Saberes e Sabores da Maia. Com o programa Malga e os seus produtos da terra.


Chef Ligia Santos e a mesa de iguarias no Programa Malga da Maia

Valorizar o que a terra nos dá.

A cidade da Maia, nos arredores do Porto, através da sua Câmara Municipal criou em 2020 o programa Malga  que surge para  fazer  uma ponte entre a tradição e a inovação na gastronomia portuguesa, dando a conhecer os produtos da terra.
E surge num momento muito importante pois nunca se falou tanto em valorizar os produtos locais e os pequenos produtores como nestes tempos que estamos presenciando  duramente atingidos pela pandemia provocada pela Covid- 19.
A Maia, onde vivo,  é conhecida por sua densidade urbana  envolvida por uma imensa  área rural e que  durante os períodos de confinamento, nas minhas caminhadas diárias tive o priveilégio de observar com mais atenção e encantamento os grandes campos de plantação de milho, e não só,  e o trabalho de  produtores locais  em seus pequenos pedaços de terra.
É incrível ver como numa cidade onde muita coisa acontece e onde a malha urbana é bastante extensa, este convívio com o rural é tão harmonioso . Por isso o Malga, quer levar para mais longe o que a terra da Maia produz. E promoveu momentos de Saberes e Sabores.

A começar pelo nome do programa, Malga. Que é um dos recepientes utilizados para servir líquidos (sopas ou bebidas) justamente nestes ambientes tão próximos da ruralidade.

malgas
Malga - Tigela


Por entre malgas e produtos da terra... da Maia e delícias gastronómicas,  estive num dos momentos organizados por este programa. 
O momento Piquenicar aconteceu no Parque de Avioso que fica à nordeste do concelho da Maia, uma vasta área verde excelente para atividades físicas, passeios com a família, piqueniques e desconfinamento consciente, já que este é o modo que devemos seguir enquanto a pandemia existir. 
Os outros momentos organizados pelo Malga foram: Começar - um pequeno almoço/brunch na Quinta da Gruta , Provar  - um almoço na Quinta da Camposa  e Bebericar - drinks e petiscos na Rustic House. Todos com o mesmo conceito: a partir dos produtos da Maia, chefs e bartenders foram desafiados a criar novas receitas, transformando muitas vezes produtos locais tão simples em verdadeiras iguarias.
 
Cestos com abóbora, milho, cebolas e confrade da confraria da cebola
Sabia que a Maia possui uma Confraria da Cebola? E das delícias que já provei e naõ me esqueço é a Bôla de cebola da Maia. Divina!


Para o momento Piquenicar a chef Ligia Santos, que foi a primeira Masterchef de Portugal, surpreendeu com uma série de criações para um lanche campestre a ser  desfrutado ao ar livre, nos dias de Primavera e Verão.

Chef Ligia Santos confeccionando receitas do Programa Malga
A chef Ligia Santos, ganhou o Masterchef Portugal em 2011, editou 2 livros de cozinha, é empresária, formadora, e participa de vários programas da televisão portuguesa
 


Mesa com pratos confeccionados para o Programa Malga


As suas criações com os produtos da Maia para o Piqueinicar foram: folhados de frango do campo, quiche de cogumelos e cebolas, tosta rústica com queijo fresco, sanduiche de cogumelos, queijo fresco e ovos no pão doce maiato (já virei fã!!), salada de rosbife, mostarda e mel e doces chamados de lidadores feitos com abóbora e farinha de amêndoa .

Mesa com iguarias do Programa Malga

jarra com sumo no Programa Malga
O fresquíssimo sumo de laranja, cenoura e gengibre

 
área de piquenique no Parque Avioso

Tudo pronto para desfrutar de muita área verde que a Maia possui junto aos melhores produtos locais e 
que também  podem fazer parte de qualquer menu de tantos ótimos chefs como nas nossas mesas em nossas casas.

Sanduiche e copo de sumo em área de piquenique


Para além destes momentos repletos de Sabores da Maia, o programa Malga também veio acompanhado de Saberes através de  workshops on line sobre escrita e fotografia e o lançamento de um livro de viagens escrito por bloggers portugueses, incluindo dois maiatos.

Não restam dúvidas de que o atual momento tem nos ensinado a olhar para o que está próximo e a dar valor ao que é produzido bem ao nosso lado. 

Conheça mais sobre a Maia:


#publi






Comentários

O Porto encanta nas redes sociais:

Preencha para receber as novidades do blog no seu email. E no campo "mensagem" escreva: autorizo.

Nome

E-mail *

Mensagem *