sexta-feira, 15 de maio de 2020

5 atrações para conhecer... sem vir ao Porto.


imagem de santa em tela de computador e num altar barroco


Arte e Cultura sem sair de casa



Em tempos de pandemia  neste ano de 2020 muitas são as restrições para viajar, circular pelas ruas, pelas atrações turísticas e levar uma vida normal como em 2019, o ano em que mais se viajou em todos os tempos.
Mas enquanto isso, vamos exercendo nossa criatividade e alargando os nossos conhecimentos mesmo ficando em casa a cuidar de de nós e dos outros.
Por isso, a cultura nunca parou. E arrumou sempre forma de estar junto das pessoas nestes tempo tão difíceis e diferentes nas nossas vidas.
No Porto não foi diferente. Deixo aqui alguns dos monumentos que disponibilizam visitas guiadas e espectáculos on line para enriquecermos por dentro.


1.  Igreja e Torre dos Clérigos


A igreja dos Clérigos de autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, é um dos muitos monumentos do barroco do séc. XVIII da cidade e a sua torre de 76 metros de altura é o ex-libris da cidade.  
A ordem dos Clérigos, disponibilizou uma visita guiada a estes dois monumentos, passando por todos os seus espaços, como a própria igreja, museu e contando-nos muitas histórias e curiosidades daqueles espaços, terminando com uma subida à torre, onde podemos ter uma vista fantástica de de toda a cidade do Porto. Imperdível!



2. Teatro Nacional São João


Em 1798 foi projetado também por um arquiteto italiano, Vicenzo Mazzoneschi,  para ser o primeiro edifício para espectáculos da cidade do Porto e naquela altura, chamava-se Real Teatro de São João.
Depois de ser destruído por um grande incêndio em 1098, foi totalmente reconstruído pelo arquiteto do Porto, José Marques da Silva. Em 1932 entra em decadência, transforma-se no Cine São João.
Foi então adquirido pelo Estado, recebe uma nova reabilitação e passa a chamar-se  Teatro Nacional São João.

Através do vídeo abaixo é possível fazer uma visita guiada a todos os espaços do edifício, acompanhado por atores, diretores artísticos do teatro e arquitetos que participaram da sua reabilitação.

tela de vídeo com a palavra vídeo
Clique na imagem para fazer a visita guiada

Além da visita guiada, através do site do Teatro Nacional São João, pode assistir espectáculos on line  e e as crianças pode participar de oficinas educativas através da plataforma zoom. Basta asceder à AGENDA do teatro.


3. A Catedral do Porto e a exposição Imagens que se Movem

O edifício imponente da Catedral do Porto, construção de estrutura românica que foi sendo alterada durante os muitos séculos da sua existência  pode ser conhecido de maneira diferente através da exposição  Imagens que se Movem. Uma exposição que mostra a trajetória de muitas imagens que atualmente estão nos altares da igreja, claustro e museu, mas que antes estiveram em outros locais da cidade. São imagens que se moveram até chegar em seus atuais lugares.

imagem de Santa com criança no colo
Clique na imagem para ver a exposição on line



4. Fundação de Serralves

Este grande espaço de 18 hectares onde encontramos o Museu de Arte Contemporânea, a Casa de Serralves, A casa Manoel de Oliveira e milhares de espécies de plantas. É um lugar perfeito para uma imersão cultural junto à natureza. 
Através de uma iniciativa chamada SOLE - Serralves On Line Experience a Fundação de Serralves disponibilizou no seu canal do Youtube, uma série de vídeos Walk and Talk. São percursos guiados para quem quer conhecer os diversos espaços, as instalações artísticas espalhadas pelo parque  e também algumas das suas exposições. Muita arte e cultura com natureza à mistura.

tela de vídeo com atividade SOLE
Clique na imagem para Passear por Serralves



5. Casa da Música


A casa de espectáculos musicais da cidade do Porto, exemplar da arquitetura moderna do holandês Rem Koolhaas, projetada para ser a sala de concertos em 2001 quando o Porto foi Capital Europeia da Cultura, chegou com alguns anos  de atraso devido às demoras da construção que envolveu todos os pormenores para ser um espaço de acústica praticamente perfeita. Um edifício que chegou na cidade para ser literalmente a Casa da Música no Porto.
E tem disponível no seu site, vários concertos de música erudita de altíssima qualidade.
Através destes concertos é possível sentir-se em plena Sala Suggia, a principal sala da Casa Música e se encantar com os seus concertos.

palco e orquestra da Casa da Música
clique na imagem e assista aos concertos da Casa da Música



Para quem quer conhecer mais da cidade do Porto, ou quer matar a saudades!

banner de propaganda de campanha
Saiba mais



Vem para o Porto e região?


banner sobre hoteis




guia brasileira mostrando os azulejos da estação de São Bento na cidade do Porto para 2 turistas brasileiras





Nenhum comentário:

Postar um comentário