Tours Virtuais sobre o Porto.

imagem de um tour virtual na cidade do Porto

 

Desde que a pandemia provocada pelo Covid-19 colocou o mundo de pernas para o ar, o setor do turismo foi certamente o mais atingido. Vinhamos de uma ano em que nunca se havia viajado tanto em todo o mundo. O que era fantástico. 
As viagens tornaram-se acessíveis e as pessoas entram em contato com outras culturas, outras realidades e cidades por todo mundo começaram a ser conhecidas e tornaram-se destinos desejados por milhares de pessoas.
O Porto vinha nesta crescente até que tudo parou. Os turistas brasileiros, mercado para o qual eu comunico ficaram impedidos de viajar para diversos países e não só. Todos foram atingidos.

Diante de uma realidade sem perspectivas de saber quando tudo voltará como era antes, os profissionais começaram a usar a criatividade para tentar manter a atividade profissional e o contato com seus clientes.

Graças aos muitos recursos tecnológicos que a pandemia nos apresentou nos últimos meses, os tours virtuais estão sendo uma das opções. No fim de Janeiro/20 este foi um tema abordado no programa Mais Você da Rede Globo, que mostrou a opinião de "viajantes" virtuais e guias de turismo do Rio de Janeiro e de Paris que já adotaram esta prática criativa de fazer turismo.

Programa Mais Você da Rede Globo falando sobre tours virtuais
Assista aqui a reportagem completa


Desde Agosto de 2020 tenho levado desta forma o Porto para os "viajantes" virtuais brasileiros que estão impedidos de viajar e não só. Novos moradores da cidade estão aproveitando para conhecer mais o Porto e região de maneira um bocado diferente, mas também muito interessante.

O primeiro tour virtual lançado foi o Passear e Azulejar que em conjunto com a ceramista Ninoska Trillo, professora em escolas, museus e centros de estudos, transformamos o passeio guiado que fazíamos presencialmente pelas ruas do Porto em uma imersão pelo mundo dos azulejos não só do Porto mas em muitas outras cidades nos arredores, aproveitando a mais valia do recurso virtual, já que à pé seria impossível conhecer tantos outros exemplares de azulejos, além dos mais conhecidos do Centro Histórico do Porto. 

Tour virtual sobre azulejos portugueses
Saiba mais e inscreva-se no póroximo Passear e Azulejar On Line


Em Setembro foi a vez de lançar o tour virtual que conta a trajetória de D. Pedro IV, o primeiro Imperador do Brasil, através de todo o aprendizado histórico e de todas as emoções que fui despertando a cada descoberta dos passos deste grande homem, muitas vezes injustiçado e apenas lembrado por suas amantes e seu jeito irreverente. Aprendi a admirar este rei-soldado e para mim é muito siginificativo mostrar para os brasileiros quantas coisas importantes ele fez, aqui... no Porto.

Tour virtual sobre o D. Pedro IV de Portugal, D. Pedro I do Brasil
Os Caminhos de D. Pedro no Porto é um tour virtual histórico e repleto de emoção
Saiba mais e inscreva-se no póximo.
  


E o mais recente Tour Virtual é um projeto em conjunto com outros profisionais de outras cidades da Peninsula Ibérica. Vamos proporcionar uma viagem entre o Porto, Lisboa, Barcelona e Madrid.
Junto com a Priscila Roque e o Rafael Boro do blog Cultuga, a Cristina Rosa do Sol de Barcelona, e a Juliana Bezerra do Rumo à Madrid, serão vários temas  em comum à desbravar virtualmente.
O primeiro aconteceu no início de Fevereiro e falamos sobre as Catedrais das nossas cidades. 



Tour Virtual sobre as Catedrais do Porto, Madrid, Lisboa e Barcelona




Um grupo muito animado participou do Tour das Catedrais

No mês de Março, o mês da Mulher, vamos falar de 4 mulheres que marcaram época em Portugal e Espanha:

Cartaz sobre o tour virtual espanha portugal - Mulheres
Faça aqui a sua inscrição



Tem sido gratificante receber virtualmente as pessoas nestes "passeios" culturais. É sempre bom continuar levar o Porto para as pessoas para que continuem sempre inspiradas à viajar assim que possível.

Grupo de pessoas assistindo a um tour virtual sobre o Porto

Pessoas assistindo um tour virtual sobre o POrto

Os feedbacks são sempre gratificantes!

Depoimento de uma participante de um tour virtual do Porto



Uma espécie de chama acesa que nos vai mantendo a esperança de num futuro próximo estarem todos por aqui a se encantarem pelas ruas do Porto!

Informações e Inscrições:








___

Banner de publicidade de produtos e serviços no o Porto encanta








Comentários

O Porto encanta nas redes sociais: