Exposição D. Pedro. A Independência do Brasil e o Porto.

FAchada do edifício da Câmara Municipal do Porto e o cartaz da exposição de D. Pedro

 Quem está no Porto  ou vem visitar a cidade  não pode deixar de subir até os altos da Avenida dos Aliados para visitar a exposição D. Pedro - A Independência do Brasil  e o Porto que fica até  dia 30 de Março de 2023 no átrio do belíssimo edifício da  Câmara Municipal do Porto.

A exposição é uma imersão num período da história tão importante para o Brasil e Portugal. Desde os motivos e a ida da corte portuguesa para o Brasil, até o porque D. Pedro IV ( I Imperador do Brasil) solicitou que o seu coração ficasse na cidade do Porto.

Painéis de exposição com imagens do Rio de Janeiro quando a corte chegou de Portugal

painel com imagens de D. Pedro I e relatos sobre a independência do Brasil

painés de expsiçã com figuras e descrições sobre o D. Pedro no Porto e também um expositor de vidro

A exposição está repleta de informações e ilustrações muito importantes que destacam a trajetória desta figura tão importante para os dois países. Objetos pessoais também estão em destaque. 
A exposição faz uma união dos espólios da própria Câmara Municipal do Porto, da Irmandade da Lapa e da Misericórdia do Porto, instituições ligadas à vida e a trajetória de D. Pedro na cidade. E tem o apoio cientifico do CITCEM - Centro de Interdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

expositor de vidro cm uma espada
Espada utilizada por D. Pedro

expositor de vidro e partituras musicais
o seu lado artístico não foi esquecido, com a exposição das partituras dos hinos que compôs

caixa de madeira com chaves, caixa de mogno e bandeira de Portuga da monarquia liberal branca e azul


A urna de mogno onde foi transportado o seu coração de Lisboa para o Porto, envolvido na bandeira liberal e as chaves que fecham as portas onde está guardado na Igreja da Lapa, que ficam na sala do Presidente da Câmara Municipal do Porto, são uns dos pontos fortes da exposição.

Muita informação e muita emoção, como por exemplo a carta de despedida de D. Pedro aos portuenses quando tem que deixar a cidade depois de cá estar um ano.

Tudo completo. Quem acompanha o Porto encanta, sabe que eu sou uma curiosa e pesquisadora desta trajetória de D. Pedro na cidade, tendo inclusive criado um tour virtual sobre os Caminhos de D. Pedro no Porto durante a pandemia, quando pude dividir com muitos brasileiros, a maior parte do outro lado do oceano que não podiam viajar, esta história tão tocante entre o Brasil e Portugal. Por isso, tem sido muito emocionante visitar esta exposição, principalmente quando acompanho viajantes brasileiros pela cidade. Uma oportunidade para  ver muitas coisas presencialmente.

Não deixe de ver e entenda porque o coração de D. Pedro  ficou na Cidade Invicta. A cidade que não se deixou vencer e fez tudo para que ele trouxesse a liberdade para Portugal.

De Segunda a Sexta: das 9 às 17h
Sábado e Domingo: das 15 às 18h
No Átrio dos Paços do Concelho - Câmara Municipal do Porto

 A exposição realiza-se num dos edifícios mais bonitos da cidade, que raramente é permitida a visita, mas numa das ocasiões, aproveitei para não só vista-lo,  mas mostrar AQUI o que vi.

Comentários

Postar um comentário