Saberes e Sabores da Maia. Com o projeto Malga e os seus produtos da terra.
Valorizar o que a terra nos dá.
A cidade da Maia, nos arredores do Porto, através da sua Câmara Municipal criou em 2020 o Projeto Malga que surge para fazer uma ponte entre a tradição e a inovação na gastronomia portuguesa, dando a conhecer os produtos da terra.
E surge num momento muito importante pois nunca se falou tanto em valorizar os produtos locais e os pequenos produtores como nestes tempos que estamos presenciando duramente atingidos pela pandemia provocada pela Covid- 19.
A Maia, onde vivo, é conhecida por sua densidade urbana envolvida por uma imensa área rural e que durante os períodos de confinamento, nas minhas caminhadas diárias tive o privilégio de observar com mais atenção e encantamento os grandes campos de plantação de milho, e não só, e o trabalho de produtores locais em seus pequenos pedaços de terra.
É incrível ver como numa cidade onde muita coisa acontece e onde a malha urbana é bastante extensa, este convívio com o rural é tão harmonioso. Por isso o Malga, quer levar para mais longe o que a terra da Maia produz. E promoveu momentos de Saberes e Sabores.
A começar pelo nome do programa: Malga, que é um dos recipientes utilizados para servir líquidos (sopas ou bebidas) justamente nestes ambientes tão próximos da ruralidade.
Malga - Tigela |
Por entre malgas e produtos da terra... da Maia e delícias gastronómicas, estive num dos momentos organizados por este projeto.
O momento Piquenicar aconteceu no Parque de Avioso que fica à nordeste do concelho da Maia, uma vasta área verde excelente para atividades físicas, passeios com a família, piqueniques e desconfinamento consciente, já que este é o modo que devemos seguir enquanto a pandemia existir.
Os outros momentos organizados pelo Malga foram: Começar - um pequeno almoço/brunch na Quinta da Gruta, Provar - um almoço na Quinta da Camposa e Bebericar - drinks e petiscos na Rustic House. Todos com o mesmo conceito: a partir dos produtos da Maia, chefs e bartenders foram desafiados a criar novas receitas, transformando muitas vezes produtos locais tão simples em verdadeiras iguarias.
Sabia que a Maia possui uma Confraria da Cebola? E das delícias que já provei e não me esqueço é a Bôla de cebola da Maia. Divina! |
Para o momento Piquenicar a chef Ligia Santos, que foi a primeira Masterchef de Portugal, surpreendeu com uma série de criações para um lanche campestre a ser desfrutado ao ar livre, nos dias de Primavera e Verão.
A chef Ligia Santos, ganhou o Masterchef Portugal em 2011, editou 2 livros de cozinha, é empresária, formadora, e participa de vários programas da televisão portuguesa |
As suas criações com os produtos da Maia para o Piquenicar foram: folhados de frango do campo, quiche de cogumelos e cebolas, tosta rústica com queijo fresco, sanduiche de cogumelos, queijo fresco e ovos no pão doce maiato (já virei fã!!), salada de rosbife, mostarda e mel e doces chamados de lidadores feitos com abóbora e farinha de amêndoa .
O fresquíssimo sumo de laranja, cenoura e gengibre |
Tudo pronto para desfrutar de muita área verde que a Maia possui junto aos melhores produtos locais e
que também podem fazer parte de qualquer menu de tantos ótimos chefs como nas nossas mesas em nossas casas.
Não restam dúvidas de que o atual momento tem nos ensinado a olhar para o que está próximo e a dar valor ao que é produzido bem ao nosso lado.
Conheça mais sobre a Maia:
#publi
Comentários
Postar um comentário