Wine & Travel Week - Quando o mundo dos vinhos e do enoturismo passa pelo Porto.

 

Cartaz da entrada do evento Wine & Travel Week e 3 bolas de prata

E já há data para a próxima edição.


Estou a falar de mais um sucesso com a assinatura Essência e Co, a empresa detentora de vários eventos na área dos vinhos, sendo que o mais famoso é o já tradicional Essência do Vinho no Palácio da Bolsa, além de editar a Revista de Vinhos e a Revista Gula - do Brasil. 

Foi uma honra estar presente nesta primeira edição do Wine & Travel Week e ver acontecer uma série de eventos na cidade do Porto que reuniu tantos profissionais, produtores, jornalistas, bloggers, operadores turísticos  e muita gente envolvida ao fazer o melhor em vinhos e em enoturismo, um setor que estima atingir 100 milhões de turistas em 2025.

Este é  um evento dedicado à promoção do enoturismo de maneira interativa reunindo profissionais de todo o mundo numa semana onde aconteceram uma Feira Profissional, reuniões B2B, um Fórum sobre Inovação e Sustentabilidade, experiências e visitas às regiões vinícolas de Portugal e o maior evento de vinhos do país: o Essência do Vinho. E que contou com a parceria do Turismo de Portugal e da Great Wine Capitals Global Network. 

Tudo começou com um grande jantar de abertura que aconteceu no Centro de Eventos da Alfândega do Porto e que criou uma atmosfera única à volta da gastronomia e da música. O tema era a biodiversidade. A sinergia e a amizade fluíram instantaneamente entre os participantes.
 
uma grande mea de jantar com muitas pessoas, flores, velas e pratos e copos e talheres


um prato branco com borda azul e o menu de um jantar num folheto azul ao centro

alguns jovens e crianças batendo tambor, flores de outono no chão e ao fundo uma mesa de jantar com algumas pessoas

a gastronomia ficou  sob o comando dos chefes Arnaldo Azevedo, Rui Paula e Francisco Gomes

um prato de peixe, um copo de vinho e os rosto de duas mulheres ao fundo

uma mulher num palco a cantar, dois homens sentados a tocar guitarras, um homen a filmar e uma mesa de jantar com várias pessoas

Os dias que se seguiram foram de muitas conversas, trocas de conhecimentos e experiências e muito network entre os profissionais do enoturismo através de uma Feira Profissional, Reuniões B2B, Apresentações em estilo PopUps.

 

uma sal com alguns expositores e algumas pessoas a conversar



Enquanto isso, compradores,  jornalistas, bloggers e influenciadores digitais internacionais conheciam as várias regiões produtoras de vinhos em Portugal. Foram 40 experiências de enoturismo, em sete programas pelas regiões Porto e Norte, Centro de Portugal,  Alentejo, Ribatejo, Algarve, Açores e Madeira. 




Quem não se encanta?

O Fórum de Inovação e Sustentabilidade trouxe temas muito importantes para o futuro do enoturismo e assisti um painel excelente sobre os desafios da sustentabilidade no enoturismo apresentados por 5 mulheres vindas da Austrália, Espanha, França, Itália e África do Sul, o que é ainda mais incrível porque é muito bom ver mulheres à frente de negócios que há tantos séculos era dominado por homens. 
Deram exemplos de como as suas vinícolas estão se adaptando às novas necessidades de fazermos um turismo responsável e totalmente em sintonia com o território. E também como muita coisa ainda precisa mudar, nomeadamente a utilização dos transportes para se chegar às vinícolas.
Foi um painel inspirador para o meu trabalho, quando procuro convencer os viajantes brasileiros a optarem cada vez mais por um turismo sustentável, devagar e completamente integrado com a comunidade local. São experiências únicas e inesquecíveis.


um palco com um painel do forum de enoturismo uma mulher a apresentr uma imagem de uma vinícola

uma mulher a apresentar um slide sobre turismo sustentável no palco do Fórum de Enoturismo


Para descontrair  e unir as pessoas à volta da mesa e dos vinhos, um evento sobre enoturismo não poderia deixar de ser acompanhado com vários almoços e jantares com o  que de melhor temos neste setor em Portugal, a gastronomia e a harmonizações com os vinhos portugueses. O Museu do Carro Eléctrico foi o cenário para um jantar que anunciou o melhor que se faz no enoturismo no país. E as caves Ferreira em V. Nova de Gaia, foram o palco para uma festa que celebrou os vinhos do mundo.

Para encerrar uma semana tão intensa, o destino foi o Palácio da Bolsa, onde aconteceu a 19ª edição do Essência do Vinho, que na Quinta, Sexta, Sábado e Domingo foi aberta ao público em geral e apresentou 400 produtores de vinhos, onde  segundo um estudo realizado presencialmente com entrevistas diretas realizadas pelo ISAG e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa, os  visitantes eram na sua maioria portugueses, brasileiros, espanhóis e americanos. Circularam pelos espaços daquele belíssimo edifício e participaram de provas dos mais variados estilos.


uma grande sala de evento com vários expositores de vinhos e muitas pessoas a circular e a provar vinhos

um salão dourdo com um homem a explicar sobre um vinho e váris pessoas sentadas em prova de vinhos
Excelente prova comentada de 7 vinhos verdes alvarinhos no Salão Árabe do Palácio da Bolsa

7 garrafas de vinhos alvarinhos

E foi no Salão Árabe do Palácio da Bolsa que um júri internacional constituído por 40 especialistas, entre jornalistas, críticos de vinhos , sommeliers e líderes de opinião, vindos de diversos países, elegeram entre 60 amostras em provas cegas, os 10 melhores vinhos portugueses desta edição do Essência do Vinho. São os "Top 10 Vinhos Portugueses": 

COLHEITA TARDIA
1º Falcoaria Colheita Tardia 2016, Quinta do Casal Branco, Tejo
 
BRANCOS
1º Pé do Monte Reserva Arinto dos Açores 2020, Adega do Vulcão, Açores (D.O. Pico)
2º Vinha dos Utras 2020, Azores Wine Company, Açores (D.O. Pico)
3º Quinta da Rede Reserva da Família 2012, Quinta da Rede, Douro
 
TINTOS
1º Líquen Alfrocheiro 2020, João Cabral de Almeida Vinhos, Dão
2º Tecedeiras Único 2019, Lima & Smith, Douro
3º Encosta do Sobral Grande Reserva 2019, Encosta do Sobral / Santos & Seixo, Tejo
 
FORTIFICADOS
1º Blandy´s Bual 1972, Blandy´s / Madeira Wine Company, Vinho Madeira
2º Sandeman Old Tawny Porto 50 Anos, Sogrape Vinhos, Vinho do Porto
3º Adega de Favaios Moscatel do Douro Colheita 1989, Adega Cooperativa de Favaios, Moscatel do Douro

Uma semana que provocou em mim e em todos que se fizeram presente, a imensa vontade de regressar,  porque entre 19 e 25 de Fevereiro de 2024, o Wine & Travel Week vai voltar ao Porto! E certamente vai ser mais um sucesso que acontece na cidade.

Comentários