Sente a História. Música e Patrimonio no Alto Minho.

Do Porto em direção ao Norte de Portugal, antes de chegarmos na Espanha, o Alto Minho é uma região rica em tradições, natureza, vinhos verdes, gastronomia,  história, lendas e patrimonio.
É uma região que vale a pena conhecer e... sentir. É esta a proposta do programa cultural Sente a História que vai acontecer a partir do próximo mês de Maio e vai até Julho de 2019.

10 cidades vão receber o Sente a História

O Alto Minho é a região do país com maior número de monumentos classificados. Muitos destes monumentos vão ser palco de um programa  inédito em Portugal que vai acontecer em 10 municipios, durante 15 meses, apresentando 30 concertos em 30 locais históricos.
Todas as apresentações serão gratuitas.

Fui conhecer mais sobre  o Sente a História, e partilho aqui uma pequena mostra de uma peça musical  que deu início à apresentação deste evento à bloggers e imprensa...


Este é o Paço da Giela, em Arcos de Valdevez, local onde em Julho de 2019 no seu exterior será interpretada a Canção Lenda da Moira Encantada de Giela, por um grupo de gaiteiros e por um coral.
Todos artistas locais e jovens talentos. Porque este é o objetivo desta ação promocional: capacitar jovens artistas e valorizar os muito artistas da região.



O Paço da Giela, um edifício medieval com vistas para o rio Vez e além de estar relacionado com o surgimento das Terras de Valdevez, também remonta o famoso Torneio de Valdevez, facto histórico que ocorreu entre Afonso Henriques (que viria a ser o I rei de Portugal) e seu primo Afonso VII de Castela e Leão.
Arcos de Valdevez tem orgulho desta sua história que a coloca num acontecimento que nos leva à definição do território português.


Nos dias em que acontecerão os concertos, os monumentos estarão abertos para visitas guiadas e animadas com recriações de personagens.


A belíssma janela de arquitetura manuelina (bem portuguesa e bem medieval) do Paço da Giela.

Ainda em Arcos de Valdevez, foi possível conhecer a Igreja  Espírito Santo que está em pleno processo de restauro, mas que também será palco de uma apresentação em Março de 2019.
E onde o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, fez saber que Arcos de Valdevez será a porta de entrada da Rota do Barroco que está a ser definida no Alto Minho.





Marcas do Tempo
Em Outubro deste ano a Igreja de Arcos de Valdevez receberá o concerto do Alto Minho Ensemble


O Sente a História quer proporcionar uma experiência de História ao vivo, através de uma nova abordagem e com novos talentos. Serão mais de 1.500 jovens artistas, aproveitando a acústica natural dos monumentos.
As bandas filarmonicas que em outros tempos era composta apenas por pessoas mais velhas, hoje tem uma nova composição com jovens músicos e maestros e irão interpretar jazz, fado, música barroca, erudita, rock, metal e música popular.

O repentista Augusto "Canário", natural do alto Minho, escreveu letras que vão de encontro à lendas da região. As músicas, serão compostas por conhecidos compositores  e que serão interpretadas  por vários corais na última apresentação do Sente a História em Julho de 2019.

o cantar do improviso com Augusto "Canário" na Conferência de Imprensa

Para complementar este bom motivo para ir ao Alto Minho nos próximos meses, a gastronomia minhota estará a espera por todos que passarem por: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Valença e Vila Nova de Cerveira.



Se a sua viagem por Portugal passa pelo Norte, vai ter a oportunidade de nos próximos meses, desfrutar desta inédita ação promocional de música e patrimonio.

Toda a programação e demais informações poderão ser acompanhadas em:




Comentários

  1. Não esquecer o Património ligado às actividades da pesca Exemplo: as Pesqueiras do Rio Minho (zona Monção -. Melgaço), o que resta da Arquitectura Popular (ex.: «brandas e inverneiras' de Castro Laboreiro, as construções em falsa cúpula (Santo António de Val de Poldros), os muros, particularmente os construídos em tiras de granito ou ditos em 'pasta',(Valença), a paisagem agrária,
    *ara saber mais consultar www.acer-pt.org e depois clicar em PROJECTOS.
    Estamos à disposição para qualquer esclarcimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário