Do Porto para Madrid. No V Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Já é tradição.  Novembro é o mês em que bloggers brasileiros que vivem na Europa reúnem-se para trocar experiências, conviver e conhecer ou conhecer ainda mais um destino.
Este ano o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros ( V EEBB) aconteceu em Madrid, a cidade que abriu os braços para receber 40 bloggers vindos de diversas cidades europeias.
E lá estive com muito orgulho representando a cidade do Porto como  sempre o fiz, desde a primeira edição.

foto: all you need is photo

o encanto com os azulejos hispano-mouriscos que decoram o belíssimo Palácio de Cibeles,
onde aconteceram as palestras do V EEBB

Este Encontro já é uma marca que a cada ano vai se fortalecendo, e fazer parte dele desde o começo é gratificante. 

Barcelona (2014), Porto (2015), Berlim (2016) e Paris (2017) já foram cidades-sedes do EEBB
Madrid (2018)
A organização deste ano ficou nas mãos do grupo BLPM - Blogueiros de Lingua Portuguesa em Madrid, um grupo de bloggers que desde a primeira edição do EEBB, resolveram se unir, acreditando que a união faz a força. E que organização!
Só quem organiza um evento deste, e posso falar pela minha experiência de ter organizado a segunda edição do EEBB aqui no Porto, sabe a complexidade desta organização. E estas 9 bloggers "madrilenas" estão de parabéns!

foto: all you need is photo
Num esforço em conjunto, elas trouxeram para o V EEBB 20 parceiros que acreditaram e colocaram suas marcas lado a lado dos blogueiros brasileiros em várias atividades durante 5 dias em Madrid.
Fica aqui o agradecimento à:

Visita Madrid, Guest to Guest, Hotmart, Civitatis, Hostal Persal Madrid, Casa Patas, Hammam Alandalus, Wi-fi Away, Oro de Canava, Chocolateria San Gines, Mercado San Ildefonso, Far Home Hostels, 2060 Hosteland Market, Cerveza la Virgen, All you Need is Photo, Alehop, Fernando Gimenez DesignKellen Pohlmann Redes Sociais, BLPM - visitas.

Confesso que por motivos particulares,  não iria participar desta edição, mas quando já estava a voar de volta para o Porto, tive a certeza de que todo o esforço vale a pena, para estar com amigos e colegas  para partilhar de experiências tão interessantes como as que aconteceram este ano em Madrid.
Em particular, descobri uma excelente opção de ir do Aeroporto Barajas ao centro de Madrid em aproximadamente 40 minutos por apenas 2,60 € através do Cercanías, a rede de trens/comboios que serve Madrid e os arredores...


e que a poucos passos da tão movimentada e famosa Puerta del Sol, existe uma charmosa praça que se chama Plaza del Ángel, bem mais tranquila e onde fiquei hospedada no Hostal Persal Madrid, num quarto que me encantou pela varanda com vista para a praça e para uma vizinhança que mistura turistas e locais.

PTSg/XAB07roAX9I/AAAAAAABJVo/O2vtE9NIAGw8LZTUO6wnNTRlEf6fE4W9gCLcBGAs/s1600/V%2BEncontro%2BEuropeu%2Bde%2BBlogueiros%2BBrasileiros%2B38.jpg" imageanchor="1" style="margin-left: 1em; margin-right: 1em;">

a sala do café da manhã/pequeno-almoço é um charme!
No Sábado (17/11), o lindo edifício Palácio de Cibeles recebeu as habituais palestras, uma dinamica de grupo bastante interessante com o tema: Profissionalismo e Ética, o coffe break regado à churros, no melhor estilo madrileno, e um pic nic no melhor estilo descontraído dos blogueiros brasileiros.

