Palacete Severo. O hotel de charme que reúne luxo, arte e gastronomia.
E com o Brasil à mistura.
Mas já falo mais a respeito a seguir. Primeiro, vamos ao hotel que fui convidada a conhecer, que se instalou num belíssimo palacete na região da Boavista e que está localizado na rua que tem o nome do arquiteto, engenheiro, arqueólogo e escritor que o construiu: Ricardo Severo.
O hotel pertence aos proprietários da galeria francesa Perspective Galerie que apaixonaram-se pelo Porto e pelo antigo palacete do início do séc. XX e que foi totalmente recuperado para ser hoje um espaço inovador que traz arte para o hotel de luxo com apenas 20 quartos e suítes.
O projeto ficou a cargo do renomado designer de interiores do Porto, Paulo Lobo.
O grande restauro do Palacete Severo trouxe de volta toda a beleza de uma casa projetada por um homem a frente do seu tempo, destacando o trabalho de madeira, os vitrais e os muitos pormenores.
Ao mesmo tempo em que se procurou manter todo o passado e a história da casa, a modernidade foi a grande aliada no que diz respeito ao conforto e bom gosto dos quartos e outras áreas do hotel.
As obras de arte estão sempre presentes.
Há também spa, piscina, biblioteca, uma sala para eventos ou reunião. Por isso o Palacete Severo é perfeito para quem vem ao Porto para negócios e/ou lazer. O hotel é um verdadeiro refúgio no centro da cidade.
O hotel conta com 2 restaurantes que são abertos ao público e estão sob o comando do chef Tiago Bonito que já traz na bagagem uma estrela Michelin e que convida a uma viagem sensorial com sabores únicos nos jantares de Quinta à Domingo do restaurante Éon.
Já no Bistrô Severo, a proposta é mais informal e criativa sem perder a excelência no serviço. Aberto todos os dias para o almoço e onde o chef Tiago Bonito vai contar com a brasileira Mirna Gomes.
E começo então a falar do Brasil no Palacete Severo.
No dia que conheci o hotel, vim a saber que Ricardo Severo viveu no Brasil. Quis saber mais.
Fui pesquisar, afinal quem era Ricardo Severo que tem um palacete e uma rua com o seu nome no Porto?
imagem e informações a seguir: Universidade do Porto - Antigos e Ilustres estudantes (sigarra.up.pt) |
Ricardo Severo nasceu em Lisboa em 1869 e faleceu em São Paulo, Brasil em 1940.
Estudou engenharia na Academia Politécnica do Porto. Foi fundador, editor e escritor da revista Portugália, e tinha como tema central pesquisas arqueólogas.
Devido as suas convicções Ricardo Severo desempenhou um papel bastante ativo na revolução republicana do Porto em 1891. Devido ao fracasso da tentativa inicial e para não sofrer represálias, fugiu para São Paulo no Brasil. Conheceu o construtor Ramos de Azevedo, com quem trabalho e posteriormente passou a ser seu sócio.
Em São Paulo casou com Francisca Santos Dumont, sim! Irmã do inventor Alberto Santos Dumont.
Tiveram 8 filhos, quatro nascidos em Portugal e quatro nascidos no Brasil.
Entre o final do séc. XIX e 1908 viveu em Portugal, retomando aos trabalhos de arqueologia através da sua revista Portugália.
Voltou definitivamente para o Brasil em 1908 e a partir de então dedicou-se a diversos trabalhos em revistas e também em projetos de arquitetura. Além de ser muito ativo em instituições ligadas à comunidade portuguesa no Brasil.
Dentre muitas obras que participou nos projetos de arquitetura, destaco a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo, o Edifício Bolsa de Mercadorias de São Paulo e Estádio do Pacaembu, também em São Paulo.
____________________
Reserve o Hotel Palacete Severo: aqui
Reservas para o Restaurante Éon e Bistrô Severo : +351 229 677 000
Comentários
Postar um comentário