Uma das Provas Comentadas no grande evento Essência do Vinho.

Pessoas provando vinhos com explicação

Para saber mais sobre os vinhos da Herdade das Servas no melhor estilo

Mantendo a tradição, como em todos os anos no fim do mês de Fevereiro, o Essência do Vinho realizou a sua 17ª edição, antes do país e o mundo sofrerem uma grande reviravolta devido às contenções contra a pandemia do Covid_19.
Nunca ninguém imaginou que poucos dias depois, o Palácio da Bolsa estaria vazio. Sem eventos e sem turistas.
Mas o certo é que  o evento, como em todos os anos desde que eu o acompanho (a primeira vez foi em 2012, logo quando estava iniciando este blog), aconteceu e foi um sucesso!

Pátio das Nações com o evento Essência do vinho
400 produtores de vinhos e 4.000 vinhos em prova

Para os amantes de vinhos, os mais  ou menos entendedores do assunto, este é o lugar certo.
 São aproximadamente 4.000 vinhos para provar  e  aonde tem oportunidade de estar próximo dos produtores e enólogos que vão lhe explicar tudo sobre o que está a provar.
Para quem pretende ter um pouco mais de privacidade e saber ainda mais pormenores sobre determinados vinhos, o Essência do Vinho promove uma série de provas comentadas ou exclusivas, que podem ser reservadas através do site do evento.
Desta vez, tive a oportunidade de acompanhar uma das provas comentadas na belíssima Sala do Tribunal do Palácio da Bolsa dos vinhos alentejanos da Herdade das Servas dos irmãos Carlos e Luis Serrano Mira, uma herdade em Estremoz com 350 anos de história.


explicação sobre um vinho e pessoas a provar

vinho sendo servido em prova de vinhos


Uma prova especial, tanto pelos vinhos como pela beleza da sala, mas principalmente pelas informações precisas do enólogo da Herdade das Servas, Ricardo Constantino.
Estiveram em prova os vinhos de Vinhas Velhas: Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2005, 2009,2012,2015 e o Herdade das Servas Parcela V Vinhas Velhas Single Vineyard tinto 2011.

placar explicativo sobre um vinho


Mas o destaque foi para o pré-lançamento do Herdade das Servas Parcela C Carignan Single Vineyard tinto 2016, um monocasta de Carignan, casta autóctone da região Cariñena, em Espanha, mas muito presente no Alentejo. Uma casta que dá origem a vinhos frescos e elegantes.
Este vinho tem uma edição limitada de 3500 garrafas, e é produzido através de uma vinha de 45 anos de idade, com caráter e frescura.
Vinhos que encantam!

Mais sobre os vinhos da Herdade das Servas, bem como o seu programa de enoturismo com visitas à herdade, provas e restaurante:
www.herdadedasservas.com 

Os eventos do Essência do Vinho, tanto em Portugal como no Brasil:
www.revistadevinhos.pt/eventos


Vem para o Porto e região?


guia turística explicando os azulejos da estação de são bento para turistas


quarto de hotel no Porto







Comentários