Dona Porto. Um restaurante que é uma galeria de arte.

 

interior de um restaurante com mesas, cadeiras próximas das janelas e muitos quadros nas  paredes.


E onde comem  turistas e  locais.


Isso mesmo. Quem está pela região  de alguns dos pontos turísticos mais visitados do Porto, como a Livraria Lello, a Torre dos Clérigos e a Igreja do Carmo pode almoçar ou jantar junto com os locais que trabalham por ali, no Tribunal da Relação, Hospital de Santo António, Reitoria da Universidade do Porto e outros, no Restaurante Dona Porto.

Esta é sempre uma preferência cada vez mais constante: os turistas gostam de comer onde comem os locais e esta interação está nas vistas neste restaurante que já tem 18 anos. Começou com o nome Chic Dream, mas em 2017 mudou para Dona Porto. Confesso que adoro este nome e me remete muito à dona do restaurante, a Conceição Brás que é uma pessoa extremamente amável e simpática, está sempre por lá com o seu querido cãozinho à conversa com os clientes habitués ou não. Bem à moda do Porto.

Ela está no comando mas as pessoas que lá trabalham são tão gentis e amáveis como ela. É  um ambiente familiar, mesmo que sem laços de família entre eles, mas há  ali uma sinergia  que deixa os clientes muito à vontade.
Talvez tenha a ver com o local. O restaurante Dona Porto está praticamente dentro do belíssimo Jardim da Cordoaria e quem senta nas mesinhas da esplanada nos dias ou noites agradáveis pode apreciar toda a beleza do jardim, o seu lindo coreto que está em excelente estado de conservação e  também o casario à sua volta. 

Pessoas sentadas numa explanada próximo de algumas casas do Porto


Mas quem entra... tem uma agradável surpresa. 
As duas salas do restaurante estão repletas de obras de arte de vários artistas da cidade e região, como Manuela Pimentel, Joana Rosa Caçador, João Pedro Rodrigues, José Fraga Costa e outros.
Uma autêntica galeria de arte. Além de livros e boa música à mistura.
Tudo dando vida e cor às paredes graníticas daquele edifício de outros tempos.

Quadros na parede, uma luminária e alguns enfeites pendurados no tecto

Uma moldura pendurada na parede com algumas andorinhas no centro

interior de um restaurante com mesas, cadeiras e quadros na parede

mesas de testaurante quadros na parede e uma prateleira com livros

vários quadros de arte numa parede

mesas de restaurante e vários quadros de arte na parede


Comer, beber e apreciar tudo à nossa volta. Para passar bons momentos em convívio ou para fazer uma pausa, para quem estiver turistando pela região da Torre dos Clérigos.
Na última vez que lá estive escolhi a mesa do piso superior junto às janelas, para ter tudo: a vista para o Jardim da Cordoaria e aquelas belas obras de arte.

mesa de restaurante com pratos de comida e copos de vinho

prato de refeição em mesa de restaurante e quadros de arte


E comer o que? 

O cardápio é bastante variado. A base é comida tradicional portuguesa com um toque de modernidade. Os vegetarianos também encontram opções. 
É cozinha "confort food", no melhor estilo restaurante português.
Bons vinhos, boas sobremesas e todo o Centro Histórico do Porto à nossa espera. Seja à luz do dia após o almoço, ou a partir de uma boa caminhada para ver todos os monumentos iluminados após o jantar.


pratos com bolinhos de bacalhau e arroz de tomate e com salada de grãos
Quem resiste a estes bolinhos de bacalhau acompanhados com arroz de tomate ou salada de grãos?
 

imagens e texto numa escada



A Conceição Brás também adora organizar alguns eventos e jantares temáticos, por isso vale a pena acompanhar a página no Facebook: Restaurante Dona Porto.

Restaurante Dona Porto
Campo Mártires da Pátria, 64
Porto
tl. +351 919 299 695

Encante-se com o Dona Porto!


* Encontre aqui a sua hospedagem no: Centro Histórico do Porto


 * Conhecer o Porto e arredores pode ser uma experiência diferente através dos: Passeios com Sotaque Brasileiros 

Comentários