A Casa da Arquitetura. Um espaço cultural dedicado à... arquitetura.
E à Cultura também.
Era uma manhã chuvosa de Domingo, o que não impediu de apreciar a beleza daqueles armazéns históricos, que foram totalmente recuperados pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Aqueles armazéns já foram nos finais do séc. XIX um complexo industrial pioneiro naquela região, projeto inovador do industrial Clemente Menéres, construído para estar próximo do também recém-inaugurado Porto de Leixões, o que seria até os dias de hoje o porto do Porto.
Clemente Menéres, transferiu para bem próximo do porto, a sua indústria Real Vinícola, para dali facilitar a expedição dos seus produtos: vinhos, cortiça e azeite.
Para tal, abriu a avenida que hoje tem o seu nome e mandou construir caminhos de ferro que ligavam diretamente as mercadorias do seu complexo industrial para o Porto de Leixões.
Ainda podemos ver no pátio exterior da Casa da Arquitectura, os locais por onde passavam os carros que seguiam repletos de mercadorias com destino ao porto.
Depois de muitos anos, e de muitos acontecimentos, este complexo acaba por degradar-se e foi adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos que fez um trabalho de recuperação bastante preocupado em preservar a memória do que foram estes armazéns.
Na visita guiada que acontece todos os Domingos pela manhã, podemos entender a disposição de cada espaço, como era em plena atividade industrial e a função de cada espaço nos dias de hoje.
A Casa da Arquitetura, apesar de pertencer a Matosinhos, não se destina apenas a arquitetura daquela cidade.É também voltada para o país e para o mundo.
Lá podem ser guardados projetos e maquetes de vários arquitetos. Este mesmo material e muito mais, também podem ser ali pesquisados.
um grande arquivo de maquetes e projetos num só lugar |
Eu sou uma grande apreciadora de arquitetura de todos os tempos, e gosto muito dos trabalhos de recuperação que encontramos a cada dia no Porto e região. Só de ver o trabalho de recuperação feito nestes armazéns que pertenceram a um projeto que na altura era inovador, já vale a visita...
Ao observar esta foto retirada do site da Casa da Arquitectura podemos observar o estado de degradação em que se encontrava o complexo industrial |
A Casa da Arquitectura é também a casa da Orquestra Jazz de Matosinhos, onde os músicos tem lá o seu espaço para ensaios, reuniões e pequenas apresentações.
Por isso também é um espaço cultural com uma programação extensa de atividades educativas, visitas guiadas e tantas outras programações que podem ser acompanhadas no seu site: Casa da Arquitectura e nas suas redes sociais.
Voltando para o interior da Casa da Arquitectura, entre a entrada principal e a Loja da Casa, é possível ver uma cisterna que servia o complexo da Real Vinícola, toda revestida de azulejos de vários estilos. Quem sabe da minha paixão por azulejos pode imaginar a minha vontade de estar lá dentro!
Quem lá entrou foi o historiador Joel Cleto que preparou este excelente episódio do programa Caminhos da História para o Porto Canal, sobre a Casa da Arquitectura, a Real Vinícola e seu fundador Clemente Menéres.
Vale a pena assistir:
Uma visita valiosa para os arquitetos, para os amantes da arquitetura e não só.
Porque Matosinhos não é apenas um ótimo local para comer peixes e mariscos, este é mais um espaço cultural para conhecer.
Casa da Arquitectura
Av. Menerés, 456
Matosinhos
tl. +351 222404663
metro: Linha: A Estação: Matosinhos Sul
Comentários
Postar um comentário