O Estádio do Braga. Uma pedreira que se transformou num "poema físico".

foto panorãmica do Estádio de Braga com vários equipamentos amarelos no relvado


Braga é uma cidade a 50kms do Porto que podemos nos deslocar até lá de carro ou comboio/trem  e que se possível, sugiro ao visitante que dedique 2 dias para conhecer esta que é uma das cidades mais importantes do país e com muitas coisas para ver e fazer.

O turismo mudou e para fazer um turismo com qualidade você tem que fazê-lo devagar.
Foi-se o tempo em que você conseguia visitar Braga e Guimarães no mesmo dia. 
Em 2018 eu já escrevia sobre isto. Veja o post: Porque não vale a pena visitar as duas cidades no mesmo dia.

Braga é a cidade romana cheia de vestígios de séculos a.C., é a cidade das igrejas barrocas, dos jardins e ruas floridas, do fantástico Santuário do Bom Jesus do Monte, da gastronomia do Minho e muito mais.

Escadaria barroca do Santuário de Bom Jesus de Braga
Bom Jesus do Monte

Braga é a cidade que possui uma das obras mais importantes da arquitetura contemporânea de Portugal: O Estádio Municipal de Braga, onde joga o Sporting de Braga um dos maiores clubes portugueses e que nenhum jogador que vem de fora fica indiferente ao jogar naquele palco desportivo e poético, de autoria do arquiteto Eduardo Souto de Mora. 
A expressão "poema físico" que utilizei no título deste artigo tem  uma pequena história que conto rapidamente:
quando estive no Estádio do Braga para recolher imagens e informações, publiquei alguns vídeos nas redes sociais do o Porto encanta e recebi de um seguidor português um relato fantástico sobre um amigo que trabalhou com os arquitetos Álvaro Siza Viera e Eduardo Souto de Moura, e a este último foi solicitado o projeto para o Estádio Municipal de Braga. O arquiteto Souto de Moura apresentou um  projeto tão arrojado que se o deixassem fazer seria um auténtico "poema físico". E assim foi.

Construído para o Euro 2004, o estádio surge sobre uma antiga pedreira no alto do Monte Crasto, com capacidade para aproximadamente 30.000 lugares. 
Com o traçado arquitetónico de Eduardo Souto de Moura e a engenharia de Rui Furtado,  o estádio é quase um anfiteatro natural à semelhança dos anfiteatros gregos. As bancadas estão literalmente acima do que restou da pedreira e as coberturas sustentadas por cabos de aço. Junta-se a isso,  o espaço natural envolvente, sem bancadas nas extremidades do campo  proporcionando um cenário leve e muito diferente dos estádios convencionais. 



bancada do estádio de Braga e cobertura supensa por cabos de aço

lateral do estádio de Braga vista a partir de um jardim com uma bandeira braga e vermelha

 
vista aérea do Estádio do Braga
Imagem: webraga.pt 

As coberturas pendem discretamente, possibilitando que a água da chuva seja recolhida por dois imensos canais suspensos por pilares de betão, localizados bem ao lado das bancadas. A água é então drenada e aproveitada para rega do relvado/gramado e outros fins.

placard do estádio do Braga apoiado em pedras de granito, cabos de aço e canais de betão
o placar  gigante é o maior da europa e o quarto maior do mundo 

canal de betão ao lado da cobertura do Estádio do Braga
A água da chuva é reaproveitada graças a esta grande "bacia" que a recebe da cobertura


 Eu fiquei impressionada com a quantidade de  granito misturado com o betão (cimento) abaixo das bancadas. Não é por acaso que o estádio também é conhecido como A Pedreira.

piso inferior do estádio de Braga com escadas de betão por entre pedras de granito

o que sobrou da pedreira por entre as paredes de betão do estádio de Braga


paredes e escadas de betão do Estádio de Braga

A visita guiada ainda possibilita conhecer o museu do Sporting de Braga que  expõe com orgulho as suas taças  conquistadas pelo futebol, mas principalmente pelo futebol feminino e de praia que são as duas modalidades de destaque do clube. Além de exibir a história do clube que começou a partir do apoio do Sporting de Lisboa, por isso o seu equipamento/uniforme inicial ter sido verde e branco e só mudou para vermelho e branco devido ao encantamento do seu antigo treinador Jozef Szabo pelo Arsenal de Londres e por isso os jogadores do Braga também são chamados de arsenalistas.

várias taças expostas no museu do Estádio de Braga

Taça e fotografia do meninas do time do futebol femino de Braga

dois manequins expondo equipamentos do Sporting de Braga. Um verde e branco e outro vermelho e branco
do verde do Sporting de Lisboa para o vermelho do Arsenal de Londres

Para quem é apaixonado por arquitetura, por futebol ou pelos dois deve aproveitar sua visita à Braga para conhecer este que é um ícone da arquitetura desportiva.

Todas as informações sobre a visita em: scbraga.pt/visitas-guiadas-stadium-tour



Comentários