Tours Virtuais sobre o Porto.


computador com tour virtual sobre as grandes mulheres da Peninsula ibérica

 

Desde que a pandemia provocada pelo Covid-19 colocou o mundo de pernas para o ar, o setor do turismo foi certamente o mais atingido. Vínhamos de uma ano em que nunca se havia viajado tanto em todo o mundo. O que era fantástico. 
As viagens tornaram-se acessíveis e as pessoas entram em contato com outras culturas, outras realidades e cidades por todo mundo começaram a ser conhecidas e tornaram-se destinos desejados por milhares de pessoas.
O Porto vinha nesta crescente até que tudo parou. Os turistas brasileiros, mercado para o qual eu comunico ficaram impedidos de viajar para diversos países e não só. Todos foram atingidos.

Diante de uma realidade sem perspectivas de saber quando tudo voltaria como era antes, os profissionais começaram a usar a criatividade para tentar manter a atividade profissional e o contato com seus clientes.

Graças aos muitos recursos tecnológicos que a pandemia nos apresentou, os tours virtuais estão sendo uma das opções. No fim de Janeiro/20 este foi um tema abordado no programa Mais Você da Rede Globo, que mostrou a opinião de "viajantes" virtuais e guias de turismo do Rio de Janeiro e de Paris que  adotaram esta prática criativa de fazer turismo.

Programa Mais Você da Rede Globo falando sobre tours virtuais
Assista aqui a reportagem completa
 

Em Março de 2021, foi a vez da televisão portuguesa TVI dar destaque a reinvenção de alguns bloggers em Portugal devido à crise gerada pela pandemia e os tours virtuais do o Porto encanta, foram destaque:

veja a reportagem



Desde Agosto de 2020 tenho levado desta forma o Porto para os "viajantes" virtuais brasileiros que estiveram impedidos de viajar e não só. Novos moradores da cidade estão aproveitando para conhecer mais o Porto e região sem sair de casa.

O primeiro tour virtual lançado foi o Passear e Azulejar que em conjunto com a ceramista Ninoska Trillo, professora em escolas, museus e centros de estudos, transformamos o passeio guiado que fazíamos presencialmente pelas ruas do Porto em uma imersão pelo mundo dos azulejos não só do Porto mas em muitas outras cidades nos arredores, aproveitando a mais valia do recurso virtual, já que à pé seria impossível conhecer tantos outros exemplares de azulejos, além dos mais conhecidos do Centro Histórico do Porto. 

Tour virtual sobre azulejos portugueses
 Passear e Azulejar On Line


Em Setembro de 2020 foi a vez de lançar o tour virtual que conta a trajetória de D. Pedro, o primeiro Imperador do Brasil, através de todo o aprendizado histórico e de todas as emoções que fui despertando a cada descoberta dos passos deste grande homem, muitas vezes injustiçado e apenas lembrado por suas amantes e seu jeito irreverente. Aprendi a admirar este rei-soldado e para mim é muito significativo mostrar para os brasileiros quantas coisas importantes ele fez, aqui... no Porto.

imagem de um tour virtual na cidade do Porto



Tour virtual sobre o D. Pedro IV de Portugal, D. Pedro I do Brasil
Os Caminhos de D. Pedro no Porto é um tour virtual histórico e repleto de emoção

  
Tem sido gratificante receber virtualmente as pessoas nestes "passeios" culturais. É sempre bom continuar a levar o Porto para as pessoas para que sigam sempre inspiradas à viajar assim que possível.

Grupo de pessoas assistindo a um tour virtual sobre o Porto

Pessoas assistindo um tour virtual sobre o POrto

Os feedbacks são sempre gratificantes!

Depoimento de uma participante de um tour virtual do Porto


Depoimento de um participante de Tour Virtual

Depoimento de participante de tour virtual

Depoimento de participante de tour virtual

Depoimento de participante de tour virtual


Uma espécie de chama acesa que nos vai mantendo a esperança de num futuro próximo estarem todos por aqui a se encantarem pelas ruas do Porto!

E mesmo com o regresso das viagens, estes serão dois tours que permanecerão também na versão virtual. Para muitas pessoas que por algum motivo não podem viajar e também para desenvolvimento de atividades em escolas e em locais de trabalho que poderão saber mais sobre o mundo dos azulejos e sobre os caminhos de D. Pedro em qualquer lugar do mundo

Informações e Inscrições: oportoencanta@gmail.com 


Comentários