Os escultores, santeiros e imaginários da Trofa.

 

várias imagens de santos em madeira

Na Trofa, nomeadamente em São Mamede do Coronado, a poucos kms do Porto, existe um mundo fantástico de imagens de santos e arte sacra de  valor cultural impressionante. 
Trata-se do trabalho de artistas quase anónimos. Os santeiros, imaginários e escultores em madeira.  
Tive a honra de conhecer este mundo que está tão próximo do  Porto e que para mim era totalmente desconhecido, através de uma das atividades organizadas pelo Mater 17 que realizou ao longo de 2021 uma série de ações culturais nos 17 municípios que fazem parte da Área Metropolitana do Porto.
Numa visita guiada promovida pela Câmara Municipal da Trofa, conheci este "saber fazer" da talha em madeira,  mas conheci também a grande sensibilidade dos poucos homens que ainda dão vida a este ofício.

mão segurando uma cortina para mostrar vários santos em madeira


homem em bancada de trabalho ao lado de uma imagens de uma santa em madeira com algumas ferramentas e madeira

Um ofício que teve o seu grande crescimento a partir do período barroco em Portugal, quando muitos altares religiosos foram ocupados pela talha dourada e diversas imagens de santos.
No final do séc. XIX este tipo de trabalho foi diminuindo, até que em 1920 um grande artista de São Mamede do Coronado, o mestre José Ferreira Thedim esculpiu a imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontra até hoje na Capela das Aparições no Santuário de Fátima, e a partir de então devido à grade devoção àquela santa, centenas de imagens passam a ser reproduzidas.
O percurso promovido pela Câmara da Trofa que passa por entre alguns espaços destes artistas, fica marcado pela passagem da antiga casa onde era também o atelier do mestre José Ferreira Thedim que chegou a ser nomeado comendador.

fachada de uma casa antiga na Trofa
Aqui foi esculpida a  imagem de N. Sra. de Fátima da Capela das Aparições

placa de Rua Comendador José Ferreira Tedhim numa parede de pedras


imagem de N.Sra. de Fátima junto à Capela das Aparições
Capela das Aparições (foto:wikipedia)

Da oficina de José Ferreira Thedim muitos aprendizes saíram para serem os santeiros, imaginários e escultores da Trofa. Milhares de imagens, não só de N. Sra. de Fátima, mas de vários santos saíram daqueles ateliers para várias igrejas em Portugal e não só.
Atualmente poucos são os artistas que encontramos por lá, mas a Câmara Municipal da Trofa está empenhada em dar continuidade a este ofício antes que ele acabe, através de formações para novos santeiros.
O mais jovem dos artistas é Augusto Ferreira com 39 anos e na visita ao seu atelier podemos perceber que a contemporaneidade já passa pelas suas mãos.

várias imagens de santos em madeira e várias ferramentas de trabalho em atelier de escultor

um artista junto às suas obras em madeira no seu atelier com várias feramentas

bancada de ferramentas de escultor em madeira junto à uma janela


Estes espaços estão instalados nas próprias casas dos artistas com mesas de trabalho repletas de ferramentas, muitas delas criadas pelos próprios, por serem muito específicas para trabalhar a madeira.
Madeira essa que nos primeiros tempos eram retiradas da floresta Silva Escura, bem ali ao lado.
Mas após descobrirem o cedro do Brasil, segundo os artistas,  nunca houve madeira melhor para este trabalho.
Com a proibição da importação do cedro do Brasil em 1980, a madeira atualmente utilizada é proveniente de África.

vários blocos de madeira e várias imagens de santos em madeira

É muito gratificante ouvir estas pessoas a falar do seu trabalho com tanto orgulho e com tanta simplicidade. Cada um coloca em suas imagens a sua própria identidade. Os artistas entre si reconhecem perfeitamente quem são os criadores de determinadas imagens.

homem com máscara, segurando a cabeça de uma santa esculpida em madeira
O Sr. Jorge Brás exibe orgulhoso a sua primeira obra, com mais de 30 anos.

Também é de São Mamede do Coronado, o escultor Alberto Carneiro. Artista renomado nacional e internacionalmente que deixou na sua terra natal, um conjunto escultório no Jardim Escultura que tem o seu nome. O granito da região a interagir com a natureza.

parque com várias estacas em granito junto de uma árvores e com muitas folhas no chão

 O roteiro por entre os santeiros de São Mamede do Coronado termina com chave de ouro, com a visita ao atelier do Sr. Boaventura Matos, que no auge dos seus 90 anos recebeu-nos com muita gentileza e boa disposição. Ele foi aprendiz do Mestre José Ferreira Thedim e esteve envolvido na produção de muitas imagens de N. Sra. de Fátima e de muitos outros santos e altares religiosos. Mostrou-nos com orgulho uma carta repleta de elogios, recém recebida do Peru, onde está um dos seus trabalhos.
Explicou-nos também a técnica de utilização do pó de ouro para adornar os mantos das imagens.
É daquelas pessoas que podemos ficar horas a ouvir suas experiências contadas por entre as ferramentas de trabalho e muitas e muitas imagens.

homem com máscara junto de muitas imagens de santos em madeira

Imagem da Irmã Lúcia em madeira

bancada de trabalho de escultor em madeira com muitas ferramentas e algumas imagens de santos juntos à uma janela

Quatro imagens de N. Sra. de Fátima

artista com máscara junto a vários pinceis e material na mão
a explica a aplicação do ouro nas imagens

uma imagem de santa em madeira pousada numa bancada de ferramentas de esculpir num corredor de um quintal

Uma arte que não pode acabar e que merece a nossa atenção. Por isso se está no Porto ou vem visitar a região e quer descobrir o mundo dos escultores, santeiros e imaginários de São Mamede do Coronado, pode solicitar uma visita com a Câmara Municipal da Trofa.

Tl: +351 252409299


Comentários