O carnaval de Portugal que é Património da UNESCO.

 pintura numa parede branca, de um careto de Podence com as frases: Entrudo Chacoalheiro Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Acontece numa pequena aldeia em Trás-os-Montes, a  aproximadamente 170 kms do Porto e arrasta centenas de pessoas todos os anos no Carnaval ou... no Entrudo Chacoalheiro.

A aldeia chama-se Podence e fica em Macedo de Cavaleiros a caminho de Bragança. É mais uma das muitas aldeias portuguesas que vão aos poucos ficando vazias devido à corrida das pessoas para as grandes cidades, e principalmente porque muitos transmontanos se viram obrigados a emigrar a procura de melhores condições de vida numa época de um Portugal esquecido e sofrido nomeadamente no seu interior.

Mas Podence resiste, e nos dias do Carnaval é festa noite e dia. Graças aos Caretos de Podence.
Uma tradição que já ninguém sabe exatamente como começou mas que vem ao encontro dos últimos dias do Inverno e quando todos do mundo rural  estão sedentos pela chegada da Primavera, o tempo de semear e começar um novo ciclo da produção agrícola. 

A aldeia exibe orgulhosa, para quem por lá passa o ano todo, o estatuto de ser a sede dos Caretos que hoje são Património Cultural Imaterial da Humanidade. 
E numa estadia em Macedo de Cavaleiros fiz questão de conhecer as ruelas todas pintadas daqueles personagens pagãos que nos dias do Entrudo ganham vida,  saltam das paredes percorrem toda a aldeia a chacoalhar e a meterem-se com as pessoas, principalmente as mulheres solteiras, porque é assim que manda a tradição. 

uma pessoa a andar pelas ruelas de Podence com pinturas de caretos numa das casas de pedra

mulher numa escada de uma casa de Podence toda pintada com dois personagens do Carnaval de Podence


Suas roupas coloridas trazem alegria num pequeno espaço de Portugal que deveria ser muito mais valorizado e visitado. Quem procura sair do turismo de massa, precisa conhecer.


casa antiga de pedras com pinturas dos caretos de Podence

ruela de Podence com uma fachada de pedra pintada com Caretos


A Casa do Careto é um centro interpretativo que explica tudo sobre os caretos, as matrafonas e o diabo, que são alguns dos personagens que estão presentes no Carnaval de Podence.
Lá temos a oportunidade de ver a documentação que a Unesco atribuiu a este Património Imaterial da Humanidade. E encontramos também vídeos e fotografias muito interessantes inclusive do presidente Marcelo Rebelo de Sousa na sua visita à Podence.



mulher a abraçar um careto na frente da Casa do Careto em Podence


mural com explicações sobre os Caretos de Podence numa parede de pedra

foto do Presidente da República, junto com os caretos de Podence, vitrine de vidro com recortes de jornal e uma placa escrita: Portugal. Um careto em cima de um burro

pintura de um careto e inscrição: Carteos de Podence, património nacional

Os caretos vestem roupas coloridas, usam máscaras e tem um cinturão repleto de chacoalhos que são os mesmos utilizados pelos animais nos pastos. São figuras pagãs que saltam, correm, dançam, entram nas casas da aldeia e enchem as tabernas onde a animação é à volta do que Trás-dos-Montes tem de melhor: a comida e a bebida.
Na Terça-Feira de Carnaval, a festa  termina com a queima do Entrudo, como se espantando a energia do Inverno rigoroso e trazendo a esperança das próximas estações do ano.  Um grande careto feito de madeira e palha é queimado num autêntico ritual. 
Simbologia e tradição, tudo muito forte. Típico dos transmontanos.

imagem dos caretos descendo uma das ruas de Podence e muitas pessoas atrás
Veja AQUI um vídeo sobre o Carnaval dos Caretos e entenda esta emoção e tradição

Quem gosta de conhecer a cultura de um povo, os seus costumes e tradições e estiver no Porto e região no período do Carnaval, deve aproveitar.
Mas mesmo durante o ano, se estiver por Trás-os-Montes, vale a pena conhecer Podence uma aldeia de Macedo de Cavaleiros típica daquela região que tem as suas paredes todas coloridas, como se os Caretos estivessem ali a espera do próximo Carnaval.

pintura de um careto de Podence e de chocalhos numa casa branca com vidros das janelas partidos

casa em pedra e máscara dos caretos de Podence pendurada

pintura numa parede branca de vários caretos de Podence com a igreja da aldeia ao fundo

Em Podence, todos querem ser Caretos. Alguns homens desde cedo, sonham com suas roupas coloridas e ainda muito novos vão com os seus pais para as ruas no Carnaval.

caretos de Podence músicos e pessoas em festa
Veja Aqui o testemunho na primeira pessoa de um autêntico Careto


Assim como o Carnaval de Veneza, o Carnaval do Rio de Janeiro e muitos outros espalhados pelo mundo, o Carnaval dos Caretos de Podence tem a sua identidade própria que foi reconhecida pela UNESCO. Vale a pena conhecer.

Toda a informação o Carnaval e outros eventos dos Caretos de Podence:


Como ir do Porto até Macedo de Cavaleiros: 
De carro pela Autoestrada A4 
de autocarro ônibus: rede-expressos.pt

Veja onde dormir em: Macedo de Cavaleiros

Comentários