A exposição Suite Vollard de Pablo Picasso no Porto.

entrada da exposição Suite Vollard

As gravuras de Picasso  para  Ambroise Vollard

Finalmente consegui visitar a exposição Suite Vollard de Pablo Picasso que está no Porto desde o final de Maio e que fica  até 11/09/19. 
O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto junto com a Taylor´s Port, prepararam o Palácio das Artes, no Largo de São Domingos, exclusivamente para esta exposição. Ambientes escuros, poupando as obras de algum excesso de iluminação, ao som de música espanhola bem suave ao fundo, tornam os espaços intimistas, próprios para vermos um  conjunto de gravuras encomendadas pelo importante comerciante de arte em Paris no início do séc. XX, Ambroise Vollard à Pablo Picasso entre 1930 e 1937, a partir de uma técnica muito específica sobre o cobre, utilizando na maioria delas água-forte e água-tinta.

entrada da exposição Suite Vollard

retrato de Pablo Picasso

sala da exposição Suite Vollard

Boa parte da minha visita à exposição, foi acompanhada pela Sílvia e pela Carmem, ambas conhecedoresas de história, arte e restauro e que estão sempre à disposição dos visitantes para qualquer esclarecimento a respeito das obras e inclusive daquele edifício que já foi o Mosteiro de São Domingos, a sede do Banco de Portugal entre outros. Recomendo vivamente um conversa com elas para perceber como era complexa a técnica utilizada neste conjunto de gravuras.

uma das gravuras da exposição Suite Vollard

uma das salas da exposição Suite Vollard
no Palácio das Artes, ainda encontramos o cofre do antigo Banco de Portugal que ali funcionava.

As 100 gravuras desta exposição, pertencem hoje à Fundação Mapfre e estão divididas nos seguintes conjuntos: Tema Livre, O Atelier do Escultor, A Batalha do Amor, Rembrandt, o Minotauro Cego e Ambroise Vollard.
Foi Vollard que organizou a primeira exposição de Picasso na capital francesa, e também foi um grande comprador das sua obras.
Picasso por sua vez, resolveu retratá-lo sempre que o comerciante o visitava. Fez 4 retratos. Esta série foi interrompida devido à morte de Ambroise Vollard em 1939.
Três destes retratos estão expostos nesta exposição Suite Vollard no Porto. O quarto retrato encontra-se no MOMA em Nova Iorque.

gravuras de Ambroise Vollard por Pablo Picasso

A visita à exposição, termina num café estilo parisiense frequentado por Picasso, que foi recriado pela produtora de vinhos do Porto Taylor's, onde o visitante pode desfrutar de uma prova de vinho do Porto, que está incluída no bilhete da exposição.

café parisiense na exposição Suite Vollard



Suite Vollard Pablo Picasso

Palácio das Artes
Largo de São Domingo, Porto
de 30/05  à11/09/ 19
Todos os dias das 10 às 20 h
Adulto: 10 €
Jovens dos 12 aos 17 anos - 5 €
gratuíto para crianças até 11 anos.


Vem para o Porto e região?











Comentários