O Porto encanta 12 anos depois.

 

Rita Branco autora no blog o Porto encanta  fazendo pose em frente de um portal em granito com um gramado atrásem

Foi no dia 09 de Fevereiro de 2012 que o primeiro post do blog o Porto encanta foi para o ar. Meio tímido com poucas informações, mas com a certeza de que o Porto já encantava antes de ser este destino tão famoso em pleno 2024.

Era uma cidade vazia, com poucos turistas, principalmente os brasileiros. 
Praticamente não se ouvia nas ruas o português do Brasil. Era um público que não tinha o Porto nos seus planos de viagens e muitos menos um destino para viver.
Em 2012 eu já vivia no Porto há 7 anos (cheguei em Junho de 2005) e decidi então apresentar esta cidade cheia de monumentos belíssimos, histórias e encantos para os brasileiros com o objetivo de incentivá-los a visitar-nos. Confesso que comecei cheia de medo, porque era um destino desconhecido e eu era a primeira brasileira a escrever sobre a cidade. Eu não tinha a pretensão de ser a melhor, eu ainda tinha muito que aprender sobre a cidade e sobre o mundo da internet e dos blogs que ainda era um mundo novo. Mas eu queria que a minha voz atravessasse o Atlântico e dissesse aos brasileiros: venham! Esta cidade é encantadora!!

Nuca quis fazer um blog com todas as dicas básicas da cidade porque sobre os monumentos e lugares a visitar, já existiam muitas publicações. Eu queria despertar o interesse do turista em vir e se deixar perder pelas ruelas da cidade, observar a sua arquitetura, os azulejos, sentar à beira do rio Douro e simplesmente apreciar. 
Naquela época não havia Instagram e por isso o turista não tinha esta sede de fotografar e publicar tudo da sua viagem. Havia mais tempo para o turismo sem obrigações. 

Trago uma verdade: Portugal estava em plena crise financeira naquela época e eu criei o blog para que ele me desse retorno financeiro. Eu não podia me dar ao luxo de  sair pelas ruas do Porto a fotografar e a escrever sobre a cidade apenas por amor. E tive a sorte (ou talento) de já nos primeiros meses de o Porto encanta ter empresas a querer fazer publicidade para divulgar o seu negócio (hotel, restaurante, loja e etc) no blog. Tudo era novidade e tive os melhores parceiros do mundo que apostaram no meu potencial.
Sou grata para sempre por eles terem acreditado no o Porto encanta.

Em 2016, aconteceu a consolidação do blog quando eu organizei na cidade em conjunto com o Turismo do Porto o II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros e trouxe para o Porto 45 bloggers brasileiros que vivem na Europa para conhecer o Porto e divulgá-lo para os seus leitores. 
A partir daí, o Porto que encanta se consolidou definitivamente para o público brasileiro.
Surge então uma nova oportunidade: os turistas brasileiros que vinham para o Porto e chegavam a mim através do blog queriam conhecer "aquele" Porto encantador que eu mostrava  através do meu olhar.

Esta passou então a ser a maneira de remunerar o meu trabalho. Profissionalize-me e passei a guiar os leitores do blog e também seguidores das redes sociais pelas ruas do Porto. 
E já lá vão 10 anos que conduzo-os com muita paixão, profissionalismo, dedicação e exclusividade. Os Passeios são únicos, personalizados para cada tipo de turista. Nenhum passeio é igual ao outro. E tenho conseguido fazer com que estes turistas voltem ao Porto para conhecer ainda mais  a cidade e outras cidades aos arredores e também o Vale do Douro.

Desde o primeiro post do blog em 2012, muita coisa mudou. O Porto mudou, eu mudei e o blog mudou.
Apesar de resistir por muito tempo, passei a publicar muitas coisas de acordo com o que os algoritmos das plataformas exigem de quem produz conteúdos.
Hoje vejo através de outros criadores de conteúdos como isto é exigente e transforma-os em pessoas preocupadas com os algoritmos e sem querer, tudo vai se transformando em conteúdos iguais e pouco atrativos.

Decide voltar a olhar para o blog apenas como um veículo que comunica para as pessoas e não para os números. Afinal, o Porto encanta foi sempre feito para as pessoas.
Pode ser que daqui para frente você volte a ver mais posts  emotivos como era no princípio e menos precisos e impessoais ou até forçados apenas para agradar as plataformas digitais.

Obrigada a você que está por aqui desde o começo, para você que aparece por aqui de vez em quando e principalmente, a você que confia no meu trabalho para conduzi-lo pelos encantos do Porto e região.
Sem você nada seria possível.

Se não conhece o Porto, venha fazer comigo um Passeio com Sotaque Brasileiro e você vai ver porque é que o Porto encanta!


Comentários