As "Imagens que se Movem" na Catedral do Porto.

painel sobre os santos da Sé Catedral do Porto

Uma exposição sobre o movimento das imagens santas

no decorrer da história da cidade

Para além de todos os bons motivos para visitar a Catedral do Porto, o museu e o claustro, agora a visita contempla também a exposição fantástica e muito bem detalhada "Imagens que se Movem", o que nos ajuda e muito, entender a grande maioria das imagens que se encontram no interior da Catedral e de seus espaços a visitar.
Podemos perceber também que algumas dessas imagens, não estiveram sempre ali. Estiveram em outros espaços da cidade e que estão muitas vezes, relacionados com a história da cidade.
O Porto é uma cidade que cresceu e se desenvolveu em torno da sua imponente Catedral nos altos do morro da Pena Ventosa, hoje conhecido como o morro da Sé, e por isso este foi sempre o espaço para onde estas imagens que séculos atrás estiveram em determinados espaços sacros da cidade, acabaram por serem destinadas.
Imagens que estiveram em portas das  muralhas da cidade, definindo sempre o território cristão que ali se desenvolvia, ou em capelas e oratórios que já não existem.



foto antiga de capela no Porto

painel sobre santos na Catedral do Porto


Um trabalho documental fantástico que hoje é possível ser visitado graças a ação em cooperação entre o Cabido Portucalense, a Universidade do Porto, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória e a Direção Regional Cultura Norte.

Através de painéis impressos, ecrãs /telas  explicativas e documentos de várias épocas, vamos percebendo a história destas imagens.


Altar de santa e painel explicativo

Informativo sobre a Festa de Nossa Senhora da Batalha
informações sobre a Festa de N.Sra. da Batalha, quando a mesma ainda se encontrava na capela onde hoje encontra-se a atual Praça da Batalha

Ex-votos de Santa Luzia
os ex-votos de Santa Luzia passam a estar expostos juntos à sua imagem à direita do altar-mor da Catedral
Resultado de um trabalho investigativo, esta exposição, conta-nos um pouco do que as imagens representaram enquanto estiveram em seus espaços sacros e mostra-nos a sua mobilidade de acordo com a alteração arquitetónica e o crescimento da cidade do Porto.
Além de descrever ao pormenor, cada imagem que ali contemplamos.





Esta exposição deu início no mês de Dezembro de 2019, e está inserida no custo da visita à Catedral, o Museu e o Claustro: 3 euros (valor atualizado em Fevereiro/2020)

Mais informações sobre a Sé do Porto:

www.diocese-porto.pt



















Comentários

  1. Este valor foi actualizado em Fevereiro de 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, obrigada pelo seu comentário, me refiro, à atualização do valor no meu blog.

      Excluir

Postar um comentário