O novo Museu do Vinho do Porto. Na Ribeira.

Reabriu no início de Março o novo Museu do Vinho do Porto, que antigamente funcionava num antigo armazém a caminho da foz do rio Douro.
Agora é possível conhecer mais sobre o vinho mais famoso de Portugal por entre as paredes de um edifício na Rua da Reboleira, bem no coração da Ribeira.
Não pense que vai poder encontrar neste museu, tudo o que se espera saber sobre o vinho do Porto.
Para isso, é preciso visitar ao menos uma das caves localizadas na outra margem do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, o completo Museu da Enoteca 17.56 , o Instituto do Vinho do Porto e do Douro e ainda o Museu do Douro na região dos vale dos vinhos.
O Museu do Vinho do Porto, na Ribeira, mostra a relação da cidade com o vinho que era produzido a 130 kms.
A cidade tinha que administrar o seu armazenamento, distribuição, venda e transporte. A fiscalização era necessária através de vereadores, almotacés (uma espécie de fiscal de preços) e aferidores.
Por isso o museu propõe um circuito que mostra-nos objetos e documentos relacionados a logística necessária durante anos para a circulação do vinho na cidade.
Um pequeno museu com muitos objetos relacionados a medidas, pesos, fiscalizações, além de vários documentos e peças artísticas.



Os barcos rabelos e os seus trabalhadores também são lembrados e homenageados no Museu do Vinho do Porto. Relembrando sempre o trabalho duro que era transportar o vinho desde as encostas do Douro até a cidade do Porto.



A novidade nesta mudança de casa do Museu do Vinho do Porto, é que ao fim da visita, pode desfrutar de uma experiência no wine bar anexo ao museu. Um espaço diferente e dedicado a provas comentadas de diversos vinhos do Porto e do Douro, rigorosamente selecionados, armazenados de maneira muito especial.
Os vinhos podem ser apreciados ali, junto às garrafas a descansar, ou desfrutando da melhor vista, numa mesa no Muro dos Bacalhoeiros...






Um novo espaço a descobrir no Porto, com vinho do Porto!

Museu do Vinho do Porto
Rua da Reboleira, 37 - Ribeira
De Terça-Feira à Domingo: das 10 às 17:30h
Bilhete: 2,20€
Gratuíto aos fins de Semana

 Vem para o Porto e região?



Experiências no Porto
Hotéis no Porto

Malas para transportar vinhos e azeites

Comentários