As caves Poças. Uma visita diferente.


barris de vinho nas caves Poças

Vinhos, vermoutes e uma história familiar.

Já falei várias vezes aqui no blog  sobre as visitas às caves de vinho do Porto. E defendo a ideia de que vale a pena visitar sempre mais do que uma. 
Cada marca de vinho do Porto tem a sua identidade e transmite isto em suas caves e em seus vinhos.
É um erro dizer que ao visitar uma cave já se viu tudo a respeito.
Já estive em todas as caves que recebem turistas em Vila Nova de Gaia e posso garantir que são todas diferentes. Aprendemos sempre alguma coisa ao visitar cada uma delas.
O vinho que leva o nome da cidade do Porto para o mundo, tem muita história para contar e há sempre algo a aprender sobre ele, e são as caves que vão nos desvendar os segredos e falar sobre a identidade de seus vinhos.
A maioria delas está concentrada nas margens do rio Douro, mas para quem se atreve a desbravar outros caminhos, pode se surpreender.
E é o que aconteceu quando fui visitar as caves Poças que fica numa parte mais afastada da agitação turística na margem do rio, ideal para quem quer ir de carro, já que o estacionamento nas ruas ao redor da Poças é muito facilitado, sem contar com a estação de comboios/trens Devesas, que fica a poucos passos.

A História:

A Poças surgiu há  100 anos quando em 1918, Manoel Domingues Poças Junior, nascido no mundo dos vinhos, decide criar a sua própria marca e com 30 anos de idade, inicia um novo projeto que logo em seguida foi abraçado por toda a família Poças, que hoje já vai na quarta geração e que é uma das  únicas marca de vinhos do Porto e do Douro 100 % nacional. Que faz questão de manter a tradição e as memórias no seu Centro de Visitas em Vila Nova de Gaia.

Cartas de propaganda dos vinhos Poças

2 garrafas de vinho do Porto Poças


 Os vinhos: 

A Poças produz vinhos do Douro (os chamados vinhos de mesa - que acompanham as refeições) e vinhos do Porto, nas suas mais variadas versões entre os branco, rosé, ruby, tawny, LBV e vintage. 


expositor de garrafas de vinhos Poças

Mais recentemente, lançou um vermute à base de vinho do Porto e de ervas aromáticas e botânicos das suas próprias Quintas na região do vale do Douro, de nome Soberbo, tive a oportunidade de prová-lo na minha visita às caves e garanto que o nome vem mesmo à calhar... é soberbo!

Garrafas de vermute Soberbo de vinho do Porto Poças, copo com vinho do Porto e prato de frutos secos

As Caves e o Centro de Visitas:

Como já referi, localizada na região mais alta de Vila Nova de Gaia, a Poças dedicou um dos seus armazéns onde tem os seus vinhos a repousar e a envelhecer para receber os turistas e interessados em conhecer esta empresa familiar e que por isso  proporciona um atendimento muito especial e personalizado para os seus visitantes.
As visitas em pequenos grupos e em vários idiomas de acordo com a solicitação, é acompanhada por guias que vão contando a história da empresa, falam sobre a região onde os mesmos são produzidos e sobre os diversos tipos de vinhos e como são armazenados nos diferentes barris de carvalho...

vídeo sobre os vinhos Poças

Video sobre o vale do Douro ao lado dos barris nas caves Poças

Barris nas Caves Poças

Detalhe de um barril nas caves Poças

E por falar em barris de carvalho, para minha surpresa, a Poças, possui no seu próprio Centro de Visitas, um espaço onde dois tanoeiros recuperam vários barris utilizados para o envelhecimento dos vinhos ali mesmo. Por isso é bem provável que na sua visita você possa assistir a este maravilhoso trabalho da tanoaria...

espaço de tanoaria e ferramentas de trabalho nas caves Poças

Entenda maissobre este belo trabalho, na minha visita à uma fábrica de tanoaria nos arredores do Porto.

Depois de percorrer os corredores repletos de barris, é hora de provar os vinhos Poças numa sala de provas ampla, bem iluminada e ótima para estar por lá não só provando os vinhos mas também harmonizando-os com algumas opções de petiscos, para que ninguém tenha pressa de ir embora.

visão das caves Poças através de porta entre aberta

sala de provas de vinhos das caves Poças

Eventos, arte, cultura e projetos:

A Poças é uma marca que não se limita apenas em fazer vinhos e colocá-los à venda. Está sempre presente em vários projetos, principalmente a apoiar eventos culturais, de arte e de gastronomia.
No seu próprio centro de visitas, possui em espaço reservado para eventos, onde o vinho, a comida portuguesa e a música harmonizam-se perfeitamente. E não só. O espaço é dedicado à provas exclusivas, eventos culturais e diversos projetos.
A Poças faz questão de sair dos seus armazéns e se juntar a diversos eventos que acontecem na cidade, no país e no mundo. Além de convidar o mundo a descobrir o Porto na companhia de um copo de vinho do Porto, como foi o projeto Emotions Explorer Kit, que tive o prazer de participar.

Emotions Explorer Kit
Contei no blog:
 o meu passeio com o Emotions Explorer Kit pelo Porto
Fica a dica para conhecer uma das caves mais diferentes em Vila Nova de Gaia, numa visita mais personalizada, numa empresa 100% portuguesa com  ótimos vinhos, vermute soberbo, arte e tanoaria à mistura.
Vale a pena!

Poças - Centro de Visitas:
Rua Visconde das Devesas, 186
Vila Nova de Gaia
Reservas: +351 223 207 257
visitors@pocas.pt
Segunda à Domingo
das 10 às 17:30h - Outubro - Abril
das 10 às 20:00 h - Maio - Setembro

Vem para o Porto e região?







Comentários