A exposição: A Misericórdia do Porto nos 200 anos da Independência do Brasil.

 

Sala de exposição om quadros nas paredes e objetos de viagem no chão

Com mais de 500 anos de história, a Misericórdia do Porto foi criada pelo rei D. Manuel I para que os homens bons e com muitas posses, importantes ou anónimos,  fizessem caridades através de doações que a princípio foram utilizadas para a construções de hospitais, mas que ao longo dos séculos, através da continuidade de seus benfeitores, tornou-se uma instituição que muito tem contribuído para a existência não só de hospitais mas também de escolas, lares de idosos, creches e muitas outras obras.
Toda a história da Misericórdia do Porto é mostrada no lindo Museu que se encontra na emblemática Rua das Flores.


No séc. XIX muitos dos portugueses, principalmente da região Norte de Portugal, que haviam se deslocado para o Brasil e lá fizeram fortuna, regressaram a Portugal e faziam grandes doações à Misericórdia. Eram conhecidos por Brasileiros de torna viagem e se estabeleceram no Porto e região.

Também já escrevi sobre eles no post: O Porto e os Brasileiros de torna viagem.  

Muitos destes benfeitores não regressavam a Portugal, faleceram no Brasil, mas não deixavam de fazer as suas doações, ou deixavam suas heranças para a  Misericórdia no Brasil.

cartazes de doação de heranças para a Misericórdia
E é através da história destes homens e das suas benfeitorias e heranças que o Museu da Misericórdia do Porto com a exposição "200 anos da Independência do Brasil", inicia uma série de comemorações ao longo deste ano tão importante para o Brasil e para Portugal.
Ao longo do percurso da visita ao Museu, estão identificados com as cores da bandeira brasileira, as pessoas que fizeram parte da história da Misericórdia e que estão relacionadas com o Brasil.

placares indicativos e quadro de um dos benfeitores da Misericórdia do Porto

placas explicativas de museu, foto de ex+equias e foto de uma nota antiga de cruzeiro

As longas viagens entre os dois países feitas muitas vezes por muitos destes benfeitores também estão em destaque na exposição, assim como os curiosos ex-votos dedicados ao Senhor de Matosinhos, o santo de grande devoção daquela época, e que era alvo dos mais diversos pedidos, sendo as doações oferecidas  à Misericórdia de Matosinhos.

três malas empilhadas e amarradas com uma corda

2 anúncios de jornal de paquetes indo para o Brasil

placa e carta de ex-voto em exposição


Junta-se a estas comemorações, o artista plástico Luciano Martins, sediado em Florianópolis no sul do Brasil, tetraneto de um português da Póvoa de Varzim que apresenta a exposição "200 anos Depois"
num conjunto de obras  cheias de "brasilidade", sem deixar de fora o D. Pedro I do Brasil, na versão carioca, a desfrutar um bom vinho português. Imperdível!
Vale lembrar que D. Pedro I Imperador do Brasil foi também benfeitor da Misericórdia do Porto, por pouco tempo, logo após a vitória do Cerco do Porto contra o seu irmão D. Miguel.

banner de publicidade da exposição 200 anos depois de Luciano Martins


vários quadros expostos em várias paredes

A Misericórdia do Porto e os 200 anos da Independência do Brasil
e
200 Anos Depois - Luciano Martins

Até 30 de Junho de 2022

MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto
Rua das Flores, 15
Porto
Mais informações:


 

Comentários

  1. Belas peças! Um pedaço de história da cidads do porto.

    https://cowboybootsportugal.pt

    ResponderExcluir
  2. Rita, muito obrigado pela visita e também por compartilhar nossa exposição com seu público!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma honra! A exposição está linda e muito interessante!

      Excluir

Postar um comentário