A viagem dos sabores no Fornalha Pizza & SteakHouse. E com História ali ao lado.

Quem vem ao Porto ouve sempre a frase: "Em Matosinhos é que se come bons peixes e frutos do mar". E é verdade. Naquela cidade de mar e de pescadores, é natural  que assim seja.
Mas... não é só peixes e mariscos que se come em Matosinhos.
O Alan Barros e o Samuel  Barros (que não são irmãos, mas são sócios) mostram  há mais de um ano no Fornalha Pizzas & SteakHouse que em Matosinhos a gastronomia não vem apenas do mar.

Os dois são brasileiros, que como eu, vieram  de São Paulo e  se encantaram pelo Porto.
O destino quis que se conhecessem por aqui, além-mar. E que trabalhassem juntos.
O Alan  tem a experiência da família de empresários e o Samuel é um chef especializado em carnes. Já há algum tempo haviam me convidado para conhecer o Fornalha e depois de tantas idas e vindas finalmente tive o prazer de conhecer este local que eles gostam de dizer que é uma viagem pela gastronomia na praia do Cabo do Mundo, em Matosinhos.
E já fui logo me encantando pela maravilhosa sangria de frutos vermelhos com champagne e com vistas para o mar...



No tamanho ideal, com poucas mesas e uma boa esplanada para os dias quentes, o Fornalha Pizza & SteakHouse apresenta como decoração o próprio forno a lenha e a parrilla argentina onde as melhores carnes cuidadosamente escolhidas pelo especialista Samuel Barros são grelhadas em lenha e carvão,  no tempo e na temperatura ideal...




Já disse várias vezes que o meu lado paulistano não nega a forte queda pela cozinha italiana e japonesa, por isso, quase não precisava de mais nada quando provei a maravilhosa Provoleta.
Um bom pedaço de queijo provolone envolvido em puro molho de tomate e  derretido no forno a lenha que é servido com um pão de sementes...

divino!
 E para matar as saudades das pizzarias paulistanas, a pizza em 2 sabores, fez-me recordar os tempos em que o programa preferido quando eu morava em São Paulo era... comer pizzas!

meia brócolis com bacon e meia frango com queijo de cabra amanteigado 
Seguindo a viagem gastronomica, a outra especialidade do Fornalha é a carne, nos melhores cortes e na melhor maneira de grelhar, com o cuidado do chef que numa conversa muito agradável, vai explicando o cuidado na escolha dos fornecedores e no cuidado com a parrilla para encontrar o ponto ideal ao levar a carne à mesa, que é servida em pedra para não perder a temperatura...

Picanha Australiana, T-Bone e Tomahawk são algumas das estrelas da casa
Os "mestres" do churrasco caseiro podem comprar a carne  que é vendida ali mesmo na pequena boutique do Fornalha...

E por falar em "mestres" do churrasco, o Fornalha realiza com frequência, workshops de churrasco ministrados pelo próprio Samuel Barros, basta seguir a página do Facebook/FornalhaMatosinhos para saber as próximas datas.

As sobremesas são todas caseiras e a minha veio acompanhada de picolé artesanal...

Gran Finale!
Tudo acompanhado da boa simpatia paulistana...

3 paulistanos encantados por Portugal
Mas se estamos falando de Portugal e Brasil, quando for ao Fornalha, não deixe de conhecer um local muito especial na história dos dois países e que fica a aproximadamente 1 km dali, na Praia da Memória.
O Obelisco da Memória, sinaliza onde D. Pedro I o Imperador do Brasil, que é o D. Pedro IV de Portugal, desembarcou com 7.500 homens do exército liberal, quando regressou do Brasil, em Julho de 1832, dando início ao fim do absolutismo em Portugal.



Este é o marco que simboliza a continuação da história de D. Pedro após ter saído do Brasil e que muitos poucos brasileiros, sabem que ele desembarcou por estes mares e se estabeleceu no Porto por mais de um ano, onde travou uma batalha contra o seu próprio irmão, o absolutista D. Miguel.
No dia 1º de Dezembro de 1840, foi colocada neste local a primeira pedra deste monumento que iria simbolizar este acontecimento histórico. Neste dia, esteve presente D. Maria II, filha de D. Pedro.

Por lá também passam muitos peregrinos de Santiago de Compostela, já que estamos em pleno Caminho Português da Costa...


Bons motivos para um bom passeio em Matosinhos. Gastronomia, mar e história!

Fornalha Pizza & SteakHouse
Rua das Areias, 20
Praia Cabo do Mundo - Matosinhos
www.fornalha.pt 
Facebook/FornalhaMatosinhos




algumas fotos tiveram a colaboração de Rui Bonito Fotografia

Vem para o Porto e região?



Comentários