados de Portas Abertas e que são divulgados no Instagram.
Visitas em outros horários, para já, são feitas através de profissionais de turismo. Vamos?
Garanto que vale a pena!
Comentários
Postar um comentário