Uma loja de artesanato português no Porto. Com história.
Se você é do tipo de viajante que faz questão de levar para casa uma peça realmente feita no local que visita, nem que seja uma única lembrança mas que você tem a certeza de que foi feita por um artesão local, você vai gostar de visitar esta loja que descobri recentemente.
Depois de tantos anos, o Porto continua a me surpreender. Muitas vezes basta desviar o caminho e me deparo com algo que está ali há mais de 30 anos e eu, nos mais de 15 anos que aqui vivo nunca me dei conta.
Foi num destes desvios de caminho em direção à Biblioteca Municipal do Porto, que entro na Rua de Santo Ildefonso e com olhos atentos começo a observar tudo o que não via há muito tempo, já que a pandemia impediu-nos de circular pelo Porto e pelo mundo.
E então olhei com mais atenção para a vitrine/montra de uma loja que dificilmente chama a atenção de quem lá circula, porque está em mau estado de conservação, mas que depois vim a saber que o edifício foi vendido e o novo proprietário permitiu a permanência da loja, que vai ter a sua fachada restaurada junto com o restante do edifício. Ainda bem!
A fachada do edifício não ajuda, mas quem entra se surpreende |
As andorinhas na montra chamaram a minha atenção, mas quando olhei para o interior da loja, decidi entrar. Era tudo muito bonito.
O Sr. Ricardo Canjirão recebeu-me com um sorriso e com muita gentileza e educação, típicos dos portuenses.
Descobri que estava diante de peças de artesanato português de várias partes do país. Uma autentica galeria... de artesanato ou arte depende do ponto de vista.
Com toda a paciência do mundo o sr. Canjirão foi me contando a história da loja que começou com a venda de peças importadas. Artesanato vindo de outras partes do mundo era o seu negócio na altura. Depois veio a concorrência com produtos de valor infinitamente inferior e foi então que ele decidiu apostar nos artesãos portugueses e hoje tem clientes que vem de toda a parte do país para adquirir trabalhos exclusivos. Os turistas também são importantes clientes. Agora em tempo pandêmico não se nota, mas aquela rua havia sempre um vai e vem dos nossos visitantes que optavam pelos alojamentos locais da região do Bonfim.
Os colecionadores de Santo António e de presépios aparecem sempre atrás das novidades que o sr. Canjirão vai descobrindo e trazendo para a loja que tem o seu nome: Canjirão Artesanato.
Santo António em todas as versões |
meu pai é natural de Sendim uma aldeia muito próxima de Miranda do Douro. |
Desde o artesanato mais popular como as andorinhas, as sardinhas e os personagens para a cascata de São João, passando pelo conhecido artesanato de Barcelos, até peças exclusivas de artesãos de várias partes de Portugal, a loja é um deleite principalmente porque vamos reconhecendo personagens já tão conhecidos da cultura portuguesa e não só.
o figurado de Barcelos |
Trabalho incrível de pintura de uma artista de Caldas da Rainha |
Artesanato puramente local, com atendimento de excelência porque o Sr. Ricardo Canjirão é um grande conhecedor do assunto! Fica a dica para quem vem visitar o Porto, para colecionadores e para quem gosta de decorar com artesanato e para quem quer presentear de maneira diferente e bem portuguesa.
Daqueles lugares que me fizeram lembrar quando comecei o blog, há quase 10 anos, em que entrava sem grande expectativa e acabava por me encantar!
Canjirão Artesanato
Rua de Santo Ildefonso, 215
tl. + 351 222 008 523
Porto
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu costumo ir de propósito ao Porto, só para ir a essa loja. Trago quase sempre, duas ou 3 peças mais para a minha coleção de presépios.
ResponderExcluirQue Interessante Rosa!!! Sim, ele tem presépios lindos! Obrigada pelo seu comentário.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir