A Casa de Miguel Torga no seu reino maravilhoso, Trás-os-Montes.

 

Casa branca com porta e duas janelas verdes e vários vasos de plantas na frente

Miguel Torga, um dos escritores da literatura portuguesa que mais se destacou do séc. XX,  nasceu em 1907 no seio de uma família humilde nesta casa em São Martinho de Anta em Sabrosa na região de Trás-os-Montes e foi batizado com o nome de Adolfo Correia da Rocha.
Aos 13 anos foi enviado sozinho para o Brasil para trabalhar na fazenda de um tio em Minas Gerais e lá viveu até 1925, quando o tio lhe propôs pagar o regresso e os estudos em Portugal, onde estudou medicina na Universidade de Coimbra. Apesar de exercer a medicina por algum tempo, nomeadamente em Leiria, era em Trás-os-Montes e na escrita que se realizava.
À paisagem transmontana, chamou de Reino Maravilhoso e a empatia com as gentes do Douro, fez com que escrevesse sobre aquela paisagem única como ninguém. E adotou o pseudónimo Miguel Torga,  homenageando um dos seus escritores favoritos, Miguel de Cervantes e ao se identificar com a Torga, uma planta brava da montanha.
Foi em Sabrosa que fez o seu primeiro discurso após o 25 de Abril de 1974 (fim da ditadura em Portugal). 
Além de refletir na sua obra todo o seu sentimento pela terras transmontanas, o seu povo e as injustiças sociais, Miguel Torga também expressava todo o seu amor pela natureza.
Em 1989 recebeu o Prémio Camões - o mais importante da língua portuguesa.


foto de montanha e pedras e um texto de Miguel Torga

Mergulhei no reino maravilhoso de Miguel Torga a convite da Direção Regional de Cultura do Norte e da Câmara Municipal de Sabrosa  com o meu exemplar original de um livro de Miguel Torga que me foi oferecido pelo sr. Nuno Canavez da Livraria Académica, no centro do Porto e que foi o meu companheiro de viagem ao longo dos aproximadamente 100 kms até o Espaço Miguel Torga em Sabrosa.

mão segurando o livro Traços de União

Espaço Miguel Torga


parede de xisto porta e árvore sem folhas

busto de Miguel Torga em Madeira e ao fundo vários painéis informativos

sala de museu e vários painéis informativos

O Espaço Miguel Torga foi inaugurado em 2012 num edifício belíssimo de autoria de Eduardo Souto Moura, um dos arquitetos mais famosos em Portugal.
O Espaço é cercado no seu exterior pela pedra predominante da região do Douro: o xisto.
E o seu interior abriga salas amplas e modernas  de exposições permanentes e temporárias e eventos. Um dos principais é o Festival Literário do Douro que acontece nos meses de Maio.
Trata-se de um centro interpretativo da vida e obra de Miguel Torga, que promove e divulga a sua obra e o património cultural e paisagístico do território.
Ali é possível conhecer toda a sua biografia, seus pensamentos, seus livros as pessoas que o cercavam, os escritores que admirava e a sua influência na política portuguesa.

painel informativo com recortes de jornais com notícias de Miguel Torga
Jorge Amado, Cecília Meireles e José Lins do Rêgo
eram um dos escritores brasileiros que admirava

Casa Miguel Torga

A pouco passos do Espaço Miguel Torga, na mesma rua encontra-se a casa onde nasceu o escritor e que foi cedida por sua filha à Câmara Municipal de Sabrosa.
A casa foi restaurada e adaptada para receber visitantes a partir do início de 2022.
Os seus jardins, o hall e a sala foram mantidos como originalmente e os quartos foram transformados em pequenos, mas originais espaços expositivos. 

jardim com árvore com flores vermelhas

 
sala da Casa de Miguel torga com móveis à volta de uma lareira


paineis com a cronologia de Miguel Torga

fotos de Miguel Torga ao centro e a sua mulher e filha nos lados
Por ser a casa da família, a mulher e a filha de Miguel Torga
também tem o seu espaço

Porta de vidro com a assinatura de Miguel Torga

As visitas à Casa Miguel Torga estão  ligadas ao Espaço Miguel Torga e todas as informações pode encontrar em:

O que há mais para ver

O reino maravilhoso de Miguel Torga é toda uma paisagem especial, nomeadamente os imensos vales à volta do Douro e as plantações das vinhas.
Ainda em Sabrosa, a capela da N. Sra. da Azinheira é um local de devoção, mas também para os mais românticos apreciarem a paisagem no seu baloiço ou ainda os mais aventureiros fazerem caminhadas por seus trilhos.

baloiço com vistas para um vale e o letreiro bem-vindo ao Reino Maravilhoso

painel com fotos da N.Sra, da Azinheira e informações sobre o trilho de Torga

estrada com vinhas e casinha de pedra

paisagem de vinhas e algumas casas ao longe


Em terras de muito trabalho nas vinhas e nos vinhos,  visitar uma aldeia vinhateira onde viviam e vivem muitas pessoas ligadas à este trabalho é uma experiência gratificante. Provesende também em Sabrosa é um exemplo destas aldeias onde podemos apreciar vários tipos de arquitetura, conhecer uma padaria artesanal e desfrutar uma boa refeição tradicional no restaurante Papas Zaíde.
Vale ainda lembrar que em Provesende existia no final do séc. XIX uma escola de enxertia, o método que salvou a região da praga filoxera que arrasou as vinhas do Douro naquela época. 

3 fotos de casas com arquitetura típicas de aldeia portuguesa

E claro, estando no Vale do Douro é quase impossível sair de lá sem visitar uma das muitas Quintas produtoras de vinhos do Porto e/ou do Douro.
Nesta minha viagem ao reino maravilhoso de Miguel Torga, conheci a Quinta Nova de N. Sra. do Carmo, uma  quinta que possui um hotel de charme, museu, restaurante e várias experiências para os visitantes.

fotos com vinhas, copos de vinho,guia de museu, mesas e cadeiras e guarda-sol

Deixe-se encantar pelo reino maravilhoso de Miguel Torga!



Livros e E-books de: Miguel Torga





Comentários