as pelestras
discussões sérias e importantes para melhorarmos  na nossa profissão
foto: all you need is photo

churros!!!
foto: all you need is photo

pic nic
 entre um assunto sério e outro;descontração
foto: all you need is photo

E tudo o que blogueiro precisa é: Wi-Fi!!
foto: all you need is photo

O V EEBB foi preenchido com muitas atividades para conhecermos Madrid, sua cultura, seus costumes e sua gastronomia.
Já estive várias vezes na capital espanhola e por isso aproveitei para olhar mais para a Madrid das ruas do que dos grandes museus e monumentos.
Por isso adorei fazer o tour guiado pela historiadora Juliana Bezerra, autora do blog Rumo a Madrid  e participante do grupo do BLPM.
Passear por lugares do centro da cidade e passar por edifícios históricos com uma pessoa que vive na cidade e com tanto conhecimento, faz toda a diferença...

partimos do ponto zero na Puerta del Sol para saber mais de Madrid através dos olhos da Juliana
Fiz em Madrid, o que digo para os leitores fazerem no Porto: andei pelas ruas calmamente, a olhar os pormenores, sem deixar de me encantar pelo que faz parte do circuito turistico.
E claro... desfrutei da comida local!!

Madrid no Outono: recomenda-se







Mas o que o EEBB traz de verdade, é o aprendizado com os colegas. Este ano em especial, foi um ano de muito convívio, muitas conversas, com tempo para rever os amigos e fazer novas amizades e aprender com todos!! E quando menos esperamos, estaremos novamente juntos, no VI EEBB, em algum lugar da Europa!


Conheça os participantes do V EEBB em Madrid, navegando pelos seus blogs :

Sol de BarcelonaAna Krueger, Londres prá VocêViajapediaViajoteca, Contando Destinos, Viagem Jovem, 7 Cantos do Mundo, Contando Destinos, Mochilou, Eu ando pelo Mundo, Holandesando, Viagens de Mãe, Passaporte com Pimenta, Ligado em Viagem, Viajar pela Europa, De café por Barcelona, Destino Provence, Destino Munique, Deguste o seu Destino, Quarto de Viagem, Estrangeira, Viva Barcelona, Michelle tão Distante, Em Roma, Bruna prá Viagem, Brazuka, The Nerdy Lands, Claudias Welt, Grazie a te, Praga Boêmia, Melissa na Holanda, Ana de Amsterdam, Viagem 800, Viagem com Vivi, Bons Ventos me Levam, Zanzemos, O Porto encanta, e as organizadoras do BLPM: Aqui se Fala Português, Entre Tapas y Cañas, Ruma a Madrid, Mel a Mil pelo Mundo, Esto és Madrid Madrid, Manaira Araújo, The Get Away Blog, That Good Trip.

E veja o que eles mostraram em todas as redes sociais através das hastags:

#VEEBB #EEBBMADRID

Vem para o Porto e região?





Comentários

  1. Ritinha, lindo post!
    Já bateu saudade destes dias com vocês!
    O bom é que nos vemos antes de novembro de 2019 :)
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ritinha, sempre uma alegria te ver e compartilhar momentos com vc!
    Um beijo enorme e vamos para o próximo!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que na última hora vc resolveu ir! O EEBB sem vc não é um EEBB! Já estou com saudades! Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Querida, Rita, obrigada pelas suas palavras e que bom que você pôde descobrir mais de Madrid comigo! Beijos e até breve!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal reve-la, adoro esses encontros para ter um pouco de contato com as pessoas que admiramos :-) Edson

    ResponderExcluir
  6. Adorei revê-la, mesmo tendo sido em tão curto tempo. Mas em breve teremos mais tempo para batermos bastante papo! Ansiosa para o nosso encontro em Florença!!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  7. Ritinha, 5 EEBB juntas, que delícia. Agradeço muito a oportunidade que este Encontro me deu de conhecer pessoas tão queridas e que encantam como vc. Por muitas horas mais de bate papo com uma taça de vinho na mão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito encantada por Madrid e por te rever!

    ResponderExcluir

Postar um comentário