A Casa da Arquitetura. Um espaço cultural dedicado à... arquitetura.

FAchada da Casa da Arquitetura em Matosinhos

E à Cultura também. 


Há poucos dias antes de completar um ano da sua inauguração, resolvi finalmente visitar a Casa da Arquitectura em Matosinhos, um espaço dedicado à arquitetura nacional e internacional, mas que também pretende ser um lugar multi-cultural com atividades ligadas não apenas à arquitectura mas também às artes, gastronomia, música e eventos.
Era uma manhã chuvosa de Domingo, o que não impediu de apreciar a beleza daqueles armazéns históricos, que foram totalmente recuperados pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Aqueles armazéns já foram nos finais do séc. XIX um complexo industrial pioneiro naquela região, projeto inovador do industrial Clemente Menéres, construído para estar próximo do também recém-inaugurado Porto de Leixões, o que seria até os dias de hoje o porto do Porto.
Clemente Menéres, transferiu para bem próximo do porto, a sua indústria Real Vinícola, para dali facilitar a expedição dos seus produtos: vinhos, cortiça e azeite.
Para tal, abriu a avenida que hoje tem o seu nome e mandou construir caminhos de ferro que ligavam diretamente as mercadorias do seu complexo industrial para o Porto de Leixões.
Ainda podemos ver no pátio exterior da Casa da Arquitectura, os locais por onde passavam os carros que seguiam repletos de mercadorias com destino ao porto.


Fachada da Casa da Arquitetura em Matosinhos


Pátio interior da Casa da Arquitetura em Matosinhos

Depois de muitos anos, e de muitos acontecimentos, este complexo acaba por degradar-se e foi adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos que fez um trabalho de recuperação bastante preocupado em preservar a memória do que foram estes armazéns.
Na visita guiada que acontece todos os Domingos pela manhã, podemos entender a disposição de cada espaço, como era em plena atividade industrial e a função de cada espaço nos dias de hoje.
A Casa da Arquitetura, apesar de pertencer a Matosinhos, não se destina apenas a arquitetura daquela cidade.É também voltada para o país e para o mundo.
Lá podem ser guardados projetos e maquetes de vários arquitetos. Este mesmo material e muito mais, também podem ser ali pesquisados.


preteleiras com maquetes na Casa da Arquitetura em Matosinhos
um grande arquivo de maquetes e projetos num só lugar

Eu sou  uma grande apreciadora de arquitetura de todos os tempos, e gosto muito dos trabalhos de recuperação que encontramos a cada dia no Porto e região. Só de ver o trabalho de recuperação feito nestes armazéns que pertenceram a um projeto que na altura era inovador, já vale a visita...



Antigos Azulejos da Real Companhia na Casa da Arquitetura em Matosinhos


Ruínas da antiga Real Companhia em Matosinhos
Ao observar esta foto retirada do site da Casa da Arquitectura podemos observar o estado de degradação em que se encontrava o complexo industrial

Pátio interior da Casa da Arquitetura em Matosinhos

porta de entrada da loja da Casa de Arquitetura em Matosinhos

 A Casa da Arquitectura é também a casa da Orquestra Jazz de Matosinhos, onde os músicos tem lá o seu espaço para ensaios, reuniões e pequenas apresentações.

espaço da Orquestra de Jazz de Matosinhos na Casa da Arquitetura em Matosinhos

Por isso também é um espaço cultural com uma programação extensa de atividades educativas, visitas guiadas e tantas outras programações que podem ser acompanhadas no seu site: Casa da Arquitectura e nas suas redes sociais.


Voltando para o interior da Casa da Arquitectura, entre a entrada principal e a Loja da Casa, é possível ver uma cisterna que servia o complexo da Real Vinícola, toda revestida de azulejos de vários estilos. Quem sabe da minha paixão por azulejos pode imaginar a minha vontade de estar lá dentro!

pés sobre um tampo de vidro que dá acesso à um cisterna revestida de azulejos

Quem lá entrou foi o historiador Joel Cleto que preparou este excelente episódio do programa Caminhos da História para o Porto Canal, sobre a Casa da Arquitectura, a Real Vinícola e seu fundador Clemente Menéres.
Vale a pena assistir:

historiador Joel Cleto a mostrar os azulejos da cisterna da Casa da Arquitetura em Matosinhos


Uma visita valiosa para os arquitetos, para os amantes da arquitetura e não só.
Porque Matosinhos não é apenas um ótimo local para comer peixes e mariscos, este é mais um espaço cultural para conhecer.

Casa da Arquitectura
Av. Menerés, 456
Matosinhos
tl. +351 222404663

metro: Linha: A Estação: Matosinhos Sul

Vem para o Porto e região?


mãos a tocar azulejos em experiências no Porto







quarto de hotel no Porto

Comentários