O encontro perfeito entre a pizza e os vinhos do Porto e do Douro.

Tudo começou em Setembro do ano passado quando o Instituto do Vinho do Douro e do Porto (IVDP) desafiou o pizzaiolo napolitano e radicado no Porto, Antonio Mezzero a criar pizzas que harmonizassem com o vinho do Porto. O resultado foi surpreendente.
Antonio Mezzero chamou esta harmonização de casamento perfeito entre dois patrimonios: a pizza napolitana e o vinho do Porto, e levou para o seu restaurante em Matosinhos este casamento, onde suas criações são servidas com vinho do Porto, numa espécie de homenagem repleta de sabores.
Uma homenagem que não pára por aqui. Incansável e apaixonado pelo que faz, Antonio Mezzero quer levar este casamento para o mundo e criou um evento único que vai fazer do Porto, a capital da pizza e dos vinhos do Porto e do Douro por um dia.

a foto que decora o seu restaurante diz tudo...
Será no dia 19 de Novembro que o Palácio da Bolsa, no Centro Histórico do Porto, vai receber o "All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy" quando 10 pizzaiolos de 10 diferentes países vão ser desafiados a criar pizzas que deverão harmonizar na perfeição com vários vinhos do Douro e do Porto. As marcas produtoras que irão abraçar esta ideia são: Graham´s, Altano, Croft, Quinta da Pacheca, Quinta do Crasto, Casa Ferreirinha e o Porto Ferreira.
Eu diria que é uma competição literalmente  deliciosa, que vai trazer para o Porto: Pablo Gil da Argentina, Radostin Kiryazov da Bulgária, Albert Facciolo da França, Tony Gemignani dos EUA, Vicenzo Capuano da Itália, Jaqueson Dichoff do Brasil, Ali Chahrour da Suécia, Luis Garcés Maldonado da Espanha, Oskar Matysik da Polónia e Fernando Almeida, de Ponte da Barca, no Norte de Portugal.
Antonio Mezzero quer retribuir ao Porto, o mesmo carinho que a cidade lhe recebeu e por isso quer promover cada vez mais o vinho que melhor representa a cidade em conjunto com a sua tão importante pizza napolitana que é classificada pela UNESCO, como Patrimonio Imaterial da Humanidade.
Esta paixão e gratidão pela cidade, ele demonstra com o brilho no olhar quando falou sobre o "All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy" no seu restaurante em Matosinhos diante das suas criações, as pizzas Peperoncina, Arte e Passione, que harmonizaram com os vinhos do Porto rosé, branco e tinto respectivamente.

Antonio Mezzero é o atual Campeão do Mundo de Pizza Napolitana



Antonio Mezzero quer que esta harmonização entre a pizza e o vinho do Porto corra o mundo. E por isso, esta competição já tem a segunda edição marcada para acontecer em Milão e a terceira em Madrid.
Esta primeira edição no Palácio da Bolsa no Porto contará com um juri mais do que especial, como por exemplo, o presidente da Associazione Pizzaiuolli Napolitani, Sérgio Miccú. O chef de cozinha Tiago Bonito do restaurante do Largo com estrela Michelin da Casa da Calçada. O enólogo Bendo Amaral do Instituo dos Vinhos do Douro e do Porto, entre outros.
Um evento que não será aberto ao público mas que vamos poder acompanhar nas redes sociais do Restaurante Antonio Mezzero. Onde também podemos provar as suas harmanizações perfeitas entre a pizza e o vinho do Porto, durante o ano todo!

Restaurante Antonio Mezzero
Av. Meners, 400
Matosinhos

Facebook/PizaioloAntonioMezzero
Instagram/antoniomezzero


Vem para o Porto e região?














Comentários